Sua ideia de importação pode ser viável e nós podemos te ajudar

Como importar da China sozinho? É possível?

Será que você consegue importar da China sozinho(a)? Ou será que você precisa contratar uma assessoria de importação para começar a importar? Se você está com essa dúvida e pretende começar na importação, este artigo é para você.

Nele vamos responder essa pergunta muito comum que recebemos nas nossas mídias sociais e de muitos futuros importadores.

Então, leia atentamente este texto e descubra se você tem ou não que contratar uma assessoria de importação.

Como funciona a importação da China?

Antes de entrarmos no tema central deste artigo, é preciso explicar, de forma bem resumida, como funciona o processo de importação da China.

Importar da China para revenda dos produtos é uma operação destinada a empresas. A compra internacional em pessoa física, é permitida somente para o uso e consumo dos produtos importados.

Aqui nós iremos abordar o processo de importar produtos para você revender na sua empresa. Não trataremos aqui da segunda opção.

O processo de importar da China para revender depois possui várias etapas e fases e nós vamos explicar cada uma delas de forma bem resumida para você entender.

A fase da pesquisa e compra dos produtos

A primeira parte de uma importação envolve a escolha do produto para importar e pesquisa dele e dos seus fornecedores na China. Neste outro artigo nós mostramos em detalhes como escolher um bom produto para importar.

Depois de decidir qual produto você vai importar, é preciso encontrar ele na China. E para isso tem dois caminhos: ir até a China e encontrar os fornecedores pessoalmente ou pesquisar nos sites de compra online. A segunda opção é mais recomendada para quem está começando ou não tem muito dinheiro.

Veja aqui como encontrar os melhores fornecedores na China em detalhes.

Após encontrar o produto e o fornecedor, você deve pedir uma cotação para ele. Com esta cotação, você deve fazer uma simulação de custos, para saber por quanto seu produto irá chegar no seu endereço ao final da operação. É com a simulação de custos, portanto, que você saberá se a importação é viável ou não.

Sendo viável, você finaliza o pedido com o fornecedor e efetua o pagamento, que pode ser pela própria plataforma ou através de trasanção internacional, via corretora de câmbio ou banco. Se não for viável, estude outro produto ou tente aumentar o capital investido.

A fase de embarque e transporte da importação

Depois da fase de produção, o seu fornecedor irá perguntar onde ele deve entregar o seu produto. E aqui você terá que escolher entre importar por navio ou avião. Por avião, o custo é mais alto, mas mais rápido e você pode escolher uma empresa courier para fazer o transporte. Desta forma, você não precisa se preocupar com a entrega dos produtos.

Mas por navio, que é bem mais barato, só que mais demorado, você precisará de um armazém na China para receber suas cargas. Esse armazém é propriedade de uma trading ou de um agente de cargas. A importação marítima é recomendável para grandes volumes ou para quem quer economizar na importação.

Importação Aérea ou Marítima, qual compensa mais?

Será essa empresa que recebeu a sua carga responsável pelos processos pré-embarque e despachar a sua carga para o Brasil, com total segurança e o com melhor custo-benefício possível. Nesta etapa, você precisará pagar o frete internacional e também o seguro para proteger sua carga.

O desembaraço e a entrega dos produtos

Quando seu produto chega no Brasil, seja por avião ou navio, ele passa pelo processo que chamamos de Desembaraço Aduaneiro, que é quando a Receita Federal (e outros órgãos) fiscaliza para ver se a importação está totalmente legalizada e os produtos cumpriram os requisitos de fabricação.

Aqui também haverá a conferencia da documentação da sua empresa e também o pagamento de impostos e do despachante aduaneiro, que é o único profissional capaz de realizar essa liberação.

A sua empresa precisará estar habilitada nos sistemas Radar e Siscomex da Receita Federal para poder importar. Para saber mais sobre este assunto leia este outro artigo.

Nesta etapa também, você deverá arcar com a armazenagem dos produtos até o processo de desembaraço terminar.

Depois que a sua carga for liberada, ela poderá seguir para o seu endereço em qualquer lugar do Brasil via transportadora.

De forma bem resumida e simples, este é o processo de importação empresarial. Você pode perceber que envolve várias pessoas e empresas e é cheio de detalhes.

Entenda como funciona o processo de importação e se você pode importar sozinho da China.

A sua dúvida é sua resposta

Para responder a pergunta inicial deste texto precisamos salientar uma coisa: importar de uma forma que você faça tudo não é possível, a não ser que você seja dono do próprio navio e um despachante aduaneiro, por exemplo.

