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Container compartilhado: o que é, como funciona e como contratar?

Como funciona a importação em container compartilhado?

Pequenas e médias empresas que querem começar a trazer seus produtos do exterior podem encontrar uma ótima solução realizando sua operação, de menor porte, em um container compartilhado. Nesta modalidade, é possível importar com o custo reduzido, mas ainda de forma segura.

Mas você sabe realmente o que é e como funciona um container compartilhado? Quem pode realizar uma importação compartilhada e como contratrar este tipo de serviço?

Essas e outras perguntas iremos responder neste artigo para você fazer uma ótima escolha na hora de fazer sua importação. Leia atentamente até o final para entender como você pode escalar o faturamento de sua empresa importando em containers compartilhados.

O que é e como surgiu o container compartilhado?

Como o nome já sugere, um container (em português, contêiner) compartilhado é um tipo de operação onde o importador divide (compartilha) o espaço do container com outros importadores. Assim, dentro de uma mesma unidade, vários embarcadores trouxeram suas cargas, em menor volume.

Enquanto na importação ‘mais tradicional’, um container é utilizado somente por um importador, nessa modalidade, dois ou mais importadores podem dividir o espaço, divindindo os custos.

A importação em um container cheio é chamada de FCL (Full Container Load): em uma unidade só existe a carga de um importador. Já o container compartilhado é conhecido, tradicionalmente, como LCL (Less than a Container Load): onde vários importadores dividem um container entre si, divindo as despesas do frete.

A divisão de um container compartilhado se dá por M³ importado. Um importador pode resevar 1 M³ ou mais nessa modalidade dependendo do volume de sua carga (um metro cúbico equivale a um fogão de 6 bocas, por exemplo).

Medidas dos containers compartilhados:
  • Container de 20 pés: cabem 28 metros cúbicos de produtos;
  • Container de 40 pés: até 56 metros cúbicos de produtos;
  • Container de 40 pés standard: cabem até 68 metros cúbicos de produtos;

Essa modalidade surgiu para atender a demanda de pessoas que gostariam de importar para sua empresas, mas não tinham condições de comprar uma quantidade suficiente para encher um container sozinho.

O container compartilhado, portanto, abriu as portas para pequenas e médias empresas que puderam reduzir seus custos, investindo um valor menor.

Assim, sem o container compartilhado, muitos empresários poderiam ter fechado as suas empresas por não conseguirem comprar direto do fornecedor, pagando altos valores para os distribuidores nacionais. Sem ele, muitas pequenas e médias empresas não conseguiriam escalar seus faturamentos e crescer no mercado.

Assim, o importador, pode importar com uma quantidade menor, dividindo o container com outros importadores que irão necessitar da mesma rota e porto de embarque e desembarque. Dessa forma, ele não precisa pagar mais por um container inteiro, reduzindo os custos de sua operação.

É assim que funciona o container compartilhado e a consolidação das cargas

A consolidação das cargas

Com essa redução de custos do transporte, a importação compartilhada permitiu o ingresso de novos importadores no mercado. É nítido o aumento de pequenas e médias empresas que fazem sua primeira importação, para revenda em loja física e/ou online.

No entanto, você pode estar se perguntando como é feita a seperação de cargas dentro de um container, certo?

Essa etapa é de responsabilidade do agente de cargas. Sem esse profissional ou empresa, você não conseguirá importar em containers compartilhados. Ele irá fazer a consolidação de sua carga e junto ao despachante aduaneiro, irá ajudar com a documentação e depois a separação de suas mercadorias. O agente de cargas irá coordenar toda a logística até a entrega na sua empresa.

Por isso, fale com profissionais e empresas qualificadas e com experiência no assunto, como a China Gate, na hora de importar em container compartilhado.

Além de reduzir os custos do frete para os importadores, o container compartilhado também diminui os riscos de multas e taxas adicionais, como a demurrage, por exemplo, uma vez que o importador não é responsável pela unidade do container, mas sim de quem consolidou a carga.

Os problemas do LCL

Embora o LCL, a forma mais comum do container compartilhado, reduza o custo do frete de sua importação, pois você irá dividir com outras pessoas, ele não reduz o custo de armazenagem e outras despesas aduaneiras, que podem encarecer sua importação, mesmo sendo compartilhada.

Em uma importação compartilhada, as cargas são das mais variedas quantidades e vários destinos. E com isso, a logística de consolidação e separação necessitam de mais profissionais para ser realizada do que uma importação única. Desse modo, o custo de armazenagem no porto e aeroporto para o desembaraço aduaneiro é maior.

Assim, a contratação de um despachante aduaneiro para assessorar o processo e ajudar na liberação de sua carga junto aos órgãos fiscalizadores também torna-se mais caro devido ao baixo volume de sua importação.

As taxas para emissão de documentos também são cobrados normalmente, como em uma importação de container completo. E se seu agente de cargas não contratar um seguro para todo o container, você terá que arcar com mais esse custo. Além dos impostos, que são dever do importador em qualquer importação.

