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Conheça grandes empresas que começaram seu sucesso na importação

Ler e ouvir histórias de grandes nomes do mercado é sempre bom para nos inspirarmos e tirarmos lições importantes sobre negócios. E se você está pensando em começar a importar, é sempre bom aprender com quem já trilhou esse caminho. Por isso separamos quatro histórias de empresas que começaram na importação as suas operações e hoje são referências em seus ramos.

Quais estratégias elas utilizaram para se destacar e se consolidar no mercado? Como escolheram os seus produtos? Será que os resultados são rápidos ou precisamos pensar no longo prazo? Quais ensinamentos essas histórias nos trazem?

Tudo isso você vai descobrir neste artigo. Por isso leia atentamente até o final e descubra grandes empresas que começaram na importação, assim como a sua!

O sucesso da Multilaser

A Multilaser começou importando máquinas de Xerox.
Foto: Divulgação/Multi

Começamos as nossas histórias de grandes empresas que começaram na importação com uma das gigantes no ramo de informática e tecnologia: a Multilaser, ou como passou a se chamar desde o ano passado, a Multi!

Tudo começou no ano de 1987, quando o engenheiro polonês Israel Ostrowiecki, que morava no Brasil, abriu a empresa importando máquinas copiadoras da Xerox. Logo, o empreendimento começou a ganhar corpo e ele também começou a reciclar cartuchos de impressoras, um serviço totalmente novo no Brasil.

No entanto, foi somente quando seu filho Alexandre assumiu a empresa em 2003, após a morte de Israel, que a empresa começou a crescer exponencialmente.

Alexandre, juntamente com seu sócio Renato, resolveu abrir o mix de produtos da empresa para outros periféricos em informática, como mouses, teclados, câmeras e aparelhos de áudio. Investiu também muito em complementos de linha, como filtros e estabilizadores, por exemplo. A Multi entrava de vez no ramo da tecnologia, que é bem concorrido.

Mas investindo em produtos de entrada, com itens mais acessíveis, a empresa se consolidou e hoje é uma das maiores do mercado, com itens de todo o tipo, como celulares e notebooks, além de produtos eletroportáteis, como fritadeiras e aspiradores, por exemplo.

A Multi abriu ações na bolsa recentemente e adquiriu novas empresas para o seu portfólio, como a Giga Security, indo também para o ramo de segurança e monitoramento.

A empresa hoje com mais de 3 mil funcionários. E tudo começou a importação de impressoras.

Chilli Beans e a persistência de Caito Maia

Foto: Divulgação

Não podíamos falar de grandes importadoras de sucesso sem falar da Chilli Beans, a maior empresa no ramo de óculos e relógios da América Latina, fundada em 1997 pelo empresário brasileiro Caito Maia.

Porém, que vê o tamanho da Chilli Beans hoje, não imagina o sufoco que foi o começo!

Na década de 1990, ele viajou aos Estados Unidos para estudar e disposto a trabalhar com vendas. Acontece que lá ele encontrou com vendedores ambulantes alguns modelos de óculos que não eram conhecidos do público brasileiro.

Então, sempre que vinha ao Brasil passar férias, trazia consigo vários óculos de sol para revender.

Os óculos importados eram diferentes do mercado nacional e assim ele pode chamar a atenção do público com peças exclusivas, vendendo rapidamente todas as unidades sempre que vinha.

Ele então criou uma empresa chamada Blue Velvet. Porém, por alguns descuidos administrativos e falta de fluxo de caixa, a empresa faliu.

No entanto, ele sabia o caminho e tinha aprendido que importar produtos poderia ser um negócio altamente lucrativo.

Com resiliência, começou outra empresa, a Chilli Beans, também importando óculos, só que desta vez da China. Aos poucos foi escalando seu faturamento e seus investimentos, personalizando seus produtos com a sua marca.

O resultado: hoje a empresa é a maior do segmento no Brasil e América Latina. Ainda hoje, de toda sua produção, aproximadamente 80% é produzida pelos chineses e importada para o Brasil.

Deu tão certo que o único país em que a Ray Ban não é líder no mercado de óculos é no Brasil, pois este lugar pertence a Chilli Beans, que traz seus óculos da China, com qualidade e marca própria.

O caso da Zee.Dog

Foto: Zee.Dog/Divulgação

Aberta em 2012, pelos irmãos Felipe e Thadeu Diz e por Rodrigo Monteiro, a Zee.Dog hoje é um grande empresa multinacional que revende seus produtos em mais de 20 países.

Com a ideia de inovar no mercado pet, foram atrás de comercializar produtos e acessórios que não eram convencionais neste nicho. Buscando um público mais jovem, eles tinham na ideia vender itens personalizados e coloridos para os animais de estimação.

Os três viajaram a China para entender como fabricar os seus produtos. Com amostras em mãos conseguiram um investimento e começaram sua jornada de sucesso.

Não é uma simples coleira ou uma guia para cachorro que eles comercializam, são produtos que trazem a personalidade do dono junto.

Hoje, a Zee.Dog atua em mais de 20 países, e todos os seus produtos são fabricados na China e exportados para os quatro cantos do planeta. Em 2021, a empresa foi vendida a Petz pelo valor de R$ 715 milhões.

A história da gigante Polishop

Foto: Divulgação

A última das quatro grandes empresas que iremos trazer com inspiração neste artigo é a tão conhecida e gigante Polishop, a varejista omnichannel que atualmente registra um faturamento anual de mais de R$ 1 bilhão.

Ela foi fundada no final do século passado pelo empresário João Appolinário que havia herdado do pai o espírito de empreendedor vendendo carros e que já havia viajado o mundo em busca de oportunidades.