Dessa forma, você não irá conseguir importar da China sozinho.

Mas perceba que só pelo fato de você ter essa dúvida, já quer dizer que você não sabe como fazer uma importação. Se você não conhece todos os processos como conseguiria importar da China sozinho?

Você já sabe encontrar os produtos e fornecedores? Esse é o ponto de partida. Se sim, você mesmo pode fazer isso e ir para a próxima etapa. Você conseguirá fazer a simulação de custos? Se sim, parta para a próxima. Se não aqui você já precisará de uma assessoria.

Chegando na parte de transporte, obrigatoriamente você precisará de um agente de cargas para realizar essa operação para você. Ele também não tem um navio ou avião, mas ele tem acesso as companhias marítimas ou aéreas para reservar o espaço de sua importação.

E se você não for um Despachante Aduaneiro, você obrigatoriamente precisará de um para fazer o registro e regularização de sua importação. É somente este profissional que tem autorização para isso. Assim como uma empresa precisa de um contador, uma importadora precisa de um despachante aduaneiro (a não ser que seja feita a modalidade de importação simplificada, mas neste caso precisará de uma empresa courier).

Portanto, se você chegou até aqui já entendeu que não dá para importar sozinho. Não tem como. E se você ver alguém prometendo isso para você é porque está te enganando ou não sabe o que está dizendo.

Dessa forma, você precisará de uma assessoria de importação, pelo menos em algumas etapas.

As vantagens de ter uma assessoria de importação

Existem diversos tipos de assessoria de importação: umas mais completas, outras mais específicas.

Você pode, por exemplo, contratar somente um agente de cargas e um despachante aduaneiro e se souber fazer todo o resto. Algumas fases você consegue fazer, como vimos. Mas você pode também contratar uma assessoria completa, que te ajude desde a escolha dos produtos até a entrega na sua porta aqui no Brasil, caso você não queira ter trabalho nenhum ou não tem tempo.

É a mesmo princípio da declaração de Imposto de Renda, por exemplo: Você pode fazer a sua declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física e entregar na Receita. Agora, se você quiser que seu contador faça você contratar ele, mas é opcional.

Com o contador, você tem mais segurança na sua declaração, certo? Assim também funciona quando você contrata uma assessoria de importação da sua confiança.

Você estará contratando toda expertise e experiência desta empresa para a sua operação.

Assim, você poderá conseguir condições melhores na negociação, caso contrate este serviço. Terá muito mais segurança no transporte internacional do seu produto e saberá que sua carga não ficará parada no porto, se fizer tudo o que a assessoria pedir.

Ter uma assessoria junto com você te dá mais tranquilidade e te permite focar no crescimento do seu negócio, pois eles irão cuidar da importação para você.

A China Gate é sua parceira de importação

Aqui na China Gate nós temos diversos tipos de assessoria, para as mais diferentes necessidades. Além, de conteúdos e curso para te ajudar na importação.

Por exemplo, nós podemos te ajudar a encontrar seus produtos e fornecedores, com o nosso curso gratuito Alibaba Sem Segredos. Com ele você aprenderá a como comprar no Alibaba, o maior site de compra do mundo, de forma legal e segura, utilizando todas as ferramentas do site.

Mas se você não quer ter este trabalho de dispor o seu tempo na pesquisa, nós também temos um serviço para isso. Nosso time pode pesquisar seus produtos e fornecedores para você com o nosso serviço de Pesquisa.

Nós podemos te ajudar em todas as etapas da sua importação, seja em container completo ou compartilhado, importação aérea ou marítima. Nós te ajudamos no agenciamento de cargas, em toda logística e burocracia de sua importação. Realizamos também o despacho aduaneiro de sua mercadoria.

Temos serviços e conteúdos para te ajudar desde a escolha do produto até a entrega do produto no seu endereço aqui no Brasil. Acompanhe nossa página no Instagram também para receber conteúdos gratuitos.

Você pode conferir todos os nossos serviços aqui. E para dar inicio ao seu projeto de importação, fale com nosso time de atendimento, tire suas dúvidas, apresente a sua ideia que vamos te ajudar a encontrar a melhor solução para você!

Aperte aqui para falar com o atendimento.

Estamos esperando por você! Bora importar.

Picture of Gustavo Batilani

Gustavo Batilani

Formado em Copywriting e Redação, com 02 anos de experiência na área. Possui experiência também na área de gestão e administração.
Picture of Gustavo Batilani

Gustavo Batilani

Formado em Copywriting e Redação, com 02 anos de experiência na área. Possui experiência também na área de gestão e administração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Recentes