QUAL O CUSTO DO FRETE NA IMPORTAÇÃO

Tempo de leitura: 5 minutos

Sem sombra de dúvidas, uma das maiores dificuldades que um empreendedor pode possuir quando o assunto é importação está diretamente ligada ao frete.

Isto porque este aspecto costuma gerar diversas dúvidas, principalmente no que se diz respeito aos seus valores.

De fato, como um empreendedor pode saber se está pagando caro ou barato em um frete? Como saber se esse valor realmente vale a pena ser pago? Como saber que tipo de frete utilizar?

Se você quer ter essas e outras dúvidas respondidas, continue lendo este post, pois irei te mostrar absolutamente tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Entendendo o Custo do Frete na Importação

Muitos empreendedores acabam tendo algumas dificuldades para entender como funciona o custo de importação.

Afinal, mesmo o crescente ganho de escala que o mercado chinês possui e com sua oferta de mão de obra barata, os itens importados costumam apresentar um valor acima da média quando o assunto é importação.

Todavia, isto acontece devido aos serviços agregados que as próprias importadores oferecem. Em outras palavras, você não está pagando apenas pelo frete, mas também por diversos “micro-serviços” que integram todo esse processo.

Logicamente, o encarecimento do frete para as empresas faz com que esse valor seja repassado para o consumir, ou seja, para mim e para você.

Além disso, é preciso deixar claro que de modo geral, os valores pagos por um frete são geralmente fixos, independentemente do tamanho da carga que está sendo trazida.

Exemplificando, imagine uma situação hipotética onde você importa um Fiat Uno e paga em seu frete marítimo cerca de R$2000.

O mesmo custo de frete seria cobrado caso você comprasse um Mini Cooper, um carro de valor superior.

Sendo assim, essa linearidade do valor de frete acaba abrindo possibilidades para que você possa explorá-la!

Aprenda a lidar com o custo do frete de maneira inteligente

Dito tudo isto, você precisa aprender a explorar e lidar com o custo do frete de maneira inteligente.

Isto é, mesmo que muitas vezes o custo do frete seja extremamente alto, ele ainda pode ser muito interessante para o seu negócio. 

Da mesma maneira, mesmo um valor de frete baixo pode ser prejudicial. No fim das contas, tudo dependerá do produto que está sendo importado, do valor que será importado e também do preço final pelo qual ele será comercializado aqui no Brasil.

Por exemplo, houve uma situação onde tivemos de importar um produto através de um frete aéreo que custou cerca de R$20000, sendo este valor quase equiparável as mercadorias que estavam sendo trazidas.

Custo do Frete aéreo e Marítimo

Entretanto, como era um produto baseado em uma sazonalidade, houve a necessidade de fazer com que ele chegasse o mais rapidamente possível, visto que havia uma forte demanda e uma possibilidade de vendas a alto valor.

O resultado foi uma operação extremamente lucrativa para todos os envolvidos.

Desse modo, pode-se dizer que aprender a lidar com o custo do frete de maneira inteligente se resume basicamente a:

Avaliar com inteligência a relação entre o custo do frete e a oportunidade de vendas

Em muitos casos acaba valendo a pena pagar um pouco mais no seu frete para conseguir um produto cuja venda será garantida.

Afinal, nesse caso em específico você estará garantindo o seu lucro.

Todavia, é preciso que esse custo esteja dentro dos valores necessários para que toda a sua operação seja lucrativa.

Aqui não há muito mistério:

Tudo o que você precisa fazer são contas básicas que sejam capazes de te mostrar se a importação é viável ou não.

Avaliar friamente o custo do frete em relação ao custo da mercadoria

Como no exemplo que demos anteriormente, não há sentido em comprar uma mercadoria de baixo custo por um frete muito alto, pelo menos na maioria dos casos.

Em virtude disso, acaba sendo importantíssimo que você consiga avaliar de forma fria e imparcial o custo deste frete em relação a sua mercadoria.

Se considerá-lo alto demais ou simplesmente inaceitável, repense a sua compra para conseguir torná-lo mais interessante.

Avaliar as diferentes formas de frete e ver qual delas traz melhores possibilidades

A importação de produtos da china só pode acontecer através do frete marítimo ou aéreo e, cada um destes tipos possui suas próprias particularidades, assim como seus próprios custos.

Em muitos casos o frete marítimo será mais barato, mas fará com que o seu produto demore mais para chegar aqui.

Já o frete aéreo costuma ter um custo mais alto, mas também é mais rápido/

Ao avaliar as particularidades de cada um deles e sujeitá-las as necessidades do seu negócio certamente será possível fazer ótimas escolhas de frete.

Uma vez que isso seja feito, você certamente irá encontrar a opção mais lucrativa para trazer a mercadoria deseja da China!

Custo do frete na importacao

Como o custo do frete pode impactar na sua lucratividade

Um ponto muito importante e que merece a sua atenção é como o custo do frete pode impactar severamente na sua lucratividade.

Veja bem, dependendo do produto importado, o valor do seu frete pode ter um impacto gigantesco, sendo inclusive capaz de fazer com que você fique preso em um ponto de equilíbrio financeiro eternamente, onde não há lucro e tampouco prejuízo.

Justamente por isso, sua busca sempre deve ser por oportunidades de compra que consigam apresentar o melhor custo-benefício de modo geral, para que assim o seu frete nunca seja um empecilho no momento da compra.

Ao fazer isso, não restam dúvidas de que você não vai precisar se importar excessivamente com o custo da importação, pois seja como for você continuará fazendo com que o valor pago se multiplique futuramente nas vendas.

Conclusão

Baseado naquilo que aprendeu aqui, sugiro que você comece a analisar suas ações de importação e veja se está seguindo essa lógica.

Lembre-se sempre de escolher o melhor modelo de importação para o seu caso e faça isso de maneira sempre profissional.

E se precisar de ajuda para importar, abra um atendimento com a gente clicando aqui.

Até mais!