Clique aqui para saber como calcular os custos de sua importação corretamente.

Portanto, uma importação compartilhada em um LCL precisa ser bem planejada e estudada para valer a pena. Somente a economia no frete pode não compensar. Por isso, faça sempre uma simulação de custos antes de importar, para verificar a viabilidade de sua operação.

Importação Digital: a melhor solução em containers compartilhados!

Pensando nessas desvatangens de um LCL e querendo ajudar você, importador de pequeno e médio porte que a China Gate desenvolveu o Importação Digital. Este serviço é uma evolução do container compartilhado e possui o melhor custo-benefício do mercado para esse operação. Vamos te mostrar o porquê.

No forma de LCL, as despesas continuam muito altas como vimos. Ainda mais para importações menores, onde o custo das despesas fixas tem maior impacto por unidade de seu produto.

Assim, nós conseguimos, após muitas negociações com diversas pessoas e empresas de logística, portos e despachantes aduaneiros no Brasil e na China, uma operação que reduz todos os custos de uma importação compartilhada.

O Importação Digital é a melhor opção para você que quer começar a importar com baixo custo, em quantidades menores e com muita segurança!

Como funciona o Importação Digital?

O Importação Digital (ID) é o serviço de containers compartilhados da China Gate. Com ele, você pode importar divindindo os custos do container com outros importadores.

Eles possuem saídas quinzenais da China, dos portos das cidades de Shenzhen e Yiwu. Atualmente, são cerca de 150 importações feitas todos os meses em nossos containers compartilhados.

Neste serviço, você contará com toda assessoria da China Gate, desde o embarque de suas mercadorias até a entrega na porta da sua empresa. Portanto, nossa equipe irá cuidar de todo o processo burocrático para você. Desse modo, você só se preocupa em comprar barato na China e revender com lucro no Brasil.

Importando conosco, em nossos containers compartilhados, você receberá os seus produtos, inclusive, com a nota fiscal de entrada já emitida.

Além disso, antes de cada importação, o importador recebe uma simulação de custos bem detalhada para saber o valor final de seu produto após a sua chegada no Brasil. Dessa forma, ele pode estudar a viabilidade de sua operação antes mesmo de pagar o seu fornecedor.

É o serviço ideal para o pequeno e médio importador, especialmente o iniciante. Você pode iniciar a sua importação com qualquer valor e ir escalando seu faturamento!

Com o Importação Digital, você pode trazer as suas mercadorias com baixo custo e muita segurança em nossos containers compartilhados

Quanto custa esse serviço completo?

Para participar desse serviço, você paga somente uma anuidade de R$ 1.500,00 e pode importar quantas vezes você quiser durante este ano. Este valor é cobrado somente uma vez ao ano, para sua inscrição e manutenção no serviço.

Os outros custos são, o preço fixo por M³ importado, que está a partir de US$ 250,00* a depender do destino escolhido (porto de Vitória-ES ou Santos-SP) e 10% do valor da mercadoria. O espaço mínimo para importar é de 1 M³.

Nesses dois valores estão inclusos o frete, desembaraço aduaneiro e custos de armazenagem. Sendo que o pagamento dos impostos e outras taxas ficam por conta do importador.

Pelo fato de os custos fixos estarem inclusos nesses preços cobrados no serviço, a sua importação sai muito mais barata do que importar por um LCL, por exemplo. Assim, com o ID, você economiza no mínimo R$ 4.000,00 por operação (valores que você pagaria a mais de armazenagem e despesas aduaneiras).

E uma informação muito importante é que o serviço possui garantia de 30 dias! Assim, você paga a sua inscrição e se não gostar ou entender que não é para você esse processo, nós devolvemos o seu invismento. Você não tem risco nenhum importando pelo Importação Digital!

Como contratar o container compartilhado da China Gate?

O Importação Digital é um serviço destinado a empresas que querem começar a importar da China para aumentarem seus lucros consideravelmente.

A compra internacional em pessoa física não está inclusa neste serviço e é destinada, por lei, somente para o uso e consumo das mercadorias. A importação para revenda é destinada somente para empresas.

Entretanto, você pode fazer a sua inscrição no serviço com o seu CPF e apresentar o seu CNPJ somente na hora de realizar sua importação.

É muito simples se inscrever no Importação Digital: basta clicar aqui, assistir o vídeo na página que irá abrir, clicar em um botão de inscrição e preencher o formulário com os dados pedidos. Em poucos minutos você receberá o acesso em seu e-mail e poderá assistir ao conteúdo e começar a comprar da China com baixo custo e muita segurança!

*Preços praticados no momento da escrita deste artigo: julho de 2023. Sujeito a alterações

Gustavo Batilani

Gustavo Batilani

Formado em Copywriting e Redação, com 02 anos de experiência na área. Apaixonado por pessoas e processos. Possui experiência também na área de gestão e administração.
Gustavo Batilani

Gustavo Batilani

Formado em Copywriting e Redação, com 02 anos de experiência na área. Apaixonado por pessoas e processos. Possui experiência também na área de gestão e administração.

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