Entre para nossa lista vip e receba

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

    março 16, 2021

    0 Comentários

    Entender o que é a proforma invoice é um passo importante para qualquer importador. Dessa maneira, se você desconhece o documento, mas quer que sua importação seja um sucesso, veio ao lugar certo.

    Nesse texto, vou apontar quais as características e para que serve o documento. Tudo isso, tendo como objetivo viabilizar a importação, para que a mesma ocorra de forma segura, impactando positivamente seu negócio.

    Bora aprender?

    Para que Serve a Proforma Invoice?

    A Proforma Invoice é um documento feito por seu fabricante na China. É uma espécie de pedido de compras, por exemplo. Ou seja, indica que você, empresário brasileiro, está adquirindo produtos de um fornecedor chinês.

    Além disso, a proforma invoice, também conhecida como fatura proforma, tem como objetivo o registro e a formalização do processo de compra e venda. Basicamente, o documento vai apontar a quantidade e as características dos produtos envolvidos na negociação iniciada junto ao fornecedor.

    Principalmente, a Proforma Invoice serve para você fazer e entender os custos da sua importação. Com esses custos em mãos, você vai concluir se a importação vale ou não a pena para seu negócio.

    Por isso, esse documento deve ser visto como obrigatório para todo importador.

    Quer saber mais detalhes sobre o documento?

    Vem comigo!

    Quais informações constam na Proforma Invoice?

    O que é a proforma invoice? Imagem mostra formato e informações da fatura proforma.
    Modelo de Proforma Invoice utilizado na China Gate

    A fatura proforma traz uma série de informações. As mais comuns estão listadas abaixo.

    1. Descrição completa dos produtos (quantidade de itens, preço por unidade em dólar, valor total dólar etc );
    2. Peso bruto (o que inclui produto e todo material utilizado na embalagem);
    3. Peso líquido ( peso apenas do produto);
    4. Cubagem;
    5. Previsão de entrega e
    6. HS Code ( Código Internacional de oito dígitos específico de cada tipo de produto).

    Preciso destacar, caro importador, que não há um modelo estabelecido para a fatura proforma. Dessa forma, a lista de dados que destaquei acima são os considerados essenciais. Além disso, preciso reforçar que os custos dos produtos no documento precisam estar cotados em Dólar.

    Entretanto, seu parceiro na China pode fornecer informações adicionais, se necessário. Por isso, caso você julgue que essa informação seja importante para traçar os custos de importação, não deixe de solicitar.

    A proforma invoice é um documento mais descomplicado. Então, pode ser feito no word ou excel, e gerado em formato PDF. Basta que o fornecedor insira as informações necessárias, carimbe e assine o papel.

    Além disso, todas as informações que você negociou com o fornecedor, seja por e-mail, Whats App ou em qualquer outro aplicativo de mensagens podem estar formalizadas no documento.

    Clique aqui e baixe nosso modelo de proforma invoice.

    Ok?

    E se o Documento estiver Incompleto?

    Então, vamos dizer que o importador perceba algum equívoco entre o combinado e o que está listado no documento.

    E agora, o que fazer?

    Você deve recusar a Proforma Invoice. Em seguida, deve solicitar uma correção da informação.

    A Proforma Invoice tem Valor Fiscal?

    O Documento não tem qualquer apelo tributário, dessa maneira não tendo qualquer dedução fiscal.

    A proforma invoice pode ser vista como uma espécie de orçamento entre as partes. Por isso, não força o importador a qualquer tipo de pagamento junto ao fornecedor.

    O Documento que tem essa força é a commercial invoice, que será alvo de um outro texto.

    Foto de Austin Distel, retirado de unsplash.com

    A partir da Proforma Invoice, como fazer os Custos de Importação?

    Com a proforma invoice em mãos você vai precisar colocar os custos da importação na ponta da caneta. Esses custos são divididos em:

    1. Produto
    2. Frete
    3. Seguro
    4. Impostos
    5. Despesas

    Valor do Produto

    O Valor do produto vai depender da mercadoria encontrada na China. Então, esse custo vai variar dependendo da quantidade e da qualidade do produto.

    Todavia, muitos produtos na China são comercializados em dólar. Por isso, é preciso levar em conta a cotação da moeda americana para ter o custo final do produto.

    Mas, como decidir em qual produto investir? Preste atenção nas necessidades do sue público-alvo. Dessa maneira, você vai ter uma boa ideia de qual o melhor produto para importar.

