Você provavelmente já se perguntou o que vale a pena importar da China para revender no Brasil, certo? Afinal, a variedade de produtos chineses é enorme e você pode se sentir perdido no meio de tantas opções.
Foi pensando nisso que preparamos este artigo no blog China Gate para te ajudar a entender de uma vez por todas qual o melhor produto para você importar e te ajudar a encontrar algo que valha a pena importar da China.
Aqui você encontrar dicas de como escolher um bom produto e como validar essa sua escolha, para não ter surpresas ou prejuízos na sua importação.
Por isso, prepare o café e boa leitura.
O que é produzido na China?
A China produz todos os tipos de produtos que você possa imaginar e com a qualidade que o importador desejar. Eles produzem produtos de ótima qualidade, de média e de baixa qualidade, para atender todos os preços e as necessidades de cada comprador. Desde pequenos aviamentos até grandes máquinas, a China é especializada nas mais diversas linhas de produção.
Até cerca de 30 anos atrás, os produtos de origem chinesa eram considerados de baixa qualidade. Quem é mais velho vai se lembrar desta época.
Tudo isso começou a mudar em 2001, quando a China aderiu à Organização Mundial do Comércio (OMC) e passou a ter empresas que passaram a produzir em larga escala.
Nos últimos anos, os governos chineses investiram muito em tecnologia e infraestrutura, atraindo recursos e diversas fábricas do mundo todo. Além disso, a população da China é gigantesca, o que possibilita ser uma mão de obra mais barata do que em outros lugares.
Isso possibilitou que a China se tornasse uma grande potencia mundial e o país que mais exporta no mundo atualmente. O país ficou conhecido com o ‘a fábrica do mundo’ Para se ter uma ideia, o grupo Alibaba, vende em um único dia o que toda internet brasileira vende no ano.
Portanto, a China hoje produz sim, produtos de ótima qualidade. Tudo depende do preço que você quer pagar por eles.
Atualmente praticamente todos os produtos que temos em nossas casas, escolas, consultórios, escritórios, etc são produzidos totalmente ou em parte, na China, para você ter uma ideia do tamanho deste país.
China: o maior parceiro comercial do Brasil
Devido a essa produção em larga escala, mão de obra barata e variedade, atraiu a atenção de vários países que queriam incentivar seu comércio com a importação e o Brasil foi um deles.
Desde que a China começou a sua modernização, as importações da China para o Brasil começaram a crescer e em 2009, o país asiático se tornou o principal parceiro comercial do Brasil, sendo responsável por cerca de 25% de todas as importações brasileiras nos últimos anos.
Em 2023, foram importados da China para o Brasil, pouco mais de US$ 53 bilhões em produtos. Os dados são do Ministério de Desenvolvimento, Indústra, Comércio e Serviços (MDIC) e da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Até o momento da escrita deste artigo, em novembro de 2024, o Brasil já importou cerca de US$ 46 bi em produtos da China. Este montante representa cerca de 23,6% do total de importações feitas em nosso país.
A maioria dos produtos importados da China para o Brasil (mais de 95% das importações chinesas) são de produtos manufaturados, que são aqueles fabricados em grande quantidade, de forma padronizada e em série, com alta tecnologia. Celulares, eletrodomésticos, painéis solares, equipamentos para uso na indústria química e automobilística, por exemplo.
Conheça os produtos mais importados da China para o Brasil no primeiro quadrimestre de 2024.
Diante desta infinidade de opções, é aqui que entramos no assunto principal deste artigo: o que vale a pena importar da China para revender no Brasil? Qual a melhor opção de produto para importar?
E isso nós vamos responder agora.
O que vale a pena importar da China
Será que tudo que a China produz vale a pena importar? A resposta é não. Nem todos os produtos chineses são ótimas opções de importação.
Isso porque para um produto valer a pena e ser compensatória a sua importação, ele precisa ter um custo reduzido se comparado ao preço de compra no Brasil.
Lembrando que aqui estamos falando de importação empresarial, com todos os trâmites legais, impostos pagos, nota fiscal emitida e com objetivo de revenda no Brasil. Não vamos tratar aqui de compra internacional de produtos para uso e consumo.
Assim, a China Gate, que ajuda empresários há mais de 20 anos a importarem da China, sempre recomenda que para uma importação valer a pena, ela precisa custar no máximo 70% do preço que o produto custa aqui no Brasil. Você precisa economizar, portanto, 30% do seu custo de compra ao final de toda operação, no mínimo.
Isso porque, por mais que os produtos chineses sejam mais baratos, existem outros custos envolvidos na importação empresarial, como frete e impostos, que muitas vezes podem tornar o preço final de sua importação desvantajoso.
