Como importar da China com segurança

Olá, importador, tudo bem? Muitas vezes, precisamos importar produtos da China para revender em nosso país, mas não sabemos ao certo como fazer isso. Caso você já importe da China ou nunca fez isso antes, reunimos aqui cinco dicas para você importar com mais segurança e, é claro, evitar transtornos como extravios e outras dores de cabeça.

É importante lembrar que, de nenhuma forma, estamos falando que não é seguro importar da China. Muito pelo contrário, incentivamos essa prática aqui na China Gate, nós vivemos disso. No entanto, imprevistos podem acontecer em qualquer negócio e, quando é internacional, geralmente você paga tudo antes do produto ser embarcado. Por isso, mostramos aqui como tornar a sua importação da China ainda melhor e mais segura. Confira!

Importação de amostras

Antes de efetivamente comprar um produto da China, procure antes pequenas unidades, como amostras, para entender e conhecer o produto antes de comercializá-lo. Afinal, o tempo que vai demorar para chegar um maior volume de venda, o tanto que você vai gastar e aguardar chegar para, ao final, descobrir que não é bem o que você esperava é bastante, como já explicamos neste outro artigo.

Por exemplo, uma venda de canetas coloridas da China, estilo aquelas de várias cores dos anos 80. Peças antes algumas de várias cores, para analisar se elas não falham, se estouram a toa, se a tinta é de boa qualidade e muito mais! Se precisar abandonar a ideia, pense que, pelo menos, você não comprou um volume maior de canetas. Se não, invista mais, agora você já sabe o terreno onde está pisando. 

Um outro obstáculo na importação de amostras é que, por ser em menor quantidade, alguns fornecedores podem pedir um valor a mais no varejo do que seria no atacado. Afinal, ele vai gastar com a importadora, com todos os documentos e diretrizes que seriam mais vantajosos para ele em um volume maior, como falamos aqui. Por isso, também considere esse custo no valor de venda.

Comunicação fluida

Outra dica fundamental para importar da China, bem como de qualquer outro país, até mesmo dentro do Brasil, é a comunicação. Afinal, se o vendedor conhece bem o produto, fala bastante sobre ele e mostra que conhece a fundo o que vende é, com toda a certeza, muito mais confiável do que alguém que pouco fala sobre o produto. Por isso, mesmo se a negociação levar dois, três meses, isso é sinal de confiança. Afinal, ninguém gasta tanto tempo enganando alguém.

Dessa forma, a comunicação fluida, que responde as suas dúvidas e questões é fundamental em qualquer negócio, assim como o atendimento do vendedor. Por isso, quando for importar produtos da China, fique atento às palavras e questões do fornecedor, se ele fala sobre assuntos relevantes ou só fala sem sentido. Cuidado com isso, certifique-se que ele saiba sobre o que está falando!

Como Importar da China Com Segurança: Inspeção local

Uma forma de importar da China com segurança e de outros lugares é conferindo o local da fábrica, a qualidade do que você vai comprar, os consumidores e vendedores e muito mais. O ideal é ir até à China, mas com a pandemia isso não é recomendado. No entanto, existem outras possibilidades e alternativas para você conhecer melhor o seu fornecedor.

Uma delas é contratar agentes de inspeção locais para fazer isso por você. Ah, mas não conheço nenhum! Calma, existem empresas especializadas para inspecionar por você! No Google, você procura por china inspection e vão aparecer diversas empresas lá. O melhor é que você pode inspecionar o local, a fábrica, a qualidade do produto e até se a pessoa que negociou com você realmente trabalha lá!

Pagamento em conta da empresa

Uma outra dica de segurança para negociar com a China, bem como outro país, é verificar a conta corrente para pagamentos. Fique atento se não aparecer o nome da empresa, mas sim o nome de uma pessoa física. Mesmo que for dito que é o nome do patrão, do sócio, do amigo do cachorro do vizinho, não caia nessa! Exija conta corrente com a razão social da empresa, bem como o CNPJ apresentado no momento da negociação.

Verifique também os documentos para importação, como o Proforma Invoice. Ele é de fundamental importância para você saber com qual empresa está lidando e se pode ou não confiar. Além de mostrar profissionalismo, é um dos documentos mais importantes quando falamos de importação empresarial.

Como Importar da China com Confiança: Escolhendo um Trading

Trading é uma empresa que, no caso de importação, vai servir como mediadora entre você e a China, bem como qualquer outro país. Bastante utilizada em importações no geral, independente do país, pode ajudá-lo a prevenir muitos problemas. No entanto, essa contratação não sai barata.

Geralmente, elas costumam cobrar 5 a 10% do valor total da sua importação. Isso sem contar que o mínimo por pedido costuma ser de mil e quinhentos dólares. É como se fosse um seguro de confiança, no final das contas. Mas que pode auxiliar bastante nos trâmites internacionais, principalmente para quem está começando.

É importante lembrar que, em nenhum momento nós, da China Gate, estamos falando que é perigoso importar da China, bem como de qualquer outro país. No entanto, existem pessoas de má fé em todo lugar, até mesmo no Brasil. Por isso, damos essas dicas de segurança, principalmente para importações.

Pense bem, se você for enganado no Brasil, a lei é a mesma, para você e para quem o enganou. Já fora do país, a história é outra. Vai ser necessário contratar advogados internacionais, mexer com outra Constituição, o que vai aumentar muito o valor a ser pago para estornar o que foi perdido. Por isso, enfatizamos tanto o fato de se precaver ao importar da China, assim como de todo outro país.

Segurança é tudo, principalmente com produtos de valor. Se você comprar um carro, por exemplo, é claro que você vai fazer o seguro dele, certo? Não que dizer que você está esperando ser roubado, você está se precavendo caso ocorra, não é? Então, com as importações é igual. Prevenção sempre é o melhor remédio.

Em Resumo

  • Importe Amostras
  • Observe se o fornecedor entende do assunto
  • Faça uma inspeção
  • Só pague na conta bancária da empresa na China
  • Se precisar, utilizer uma trading de sua confiança

Agora que você já sabe tudo sobre como importar com maior segurança da China, não pare por aí! Visite o nosso Instagram e continue conosco!

Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli é fundador da China Gate, empresa de educação e consultoria focada em ajudar pessoas a importar da China para o Brasil através das suas empresas.
Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli é fundador da China Gate, empresa de educação e consultoria focada em ajudar pessoas a importar da China para o Brasil através das suas empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Recentes

Alibaba Sem Segredos

Curso Gratuito para você que deseja começar a importar da China!