Por que você deve fazer um Curso de Importação?

Tempo de leitura: 8 minutos

Tenho um conselho para você que é importador iniciante ou que pretende dar os primeiros passos na área. Faça um curso de importação online ou presencial. Ele pode ser a salvação do seu negócio.

Digo isso por que importar produtos de qualquer país pode ser uma dor de cabeça. Além disso, pode virar uma enxaqueca daquelas se você não tiver os conhecimentos necessários. Todavia, se você tiver o roteiro certo em mãos, não tem outra, é sucesso.

Por isso, tenha um panorama claro das necessidades da empresa. Faça uma análise dos dados e informações disponíveis. Como resultado, escolha o curso que mais se relaciona com a solução das dores que seu negócio está enfrentando.

Partiu?

Como um Curso de Importação ajuda a Importar?

Vamos dizer que você quer importar bonecas e não sabe por onde começar. Primeiramente, o passo é encontrar fornecedores na China e fazer a cotação do produto. Em segundo lugar, é preciso saber qual o preço de cada boneca. Posteriormente, também a quantidade, o peso e a cubagem do seu pedido.

Certamente, as variáveis discutidas acima vão influenciar o custo final da sua importação. Mas, existem outras. Por isso, vou destacar abaixo outras três perguntas que podem ser feitas e que também influenciar o valor da importação.

  1. Conhece a respeito da importância da taxa de câmbio na importação?
  2. Tem ideia de quanto custa armazenar essa carga no Brasil?
  3. Conhece os tributos cobrados para nacionalizar seus produtos?

A boa notícia é que existem técnicas e habilidades que ajudam você a passar por todas essas fases, de maneira tranquila e sem atropelos. Pois, ninguém quer perder seu precioso tempo. Muito menos, ver seu suado dinheiro indo pelo ralo, não é mesmo?

Quem Deve Fazer um Curso de importação?

Ao ingressar no setor de importação, você se torna numa engrenagem desse grande motor que é o comércio. Dessa forma, é preciso se preparar e entender os mecanismos de funcionamento dessa máquina de fazer dinheiro.

Então, um curso de importação é indicado para quem quer ver a empresa crescer e fazer a diferença no mercado, aumentando os lucros cada vez mais.

Ou seja, se sua empresa tem esses objetivos, você deve fazer o curso.

Na foto aparece um homem vestido com terno, na cor preta, camisa branca e gravata azul clara. Ele está sentado em uma mesa de cor branca, com o olhar distante, pensando se deve fazer um curso de importação e se encaixa em algum perfil de importador. Na mesa, há um computador com a tela aberta, uma luminária na cor preta, com a luz desligada. Além disso, na mesa há também uma xícara de café, um vaso de planta e porta canetas.
Crédito: Foto por Icons8 Team, retirado de Unsplash

Curso de Importação para Importar Sozinho

No primeiro momento, a jornada de importação pode parecer difícil para a maioria das pessoas. Confesso que existe muita burocracia e muitas maneiras de fazer toda a tramitação da carga.

Uma opção que facilita a vida do importador é a do container compartilhado, para importações de pequeno porte e com custos menores. Vou entrar em mais detalhes sobre esse tipo de importação logo logo.

Enquanto isso, você precisa saber que há várias outras formas de se fazer a importação. O importante mesmo é conhecê-las, compreendendo qual formato atende melhor as suas necessidades. Esse é o pulo do gato!

Para Compreender o Processo de Importação

Se você é dono de uma empresa ou gestor do setor que trabalha com importação, precisa entender o processo de importação.

Um curso de importação permite verificar se seu dinheiro está realmente sendo investido ou perdido. Por exemplo, verificar se o despachante aduaneiro está aplicando as taxas e impostos corretamente, se está cobrando o valor correto pelo serviço.

Além disso, alguns outros conhecimentos específicos são fundamentais para o sucesso da importação. Entre eles, entender o fluxo de importação de uma carga e saber a respeito do custo com armazenagem do produto nos portos brasileiros são alguns exemplos.

Você tinha ideia que a armazenagem dos produtos nos portos brasileiros é a variável que requer maior cuidado e atenção do importador?

Se não sabia disso, ainda bem que está lendo esse artigo, continue comigo que tem mais.

Quero Prestar Consultoria em Importação

Você precisa estudar permanentemente se o objetivo for se tornar um especialista e auxiliar outras pessoas a fazer importação.

Ou seja, é preciso ter em mente que quem está buscando por um consultor, visa contratar um profissional que lhe transmita segurança, confiança e conhecimento sólidos na área.

