Sua ideia de importação pode ser viável e nós podemos te ajudar

Veja como criar a sua marca e importar da China

A importação é a melhor alternativa para todos os comerciantes, seja do atacado e varejo, a aumentarem seus lucros e consolidarem seus clientes. Só que esses benefícios podem ser ainda maiores ao importar da China com marca própria.

A competitividade pelos clientes, está cada vez mais acirrada em praticamente todos os ramos do comércio. Assim, é preciso traçar estratégias para se diferenciar e continuar tendo lucro em suas vendas. E uma estratégia muito eficaz é, sem dúvidas, a importação de produtos com marca própria.

Ao importar produtos personalizados com a sua marca, você terá muito mais chance de derrubar a concorrência e sair na frente na disputa pelo mercado, construindo um negócio mais sólido e sustentável.

Neste artigo, vamos abordar as principais vantagens de ter uma marca própria, os passos para abrir uma marca no Brasil e como importar da China com essa estratégia.

As vantagens de vender produtos com a sua marca

Define-se por ‘Marca Própria’ um símbolo ou nome (ou a combinação deles) que distingue ela (e seus produtos/serviços) dos outros no mercado.

E se você pensa que apenas grandes empresas podem ter sua marca estampada em seus produtos, está enganado. Pequenas e médias empresas também podem fazer esse investimento, principalmente através da importação, onde os custos são menores.

Existem muitos benefícios em vender produtos com a marca da sua empresa. Listamos alguns deles abaixo:

Diferenciação no mercado

A primeira, e mais óbvia, vantagem de vender produtos com sua marca é que assim você se diferencia de todos os outros seus concorrentes. É a melhor forma de sair de um mercado saturado, por exemplo.

O seu produto se tornará único, pois ele é da sua marca. Dessa forma, você consegue praticar preços diferentes do restante do mercado, pois não terá comparação e assim, conseguirá ter ótimos lucros em suas vendas.

Talvez o maior exemplo de marcas que se tornou referência e se distanciou de todos os concorrentes foi a Apple e o iPhone. É comum vermos comparações entre celulares da Samsung, Xiaomi ou LG, por exemplo. Mas é díficil vermos alguém comparar outro aparelho com o iPhone. Lembra da propaganda ‘Se não é um iPhone, não é um iPhone’? Isso é o poder da marca!

Não estamos falando aqui somente da qualidade ou do processo de fabricação de cada produto, mas sim do valor que uma marca carrega.

Aumento de lucros

Como foi dito acima, uma consequência de se diferenciar no seu mercado é que isso permite aumentar os seus lucros. Quem vende produtos com marca própria consegue lucros maiores do que quem vende produtos genéricos.

Um grande exemplo disso está no setor de combustíveis: o preço dos combustíveis nos postos Petrobrás, Ipiranga ou Shell são maiores do que os combustíveis dos postos de ‘bandeira branca’.

E como você pode vender os seus produtos com um preço diferente dos concorrentes, consegue manter sua margem de lucro alta, sem comprometer suas vendas.  Assim, você pode escalar seu negócio muito mais fácil e sem concorrência desleal.

Fidelização de clientes

Além de se diferenciar no mercado e aumentar os seus lucros, a venda de produtos com marca própria dão uma identidade única ao seu negócio, facilitando a fidelização de clientes.

Ao construir uma marca forte e consistente, você cria uma base de clientes leais que reconhecem a qualidade e o valor do seu produto.

Além de que, através da sua marca você pode transmitir, além da sua qualidade, os seus valores também. Quando você trabalha a sua própria marca, você deixa a sua impressão em alguém ou em algo.

Quando falamos em fast-food, por exemplo, o primeiro exemplo que vem a nossa mente é o McDonald’s ou o Burguer King. Outro exemplo é que você não fala que vai comprar hastes flexíveis de algodão, mas Cotonete, que o nome da marca das hastes da Johnson & Johnson. Ou ainda: quase ninguém fala em comprar lâminas de barbear, mas todos compramos Gilettes: o  da marca original ou o ‘gilette de outra marca’.

E quando um cliente fideliza a uma marca, é díficil ele mudar no futuro. No mercado de automóveis isso é muito frequênte também. É muito comum vermos pessoas que só compram carros de uma única montadora, por exemplo. Cria-se uma relação de confiança entre empresa e consumidor.

Inovação, exclusividade e flexibilidade

Uma outra vantagem de vender com a sua marca é que você pode ter algumas linhas de produtos exclusivos e inovadores, se destacando ainda mais em seu ramo de atuação. Já pensou em sua marca ser a pioneira na venda de determinado item? 