    Veja nossas dicas sobre esse assunto aqui.

    Lembre-se que o valor do produto está na proforma invoice, tanto o valor por item, como de toda a carga comprada.

    O Frete

    O frete pode ser realizado por via aérea, bastante utilizado para cargas menores e de grande valor agregado, por exemplo. Nessa modalidade, a mercadoria chega bem mais rápido, entretanto o custo é muito maior.

    Por outro lado, o frete marítimo é mais em conta. Além disso, o importador pode contar com a solução de container compartilhado, por exemplo. E, isso depende do tamanho da mercadoria e de quanto dinheiro tem para investir.

    Mas, como posso simular os valores do frete com as informações da proforma Invoice?

    Se você for contratar o serviço de container compartilhado, as informações de peso, tamanho e cubagem do produto vão dizer o volume que o produto vai ocupar no container.

    Assim, o importante aqui é pensar e estabelecer uma relação entre o tamanho da sua carga e a forma mais em conta de trazê-la até sua empresa.

    Ok?

    É importante fazer seguro da Carga?

    Durante o frete, sua carga pode sofrer algum problema. E você não quer perder dinheiro com uma carga quebrada ou roubada no meio do caminho, não é mesmo?

    Não querermos passar por esse tipo de situação. Espero que nenhum importador passe por isso. Entretanto, é preciso se resguardar.

    O seguro cobre sua carga desde a saída do porto na China, até a chegada no porto brasileiro. O seguro funciona da mesma forma no transporte aéreo.

    Quais são os Impostos?

    São cinco impostos que incidem sobre sua importação.

    1. Imposto de Importação (II),
    2. Imposto de Produto Industrializado (IPI),
    3. Programa de Integração Social (PIS),
    4. Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e
    5. Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

    Apenas o Imposto de Importação é exclusivo da importação. Os demais são impostos domésticos federais. Com a exceção do ICMS, que é um imposto estadual e deve ser pago ao estado para onde você vai mandar sua mercadoria.

    Além disso, o alíquota cobrada por cada um desses impostos varia de acordo com o produto importado. Para saber um pouco mais sobre cada um desses impostos, assista o vídeo abaixo.

    Entenda que esses são impostos de importação. Há ainda os impostos sobre a venda do produto.

    Vamos ao último custo?

    Custos ou despesas Fixas de Importação

    Quais são esses custos? A melhor forma de entender é por exclusão. Ou seja, o custo ou despesa fixa é tudo aquilo que não é o produto, não é o frete, não está incluso no seguro e não são os impostos.

    Por exemplo, é necessário pagar a utilização do radar siscomex. Ou, se você quer importar um brinquedo, talvez seja preciso de uma certificação do Inmetro. E você paga por esse documento.

    Além disso, fatores como armazenagem no Brasil, contratação de despachante aduaneiro são outras despesas, por exemplo. Entenda mais sobre esse assunto no vídeo abaixo.

    Importando com a China Gate

    Primeiramente, compartilho com você um modelo de proforma invoice muito fácil de entender e usar. Com ele, você tem um panorama claro de todos os seus custos. E, além disso, pode tomar a decisão mais correta para seu negócio. Para baixar a planilha, clique aqui!

    Também quero dizer q você pode contar com a China Gate, quando você for importar. Ou seja, pode contar com o nosso apoio profissional, em todas as fases da importação. Nós cuidamos da proforma invoice e toda a documentação de importação para você.

    Nós podemos ainda realizar toda a matemática dos custos de importação, com informações detalhadas sobre a viabilidade do produto no mercado em que você atua.

    Portanto, se você quer começar a importar, saiba que temos um serviço de container compartilhado da China para o Brasil. Nesse serviço, você contrata o espaço a partir um metro cúbico, com preço fixo de 247 dólares. Sua mercadoria chega ao Brasil com desembaraço aduaneiro e armazenagem já inclusos no valor do frete.

    Tudo isso feito de forma simples, segura e com objetivo de aumentar os lucros da sua empresa.

    Sobre o Autor

    Dilvo Rodrigues

    Nascido nas Minas Gerais, formado em jornalismo e apaixonado por cinema. Sou pai do Francisco, prezo por um história bem contada e tenho muito gosto por aprender coisas novas. Sou Redator na China Gate, e ajudo pessoas a tomarem as melhores decisões sobre importação da China.

    {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    >