Mas calma, que isso não acontece com frequência e a maioria dos produtos compensam ser importados. A resposta depende mais do volume importado, pois quanto mais unidades você importar, menor será o custo unitário deles, pois os custos fixos, como o frete e armazenagem, serão mais distribuídos.
Portanto, para saber se seu produto compensa ou não importar é necessário analisar os custos da importação, através de uma simulação de custos, como iremos ver mais adiante, que irá te informar o valor final da sua importação e o valor final de cada unidade, para você comparar com o preço de venda no Brasil. E, assim, você consegue decidir se vale a pena ou não fazer este investimento.
Produtos que não compensam importar
Alguns produtos sofrem algumas taxas extras, devido ao seu baixo custo no exterior e com o objetivo de proteger a indústria nacional destes preços muito baixos. Os Pneus de automóveis e caminhões, por exemplo, recebem a taxa de antidumping para entrarem em nosso país. Esta taxa, por muitas vezes, pode inviabilizar sua operação.
Outros produtos que não compensam importar é os produtos de marcas famosas. O iPhone, por exemplo, é um grande desejo de muitos importadores. No entanto, para importar esses aparelhos você precisa de autorização da sua marca (Apple), que não é fácil e nem barata de conseguir.
E suponha que você consiga essa autorização, será ainda sim vai valer a pena o valor da importação? Será que você vai conseguir competir com os grandes revendedores já autorizados desta marca? Essas marcas já possuem seus representantes no Brasil, que importam um número muito grande de produtos, reduzindo seus custos e sendo já licenciados por essa grandes marcas.
Portanto, estes produtos, que sofrem taxas extras ou de marcas famosas, raramente compensam importar.
No caso dos produtos de marca, se você não tiver a autorização da marca, não compensa de jeito nenhum, pois você terá seus produtos apreendidos quando eles chegarem no Brasil, por falta desta liberação.
Importar iPhone: vale mesmo a pena? Descubra neste outro artigo.
O melhor produto para você importar da China
Como vimos, nem tudo vale a pena importar da China, embora a maioria das coisas seja viável. Mas, então, qual o melhor produto para você importar?
Bom, essa resposta não é objetiva, pois como vimos depende do volume importado, da sua capacidade de venda, do tipo de produto que você quer importar, etc.
Porém, existe um caminho que pode te auxiliar na hora de decidir qual produto importar: escolher com o coração e validar na razão.
O melhor produto para você importar da China é aquele que você gosta de vender ou já conhece. Essa é a escolha do coração.
Olhe para os produtos que você tem afinidade ou que gostaria de comercializar em sua loja ou e-commerce.
Se ele for produzido na China e puder ser revendido no Brasil, então esse é um potencial produto para você importar. Esse é o melhor caminho para começar: escolher um produto que você goste!
Se você gosta do mundo animal, pode partir para importar produtos do nicho pet, por exemplo. Já se você gosta de mecânica, procure escolher produtos desse nicho, como peças automotivas.
Caso você já tenha um negócio, pode procurar nos seus relatórios os mais vendidos e os mais lucrativos, que são fabricados na China e começar a importar por eles, reduzindo assim seu custo de compra.
Mas, é possível trabalhar com um produto começando totalmente do zero? É sim. Porém, neste caso, o importador vai precisar dedicar o maior tempo possível para compreender o produto, entender o mercado, saber quais são as dores dos clientes e o que esses clientes buscam de experiência em relação ao item.
Jamais importe sem um cálculo de custos!
Depois de escolher um produto com as dicas acima, é preciso validar se ele é um bom produto para importar ou não.
E como fazemos isso? Com uma simulação ou cálculo de custos.
Esta simulação te fornecerá o custo final de sua importação e também o custo unitário do produto, após o pagamento de todas as despesas da importação.
Deste modo, você saberá exatamente o quanto irá pagar por cada produto e assim poderá comparar com o preço dos fornecedores locais e verificar se compensa ou não importar aquele produto.
Se for viável é só tomar a decisão de começar de importar. Se não for, busque por outro produto ou aumente o capital, pois como dissemos, devido aos outros custos, sua importação pode não ser viável com um capital muito baixo.
Essa simulação de custos pode ser feita utilizando softwares ou planilhas para isso. Mas recomendamos que você busque uma assessoria para te auxiliar e te entregar a simulação correta, ainda mais se você estiver começando na importação agora.
A China Gate disponibiliza uma planilha gratuita e intuitiva para você fazer simulação. Basta você preencher os campos indicados, como a cotação do dólar, valor e volume do produto que a planilha irá te fornecedor o valor final de sua importação.
Toque no botão abaixo, baixe sua planilha e assista o tutorial de como usa-lá. É gratuita.
Dicas para você importar com lucro
Agora que você já sabe como escolher um produto que vale a pena importar da China, vamos para mais dicas de como você pode potencializar ainda mais os resultados da sua importação.