Muitas empresas tomaram esse caminho e hoje, dominam uma grande faixa de seus mercados, como a Chilli Beans, Polishop e Multi. Você pode conhecer mais detalhes da história dessas empresas aqui.

Ter sua própria marca permite que você seja mais flexível e criativo em suas campanhas de marketing. Você pode alinhar suas estratégias com os valores e a identidade da sua marca, desenvolvendo campanhas personalizadas para a sua marca.

Conheça mais vantagens da marca própria neste outro artigo em nosso blog.

Criando a sua marca própria

Para começar a importar da China com marca própria, é necessário primeiro criar e registrar a marca aqui no Brasil.

Este processo não é trivial e é cheio de burocracias (como quase tudo no Brasil). Por conte com uma assessoria especializada de marketing te ajudar com o nome e identidade visual da marca. Além disso, é importante contar também com uma assessoria jurídica e contábil para que a sua marca esteja sempre de acordo com a legislação e seja registrada de forma correta.

Vejamos abaixo, os principais passos para abrir uma marca própria em nosso país, de forma reduzida.

Definindo o nome e a identidade da sua empresa

O primeiro passo é escolher o nome da sua marca e desenvolver sua identidade visual.

A escolha deve começar com o nome da Razão Social da sua marca que vai ser o nome da pessoa jurídica, registrado na Junta Comercial ou em Cartório. É este o nome que você escolherá ao abrir o CNPJ da sua empresa.

Também deve ser escolhido do Nome Fantasia, que é o nome comercial da sua marca. Que é o nome que sua marca será reconhecida no mercado. Ele deve ser único, fácil de lembrar e relevante para o nicho de mercado que você deseja atender.

Além disso, é importante criar um logotipo, definir cores e tipografias que representem a essência e os valores da sua marca. 

É preciso por fim, definir a natureza da sua empre (produto ou serviço, coletiva, ou de certificação)

Registro da marca

Com tudo escolhido, é a hora de registrar a sua marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Isso porque, todas as marcas são uma propriedade exclusiva e por isso devem ser registradas. Este registro pertmite você ter a posse de sua marca.

Ele é muito importante, pois sem ele, você não é o dono da marca. E mesmo que você tenha criado e trabalhado pela sua marca, se outra pessoa a registrar primeiro, você perderá o direito de usa-lá e, em alguns casos, poderá até ter que pagar uma multa. O dono da marca é quem a registra primeiro.

O pedido do registro pode ser feito com uma assessoria ou diretamente, através do site do INPI, clicando aqui. Será necessário recolher a guia de pagamento, preencher o formulário e também o envio de alguns documentos. O empresário deverá informar quais produto ou serviço deverá oferecer, de acordo com a Classificação Internacional de Produtos e Serviços de Nice (NCL) e esta classificação é essencial para sua empresa.

É vedado que duas empresas, do mesmo ramo, tenham nomes ou identidades iguais ou semelhantes. Por isso quando você vai registrar uma marca, o INPI irá verificar se existe algum registro já existente, semelhante da sua marca. Se houver, você terá que mudar o nome da sua marca, para uma que não exista. 

Além dos trâmites com o INPI, é importante, caso queira, providenciar o registro de domínio do seu site (se você for utilizar um site de vendas próprio) e/ou criar a conta da sua empresa nas redes sociais e também nas plataformas de e-commerce.

Aprenda a importar produtos da China com marca própria

Como importar da China com marca própria

Agora que você já tem uma marca registrada e válida, o próximo passo é importar produtos da China com a sua própria marca para revender no Brasil.

E porque importar e não comprar do fornecedor nacional? Porque, mesmo com o pagamento de taxas e impostos, a sua mercadoria sairá muito mais em conta do que se compra do produtor nacional. Estima-se, que em média, as importações economizem 30% do custo de compra de um produto. Em alguns nichos, essa redução chega até 50% a 60%.

A importação sempre será mais barata do que a compra nacional, pois os fornecedores brasileiros também importam os seus produtos ou parte deles.

Além disso, os fornecedores chineses vendem produtos para o mundo todo e estão preparados para personalizar os itens de acordo com o pedido. Assim, para eles é muito mais fácil colocar uma marca em um produto.

Veja agora o passo a passo para você importar da China com marca própria.

Encontrando o produto e o fornecedor

O primeiro passo de toda importação é decidir qual produto você vai importar e encontrá-lo na China. 

