3 Dicas para Importar da China sem Medo

Tempo de leitura: 6 minutos

Importar da China é um processo longo e burocrático, disso todo mundo já sabe. Por isso, já alerto: nenhuma das dicas para importar da China escritas aqui fazem milagres. Se você é empresário, entende que nada cai do céu, de forma milagrosa. É preciso suar a camisa. Concorda?

Vejo que muitos empresários e empreendedores desconhecem o processo para realizar uma importação. E, isso acaba fazendo com que alguns deles fiquem paralisados diante da dificuldade, já que o medo de fazer um investimento errado e perder dinheiro bate a porta. Entretanto, é normal ter medo. O que precisamos aprender mesmo é saber utilizar esse sentimento a nosso favor.

O bacana é que existe algumas práticas que, se adotadas corretamente, podem lhe dar mais segurança e confiabilidade para fazer a importação empresarial. E, é exatamente esse o nosso papo de hoje: estratégias para você perder o medo e ganhar confiança para importar da China.

Então, se ajeite confortavelmente aí e vem comigo.

Importar da China: Buscando as Primeiras Informações

O importador ou importadora precisa dar um primeiro passo e buscar informações a respeito do processo de importação. E, isso pode ser feito através da tela do celular ou do computador. Nesse sentido, o Google é uma ótima ferramenta para solucionar nossas dúvidas e dores.

De início, é possível que suas dúvidas sejam mais básicas. Com isso, a disponibilidade de conteúdo na web é tremenda. Muitas trades importadoras, assim como nós da China Gate, produzem uma série de conteúdos úteis e esclarecedores para quem busca as primeiras dicas para importar da China, ou de qualquer outro país.

Dessa forma, você pode acessar materiais como e-books, vídeo-aulas, webinários, entrevistas, podcasts de forma rápida e gratuita. Visto isso, para ser sincero, se você estudar com afinco 80% do material que a China Gate disponibiliza gratuitamente nas redes sociais, você consegue fazer a importação sozinho. Vai por mim!

Por outro lado, esses recursos são uma mão na roda para você tirar suas dúvidas. E, ainda, descobrir empresas e profissionais que atuam com importação. Através deles, o futuro importador pode se informar sobre cursos mais aprofundados sobre importação da China, mas também sobre outros serviços como assessoria ou consultoria de importação.

Veja o vídeo do empresário José Lucas. Numa rápida pesquisa, ele encontrou diversos vídeos gratuitos e informativos da China Gate. A partir dali, ele percebeu que é plenamente possível torna real o sonho da importação.

Contrate uma Consultoria para Importar da China

A consultoria de importação da China é um serviço mais personalizado. Sendo assim, o consultor faz as orientações tendo em vista as necessidades da empresa. Além disso, o consultor pode ser a pessoa que vai cuidar diretamente da importação empresarial para você. É como se você contratasse, de forma terceirizada, um setor inteiro de importação para sua empresa.

Sendo assim, as consultorias são ideais para quem tem medo de realizar a importação sozinho. Seja por desconfiança em relação aos fornecedores chineses ou por medo de investir em produtos de baixa qualidade, por exemplo. Ao contratar o serviço, o consultor faz a busca de fornecedores e produtos para o importador.

Além disso, você pode viajar junto com o profissional e ver de perto os produtos e conhecer o fornecedor. Caso viajar para China esteja fora dos planos, o importador pode contratar uma vistoria no fabricante ou importar amostras ou lote teste do produto.

Dessa forma, a consultoria é uma forma de garantir a qualidade dos produtos, a eficiência e segurança da importação.

O que a consultoria de importação oferece?

O serviço de consultoria fica a cargo de cuidar de uma série de atividades. Entre elas podemos destacar:

  1. Comunicação com fornecedores na China
  2. Simulação dos custos de importação
  3. Elaboração e revisão dos documentos de importação
  4. Contratação e gerenciamento do despachante aduaneiro
  5. Classificação fiscal (NCM)
  6. Acompanhamento e orientação de Radar e Siscomex
  7. Contratação de frete e seguro

Esses são apenas alguns serviços que fazem parte do pacote de consultoria. Sendo que eles podem variar, de acordo com a modalidade de importação e, em função da necessidade do cliente.

Todavia, outra dica para importar da China é tomar cuidado com os serviços que são oferecidos de forma gratuita. Por isso, veja as dicas do vídeo abaixo sobre o que é realmente a consultoria de importação.

Quais as Vantagens de um Curso de Importação?

Os benefícios de um curso de importação da China podem ser muitos. Primeiro, você vai estar em contato com profissionais experientes e que possuem bagagem extensa sobre o assunto. Segundo, ao final do curso você terá conhecimento suficiente para realizar toda a jornada de importação com autonomia e lucratividade.

Como já disse anteriormente, para saber como importar da China é necessária uma série de conhecimentos. Na verdade, a oportunidade só se confirma depois que você planilhar todos os custos de importação.

Com isso, concluir se o preço de venda do produto é atrativo para o cliente. Além disso, se é competitivo no mercado e permite uma margem de lucro de, no mínimo, 30%.

Dessa forma, preciso lhe fazer algumas perguntas:

  1. Você sabe quais são os custos de informação
  2. Você conhece o procedimento para buscar bons fornecedores na China?
  3. Sabe como importar bons produtos da China?
  4. Sabe colocar todas as informações na planilha ?
  5. Conhece os impostos de importação da China para o Brasil?

Sem dúvida, essa lista de perguntas poderia ser muito maior. Entretanto, essas são informações fundamentais para começar a importar. Dessa forma, entendo que um curso de importação pode ajudar você a compreender todos os detalhes, conceitos e fases da importação. E, isso tudo é feito sem atropelos, respeitando o tempo de cada importador.

Importador, tenho certeza que fazer um curso de importação é uma das dicas mais preciosas para importar da China.

Aí, você pode me perguntar: “Qual curso de importação empresarial você indicaria?”

Imagem apresenta homem vestido com blazer azul marinho e camiseta branca. Ele está posicionado no centro da foto. Na parte inferior da imagem, lemos o texto Conexão China 2.0, turma extra, pré-matrículas abertas.

Conexão China 2.0: O curso mais Completo

A pré-matrícula para a turma extra, com início no dia 19 de abril já está aberta. Com ela, você terá prioridade na abertura da turma. Além disso, vai garantir todos os bônus proporcionados pelo curso.

O Conexão China 2.0 apresenta a jornada de importação da China tintim por tintim. Desde a busca por fornecedores, passando pelo desembaraço aduaneiro, impostos de importação, armazenagem e frete até a chegada da carga até a porta da sua empresa. Você verá também uma série de dicas e conteúdos sobre a melhor forma de comercializar o produto.

Ou seja, o curso de importação Conexão China 2.0, é ideal para o importador que deseja conhecer todos os passos da importação. E isso independe do nível de conhecimento que você tenha no momento. Dessa forma, você vai descobrir, por exemplo, que não é necessário importar um container completo da China. É possível importar média ou baixa quantidade, em container compartilhado.

Por isso, não perca tempo, importador. Toque no botão abaixo e garanta sua vaga agora mesmo.