O consultor de importação precisa saber como encontrar bons fornecedores, entender de logística, de administração e estar ligado nos acontecimentos atuais. Por isso, ter um curso de importação no currículo é fundamental.

Aprender por necessidade da empresa ou demanda do mercado

Muitos dos clientes que chegaram até a China Gate estavam sem perspectiva de futuro, com risco de encerrar as atividades ou desistindo dos seus negócios. Isso tem outro nome, se chama falência. Ninguém gosta de falar de falência, não é mesmo?

Por exemplo, temos casos de clientes com negócios em cidades muito pequenas, com poucos habitantes. Há também aqueles que, antes de nos conhecer, fizeram investimentos em setores que não dominavam, dessa forma, perdendo dinheiro.

É muito importante buscar as ferramentas mais confiáveis para importar com segurança, mas também para gerenciar seu negócio adotando as melhores práticas, processos e ferramentas. Principalmente, se você não tiver muita margem de erro.

Não tenho dúvidas de que o conhecimento é uma grande e eficiente ferramenta, nesse sentido.

Concorda?

A foto mostra containers para importação, de de várias cores empilhados um sobre os outros. Na parte inferior da fotografia, um homem vestido de camisa azul de manga longa e calça também azul, inclina a cabeça para o alto e contempla a altura da estrutura montada.
Crédito: Foto por Pat Whelen, retirado de Unsplash

O que vou aprender em um Curso de Importação?

A China Gate tem cursos para diversos perfis de importadores. Eles abordam desde a identificação de produtos com boas oportunidades para importar, até a chegada da mercadoria no endereço do importador.

Em primeiro lugar, os conteúdos mostram como fazer a busca de fornecedores. Posteriormente, como entender os custos da importação, fazer a negociação e o pagamento de tributos e serviços. Além disso, como acontece o embarque, o transporte e a nacionalização dos seus produtos.

Quer saber mais?

Vem comigo!

Quero me Matricular no Melhor Curso de Importação

O Conexão China 2.0 é o curso de importação top de linha do mercado. Você aprende sobre finanças, gestão, vendas e fluxo de caixa. Além de ver com detalhes toda a jornada de importação.

A linguagem do curso é acessível e pensada para profissionais da área de negócios. Por isso, o Conexão China 2.0 é a escolha ideal, tanto para o varejista quanto para o atacadista, agregando valor para o e-commerce e para a loja física.

São 100 aulas em vídeo e uma série de bônus para facilitar sua importação.

Se interessou? Deixe seu nome na lista de espera.

Para importar Sozinho?

Você quer importar produtos de alto valor, com custo de até três mil dólares? A Importação Simplificada foi feita pensando nesse perfil. A metodologia do Importação Simplificada mostra como o produto sai da China direto para a porta da sua casa.

Dessa forma, a importação simplificada é para produtos que não precisam de certificação e homologação de agências reguladoras no Brasil. Além disso, não necessita de radar siscomex, nem mesmo dos serviços do despachante aduaneiro.

Os componentes eletrônicos, relógios ou fones de ouvido podem ser produtos alvos da Importação Simplificada, por exemplo.

Sua empresa vende algum deles?

Preciso importar um Container Inteiro?

Não. Na Importação Digital temos o container compartilhado. Sua carga é embarcada juntamente com os produtos de outros importadores. Por isso, você paga a partir de um metro cúbico utilizado.

Para utilizar o serviço, você precisa fazer uma assinatura anual, na qual o importador terá acesso a uma série de vantagens. Elas são:

  1. Você paga apenas pelo espaço utilizado no container;
  2. O espaço de um metro cúbico é o mínimo a ser contratado;
  3. Uma taxa de 10% em cima do valor da carga é o custo do armazenamento;
  4. Você paga todos os impostos de nacionalização dos produtos no Brasil;
  5. O Desembaraço aduaneiro é feito por nossa equipe;
  6. Cuidamos do armazenamento da carga no nosso porto.

O Importação Digital está com inscrições abertas.

Quero Aumentar os lucros da minha Empresa

O Importação Passo a Passo mostra desde a busca por um fornecedor até a chegada do produto na porta da sua empresa. Dessa forma, com o curso, você aprende como são as modalidades aérea e marítima de importação.

Ao Analisar as planilhas de custos das modalidades de transporte e as possibilidades de armazenamento, você entenderá se seus produtos são competitivos ou não no mercado.

E aí, se interessou por algum dos nossos cursos?

Entre em contato com nosso time e conheça mais detalhes.

Veja os depoimentos dos alunos que passaram por aqui, e agora são parceiros da China Gate.