Após mais de 20 anos de experiência em importações da China, podemos dizer que o melhor produto para você importar é, sem dúvidas, aquele que você já conhece ou gostaria de vender. Caso você não tenha decidido em qual produto irá colocar a sua marca, recomendamos que leia o nosso artigo completo sobre qual produto escolher para importar.

Depois de escolher o produto é hora de pesquisar e encontrar ele na China. E aqui você tem dois caminhos: procurar pela internet nos sites de compra online, como Alibaba, Made in China, Global Sources ou Rakumart, ou ir pessoalmente até a China. Se você está começando, recomendamos a opção de comprar pela internet, por ser mais barata e mais viável. 

Para um mesmo produto, você encontrará diversos fornecedores. Pesquise bem todos eles, verifique os comentários e use sempre as ferramentas de segurança na hora da negociação, como o selo de verificação e inspeções, por exemplo.

Saiba onde encontrar os melhores fornecedores na China aqui.

A negociação: a hora de pedir a marca própria

Após ter encontrado um fornecedor que lhe chame a atenção e verificar que ele é confiável, chegou a hora de negociar com ele.

Chame-o pela plataforma de pesquisa mesmo (os sites utilizam tradutores para superar a barreira do idioma). Veja se ele exige quantidade mínima e qual o valor do orçamento.

É nesta hora, que você deverá solicitar a ele um orçamento personalizando os produtos com marca própria.

A maioria dos fornecedores chineses exigem apenas uma quantidade mínima maior para inserir sua logo nos produtos, por exemplo. Sem custos adicionais. Isto porque, para eles realizarem esse processo, eles precisam criar uma ‘chapa’ personalizada para sua marca. Então, para eles só irá compensar depois de uma certa quantidade.

Outros fornecedores, porém, cobram um pequeno preço a mais por unidade para inserir a marca própria. No entanto, apesar desse pequeno custo, que no volume não fará muita diferença, pelos benefícios que vimos acima, compensa muito inserir a sua marca no produto.

Em sites onde você não negocia direto com o fornecedor, como a Rakumart por exemplo, você deverá sinalizar no pedido no site que deseja a marca própria. Na Rakumart, é exigido um pedido mínimo de USD 15 mil, por fornecedor, para incluir essa personalização.

Depois de negociar com o fornecedor os valores e quantidades, ele te enviará um documento chamado Proforma Invoice, que é uma espécie de orçamento ou pedido de compras. É com ele que iremos avançar em nossa importação.

Simulação de custos e pagamento da importação

Com o orçamento do fornecedor em mãos, você deverá solicitar a simulação de custos de sua importação. É ela quem dará a a viabilidade de sua operação, para saber se compensa ou não importar aquele produto, comparando o preço de chegada do produto, após o pagamento de todas as taxas com o seu preço de venda aqui no Brasil.

Se compensar, é hora de dar início a logística de sua importação. No entanto, se não for viável, busque refazer a simulação com outro valor ou outro produto.

Ao ser viável, você deverá efetuar o pagamento dos seus produtos para o fornecedor. É importante você realizar este pagamento pela própria plataforma que você comprou ou por uma corretora de câmbio de sua confiança. 

Após o pagamento da sua importação, você deverá solicitar (se ainda não tiver feito isso) a habilitação da sua empresa na Receita Federal para importação.

Qualquer empresa pode importar da China, incluindo quem é MEI, desde que esteja habilitada para isso. A sua habilitação é obtida no Radar da Receita Federal. Jamais tente importar sem essa habilitação, pois você terá seus produtos barrados quando chegarem no Brasil, além de sofrer com multas.

Saiba mais sobre a habilitação para importar aqui.

A logística e entrega da sua importação com marca própria

Depois que seu pedido ficar pronto, seu fornecedor irá pedir um endereço para entregá-lo. Isso acontece porque a maioria dos fornecedores chineses não fazem o processo de embarque dos produtos. Então, você precisará de uma trading de importação para recepcionar seus produtos e prepará-los para o envio ao Brasil.

A China Gate tem um endereço para receber suas mercadorias e te ajudar nesta etapa.

Com a sua importação pronta para ser enviada ao nosso país, você deve decidir se prefere importar via frete marítimo ou aéreo, dependendo do volume e da urgência. O primeiro é mais demorado, porém bem mais barato. O segundo é mais caro, porém mais ágil.

Quando a mercadoria chegar ao Brasil, ela passará pelo desembaraço aduaneiro, que envolve a fiscalização e o pagamento das taxas e impostos de importação.

É nesta etapa que a Receita Federal irá verificar que a marca é realmente sua para poder ser importada.