A primeira dica é importar produtos personalizados com a sua marca. Assim, você se diferencia ainda mais dos concorrentes, tendo um produto seu e consolida sua marca no mercado.
No momento que estiver negociando com o fornecedor chinês, veja com ele para que a embalagem ou as caixas dos produtos venham com a sua marca. Geralmente, os chineses cobram um valor pequeno para essa demanda ou as vezes nem cobram nada, apenas pedem que você aumente o seu pedido em unidades.
Importar da China com a sua marca, sem dúvidas, é algo que vale muito a pena.
Descubra aqui como importar da China com marca própria
Uma segunda dica que podemos te passar neste artigo é que não tente importar ou fazer tudo sozinho. Isto não é possível.
Portanto, escolha uma boa assessoria para te ajudar a importar. Se você está começando, é bom ter uma ajuda até mesmo na hora de escolher o produto.
Uma assessoria especializada e experiente, vai te ajudar e cuidar de todos os detalhes para que você importe seus produtos com menor custo possível, em segurança e dentro da legalidade.
A importação é um processo com bastante detalhes e que se algo sair errado, por menor que seja, pode por tudo a perder. Além disso, como dissemos é impossível importar totalmente sozinho, uma vez que em algumas etapas, como a armazenagem na China e o Desembaraço Aduaneiro necessitam de profissionais capacitados e autorizados para realizar esses passos para você.
Então, se você quer ter tranquilidade na sua importação, busque uma assessoria experiente e especializada nessa operação.
Onde encontrar os produtos e como importar da China?
Depois que você escolheu um produto e viu que realmente vale a pena importar da China, você pode se perguntar: onde encontrá-lo na China?
E aqui você tem dois caminhos: ir até a China e negociar pessoalmente com os fornecedores ou encontrar seus produtos através dos sites de compras internacionais.
A opção online é mais barata e a mais utilizada, ideal para quem está começando. Já a viagem para a China é recomendada importadores mais experientes, que já fizeram algumas importações, por ser mais cara e requerer experiência na negociação com os chineses.
Saiba como encontrar os melhores fornecedores chineses aqui.
Depois de encontrar os fornecedores dos seus produtos, você deve negociar com eles (os sites já vem com tradução), pedir um orçamento, chamado Proforma Invoice. Com este documento, realizar sua simulação de custos e se aprovada, finalizar o pedido e fazer o pagamento do produto.
Quando seu produto estiver pronto, você precisará de uma Trading, que receberá seu produto na China, irá conferir e prepará-lo para o embarque para o Brasil. O transporte pode ser feito por avião ou navio, dependendo do seu volume e da sua necessidade.
Depois do transporte, a sua carga chega no Brasil e passa pelo processo de Desembaraço Aduaneiro, onde será regularizada. Aqui você pagará os impostos da sua importação e terá a emissão da Nota Fiscal de Entrada. Após esse processo, a sua importação é liberada para ir, de caminhão, do porto/aeroporto até o endereço da sua empresa.
Este é, de forma resumida, o passo a passo de uma importação empresarial, feita com CNPJ. Você pode saber mais detalhes aqui.
Conheça o Importação Digital: com ele vale a pena importar da China
E para te ajudar a trazer produtos lucrativos da China, você pode reduzir ainda mais o seu custo de compra importando através de containers compartilhados, onde você divide o espaço e as despesas com outros importadores.
Dessa forma, você não precisa importar um container completo, cheio de produtos. Você pode começar com quantidades menores e ir escalando seu faturamento.
E o melhor serviço de containers compartihados do Brasil, com o melhor custo-benefício é o Importação Digital.
Com ele, você divide um de nossos containers com outros importadores e com saídas semanais da China, mas cada importação é conferida e feita de forma individual. Você terá toda assessoria do nosso time, para resolver a logísitica e burocracia da sua importação.
Você só precisará encontrar seu produto e o fornecedor dele na China. O resto é com a gente. Iremos receber sua carga em nosso armazém, na cidade de Yiwu, consolidar e preparar para o embarque. Cuidaremos do frete e todo transporte da China até o Brasil.
E quando sua carga chegar em nosso país, nossos especialistas irão cuidar do Desembaraço Aduaneiro para você não ter nenhuma dor de cabeça e liberar sua carga para entrega.
E tudo isso pagando uma anuidade e um preço fixo por volume importado, onde já estão inclusos o frete internacional, desembaraço e armazenagem. Os impostos e demais taxas ficam a cargo do importador, pois são individuais por produto.
Além disso, você pode importar quantas vezes quiser durante um ano. E antes de cada importação você já recebe uma simulação de custos detalhada para decidir se vale a pena ou não importar da China.
Toque no botão abaixo, conheça os detalhes do Importação Digital e bora importar com segurança e lucratividade:
Uma resposta
ChiNSGATE
ALEXSANDER CARVALHO COLEHO