Quando estava em Miami, nos Estados Unidos, ele encontrou um projeto de startup de produtos suplementares. Ele viu uma oportunidade. Porém, não era fácil trazer esse produto para o Brasil, devido ao preço.

Mas ele não desistiu da ideia e conseguiu um investidor que o ajudou a trazer o produto para o nosso país. Era uma espécie de ‘sopa emagrecedora’. A ideia de João, entretanto, não era vender produtos para dietas, mas oferecer qualidade de vida. Então, mesmo com o preço alto, o valor do produto era justo.

Buscando uma estratégia de vendas em vários canais e com um marketing pesado, a empresa que importava produtos dos Estados Unidos começou a crescer exponencialmente e foi adicionando mais itens em seu catálogo de produtos.

Aos poucos a empresa foi dominando o mercado, investimento cada vez mais em publicidade e nos mais diversos tipos de atendimento público.

Mas foi somente em 2013 que a Polishop conseguiu inaugurar a sua fábrica própria, na Zona Franca de Manaus. Antes, os produtos comercializados eram importados e isso fez ela ser uma gigante do mercado. Hoje ela é uma multinacional e uma das maiores dentro do ramo de varejo de produtos omnimarketing.

O que essas empresas nos ensinam?

Poderíamos citar outras grandes marcas que em algum momento utilizaram (e ainda utilizam!) da importação para crescer, como a Havan, uma das maiores empresas do país com mais de 20 mil funcionários e que importava tecidos no começo de sua operação e a Imaginarium, a maior loja de presentes e decorações do país, que ainda hoje importa muita coisa para os seus produtos.

Entretanto, com essas quatro histórias de sucesso já é possível ver pontos em comum em todas elas e retirar preciosos ensinamentos, especialmente para quem está começando.

Importar é o melhor caminho para lucrar mais

Talvez o ensinamento mais claro de todas essas histórias é que investir na importação empresarial é a melhor alternativa para escalar seu faturamento.

Isso porque comprando de outros países, especialmente a China, você reduz seus custos de compra e ganha uma maior margem de lucro para trabalhar. Fica muito mais fácil ser competitivo no mercado e superar os concorrentes, sem perder a sua rentabilidade.

Pare de tentar comprar de fornecedores nacionais e busque alternativas no exterior para comprar mais barato e ganhar muito na revenda do seus produtos aqui no Brasil.

É necessário ter paciência

Como você pode ter percebido, nenhuma dessas grandes empresas cresceu da noite para o dia. Foram longos anos até elas se consolidarem no mercado e se tornarem referências em seus ramos.

Se você está pensando em abrir uma empresa e seguir o caminho da importação, que elas trilharam, é necessário ter paciência e dia após dia ir colocando seus esforços no crescimento do seu negócio. Não queira resultados rápidos, mas pense no longo prazo.

Como você quer estar a daqui 10 anos? Esse deve ser o seu norte!

Invista em sua marca

Além de investir na importação, que já reduz os custos de suas operações, essas empresas também investiram em produtos exclusivos e que consolidassem a sua própria marca.

Buscando com os fabricantes, elas personalizaram seus produtos e já importaram com tudo feito para divulgar a sua marca para os clientes. Assim, elas se destacaram dos concorrentes e ganharam espaço no mercado.

Se inspire nesses casos de sucesso, mas busque trilhar seu caminho e o de sua empresa. Não busque importar marcas famosas, mas busque consolidar sua própria marca no mercado com produtos personalizados.

Daqui a dez anos, quando sua marca estiver na mente do público, você irá agradecer a você mesmo por essa decisão!

No vídeo abaixo, nós falamos um pouco mais sobre como se destacar da concorrência criando um diferencial no seu produto:

Quem chega primeiro, bebe água limpa!

Se você está pensando em começar um negócio próprio de vendas, seja no e-commerce ou em loja física, não espere mais. Comece hoje mesmo, pois como diz o ditado, quem chega primeiro, bebe água limpa.

Imagine se a Zee.Dog tivesse esperado? Outra pessoa poderia ter tido a ideia deles e começar com produtos personalizados no ramo pet e seria muito mais díficil o caminho deles. E se João Appolinário não tivesse começado com a sopa que era novidade? Outra pessoa poderia ter importado este produto e começado um negócio lucrativo e nós não conheceríamos a Polishop.

Atualmente, segundo o Ministério da Economia, das quase de 7 milhões de empresas de comércio no Brasil, apenas cerca de 40 mil estão aptas a importar. Dessa forma, existe um grande oceano a ser explorado com inúmeras oportunidades para quem começar agora.

Você está esperando o que para começar a importar seus produtos? O momento favorável é agora!

Não espere alguém começar para ir atrás. Saia na frente e tenha caminho livre para ter um negócio lucrativo e escalável através da importação.

Conte conosco!

Na hora de começar a sua jornada de importação como todas essas marcas que apresentamos neste artigo, conte com a China Gate. Nosso time está há mais de 20 anos ajudando importadores todo o país a importarem barato da China com segurança para aumentarem os lucros.

Temos serviços para todos os tipos de importações: aérea ou marítima, container completo ou compartilhado! Clique aqui e conheça nossas soluções para te ajudar a tornar sua marca conhecida no mercado.

E se você quer receber conteúdos diários, com dicas de negócios e sobre a importação empresarial, curta nossa página no Instagram!

Gustavo Batilani

Gustavo Batilani

Formado em Copywriting e Redação, com 02 anos de experiência na área. Apaixonado por pessoas e processos. Possui experiência também na área de gestão e administração.
Gustavo Batilani

Gustavo Batilani

Formado em Copywriting e Redação, com 02 anos de experiência na área. Apaixonado por pessoas e processos. Possui experiência também na área de gestão e administração.

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