Depois que sua importação é desembaraçada, isto é, liberada na alfândega, é hora de ser retirada do terminal portuário e ir até o seu endereço no Brasil.

Agora que você tem os produtos com sua marca em mãos, é hora de começar a vendê-los no Brasil. Além da personalização no próprio produto, você também pode personalizar uma embalagem diferenciada com a sua marca.

Faça o planejamento e utilize as melhores plataformas e canais de venda para atingir seu público e lucrar o máximo com os seus produtos.

Por que apostar na marca própria e não em marcas conhecidas?

Apesar de termos citados os inúmeros benefícios de ter um produto com a marca própria, algumas pessoas ainda podem questionar: ‘por que eu vou ter todo esse trabalho de importar os produtos com a minha marca? Não poderia revender produtos de marcas famosas e conhecidas? É muito mais fácil’ 

A resposta é que para revender produtos de marcas já consolidadas no mercado, você precisará de uma autorização ou licença da empresa para revender os produtos.

E essa autorização não é nada fácil de conseguir e, na maioria dos casos é muito cara. 

Essas marcas já tem os seus representantes no Brasil e para elas não é interessante ficar abrindo muitos canais de venda.

Se você tentar importar sem ter essa autorização, a Receita Federal irá barrar os seus produtos logo que eles chegarem em nosso país, dando um grande prejuízo e dor de cabeça para você, através de processos e sanções civis e criminais.

É por isso que a importação de iPhones, por exemplo, não é compensatória. 

Além disso, vale muito mais a pena você vender a sua marca, tornar ela conhecida no mercado do que trabalhar para a marca dos outros, não acha?

Trabalhe para tornar a sua marca referência no seu mercado. Invista para ser a marca famosa. Nós citamos casos de empresas que começaram a importar com marca própria e hoje são sinônimos de sucesso em seus mercados. Você pode e deve se inspirar nelas.

E-book gratuito sobre marca própria

Importar da China com marca própria é uma estratégia poderosa para empresas que desejam se destacar no mercado, oferecer produtos personalizados e aumentar suas margens de lucro.

Neste artigo te mostramos porque você deve investir em importar produtos com marca própria e como fazer isso, mostrando de forma resumida o processo para criar e importar com sua marca.

Se você deseja aprofundar ainda mas este assunto e entender nos detalhes como funciona a criação e importação com marca própria, nós temos um presente para você.

O e-book ‘Lucre com sua marca‘ te mostra como criar e importar produtos com marca própria. Todo o conteúdo que apresentamos neste artigo está muito mais aprofundado neste material.

Com ele você saberá, em detalhes, como lucrar de verdade com produtos personalizados com a sua marca.

E o melhor é que ele é gratuito e você pode baixá-lo no botão abaixo:

A China te ajuda a importar da China com marca própria

Ao seguir os passos descritos neste artigo, você estará no caminho certo para construir uma marca de sucesso e aproveitar as oportunidades de importar produtos personalizados com ela.

Porém, como vimos, esse processo é cheio de etapas e burocracias. Assim, é essencial que você conte com uma assessoria especializada para te ajudar a importar com marca própria.

A China Gate está no mercado de importação há mais de duas décadas e já ajudou milhares de importadores a trazerem seus produtos da China, com legalidade e segurança.

E nós podemos te ajudar também. Nós temos a assessoria ideal para você importar seus produtos com marca própria e te ajudar a lucrar o dobro ou mais que seus concorrentes.

É o Importação Digital, o nosso serviço de containers compartilhados. Com eles, você precisa apenas encontrar seu produto, negociar com seu fornecedor e entregar o seu orçamento para nós. 

Nosso time irá fazer uma simulação de custos para você estudar a viabilidade da operação e caso seja viável, iremos cuidar de toda burocracia e logística de sua importação, até a entrega no seu endereço aqui no Brasil. E tudo com o custo reduzido, pois você divide um container com outros importadores.

Essa assessoria já ajudou mais de 4 mil importadores nos últimos 4 anos, de todas as regiões no nosso país. E muitos deles optaram por trazer seus produtos com marca própria para revender com muito mais benefícios aqui no Brasil. 

Saiba mais sobre este serviço que está transformando a importação em nosso país e comece hoje mesmo o seu projeto de importação com marca própria:

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Gustavo Batilani

Formado em Copywriting e Redação, com 02 anos de experiência na área. Possui experiência também na área de gestão e administração.
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Formado em Copywriting e Redação, com 02 anos de experiência na área. Possui experiência também na área de gestão e administração.

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