Desde o final de 2023, os valores do frete internacional vem sofrendo alterações. E desde o começo deste ano, estamos presenciando uma forte alta do frete marítimo no transporte da China para o Brasil.
São vários os fatores que estão contribuindo para esta alta do frete internacional, que impacta diretamente no preço das importações brasileiras.
Entenda neste artigo como está o cenário atual, as causas para este aumento no valor do transporte, se ainda compensa importar e quais as previsões para o futuro.
O frete da China para o Brasil
Um dos passo mais importantes quando falamos na importação empresarial, isto é, feita por CNPJ, da China para o Brasil é a questão do frete ou transporte internacional que irá trazer os produtos para o nosso país.
Este frete pode ser feito de duas maneiras: via aérea, por avião, ou via marítima, por navio.
A opção do frete marítimo é a mais utilizada nas importações, pois embora seja uma opção mais demorada, é bem mais barata que o frete aéreo. Assim, mesmo com um tempo a mais para receber os produtos, ainda se torna vantajosa, pois reduz o custo final de seus produtos.
Já o frete aéreo, é bem mais rápido que o frete marítimo, mas também é bem mais caro. Por exemplo: o preço para você trazer uma caixa de produtos no aéreo, é o praticamente o mesmo preço para transportar 1m³ (cerca de 20 caixas do mesmo tamanho) no marítimo.
Descubra o tempo de transporte de cada modalidade de frete neste outro artigo completo.
E quanto mais unidades você importa, menor o impacto do frete sobre cada uma delas, pois os custos fixos, como o próprio frete e armazenagem, são diluídos em mais itens.
O preço do frete impacta também nos impostos de importação. Isto porque, no Brasil, os impostos são cobrados sobre o total da operação, incluindo o valor do frete, somado aos produtos. Então, quanto maior o frete, maior também o imposto para pagar.
E é sempre importante lembrar que o frete não tem como base o valor do seu produto, mas sim o transporte e o volume do mesmo. Independetemente do seu produto custar R$ 100,00 ou R$ 10,00, se ele tiver o mesmo volume, na mesma modalidade o frete custará o mesmo valor.
A alta do frete marítimo
Como vimos, o preço do frete impacta diretamente no preço final da sua importação. Portanto, quanto maior o seu valor, mais cara ficará a sua importação.
Acontece porém, que, desde o final de 2023, os preços dos fretes marítimos estão subindo consideravelmente. E de Abril para cá, os preços da rota China-Brasil disparou.
No começo de Abril, por exemplo, o preço do transporte marítimo estava na casa dos US$ 2.800,00. No momento da escrita deste artigo, o preço das cotações internacionais estão próximas a US$ 9.500,00, para o mesmo container. Um aumento de quase 240% no preço, em cerca de 3 meses.
E isso também está acontecendo em todos os portos da China. Independente de onde sua carga sair e onde ela irá desembarcar aqui no Brasil, os preços estão bem elevados. Por exemplo, no porto de Shanghai, os preços da exportação (saída do porto) estão próximos ao período da pandemia:
É um aumento considerável e que tem atrapalhado muitos planos de importação. E são vários motivos para isso, como iremos ver a seguir.
As causas do aumento do frete na importação
Como foi dito acima, são vários fatores que estão contribuindo para a alta do transporte marítimo.
Alta demanda
O primeiro deles é a natural ‘Peak Season‘ que é a alta demanda (alta temporada), por procura do transporte internacional no mundo todo. Todos os anos, entre maio e setembro, o preço dos fretes tendem a subir um pouco no mundo, devido a alta procura pelo mercado, que as vezes supera a oferta do mercado. Isso ocasiona o chamado ‘overbooking‘ no transporte internacional.
Só que em 2024, o preço subiu muito mais do que o esperado, especialmente nas rotas China-Brasil.
O principal exemplo disso foi a alta procura das montadoras chinesas de carros elétricos e híbridos para enviar seus veículos para o Brasil. Eles fizeram de tudo para que seus veículos chegassem em nosso país antes do dia 01/07/2024, quando começou a vigorar a nova cobrança no Imposto de Importação para estes veículos, autorizada pelo Governo Federal.
Para carro elétricos, o imposto saltou de 10% para 18% e para os veículos híbridos, a alíquota foi de 15% para 25%.
Então, as montadoras, com a BYD, quiseram enviar toda sua frota para chegar antes desse aumento, para poder revender seus veículos com um preço mais acessível no mercado brasileiro. Dessa forma, elas compraram muitos espaços nos navios disponíveis. Portanto, pela leia da oferta e procura, quanto maior a demanda, maior o preço.
Conflito no Oriente Médio
Outro fator para o aumento do preço dos fretes é o conflito no Oriente Médio, especialmente na região do Mar Vermelho e canal de Suez, pelo conflito entre Israel e Hamas, intensificado no final de 2023. Desde então, as empresas de transporte marítimos, como a MSC e Maersk, estão evitando passar por essa região com seus navios, por questões de segurança.
O Canal de Suez é a via mais rápida entre Europa e Ásia. Mas como não está sendo utilizada, os navios estão usando a rota do Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, que é a rota utilizada para os navios que vem para América do Sul.
Dessa forma, a rota utilizada para as cargas virem para o Brasil está congestionada e sendo muito mais procurada. Pela mesma lei de oferta e procura, os preços subiram pela alta demanda de navios para passarem pela mesma rota.
Blank Sailing
Outro fator que contribui para o aumento do frete nas importações é que está acontecendo diversos casos de blank sailings, que são situações onde o armador (responsável pelo navio) altera ou cancela um rota que já estava pré-estabelecida.
Isso ocasiona atrasos e também menos navios disponíveis para o transporte. Um Blank Sailing pode ocorrer por diversos fatores, como as próprias guerras perto dos portos, risco de pirataria no mar, ou alterações climáticas, como as que tem acontecido na China.
Perspectivas para o futuro do frete internacional
Infelizmente não é possível dizer com total certeza o que acontecerá com os preços do transporte internacional.
Alguns especialistas estão apostando em uma normalização nos próximos meses, devido a procura começar a diminuir no mercado. Se o frete não abaixar, pelo menos irá se estabilizar e não aumentará mais.
Já para outros, como Mario Veraldo, CEO da MTM Logix, a tendência é que até o final do ano o frete deva subir, em média, mais 10%, devido aos fatores listados anteriormente, especialmente pela falta de navios para atender a demanda.
A verdade é que o preço do transporte internacional pode variar de uma hora para outra, devido a um novo conflito ou declarações dos líderes das nações. A melhor dica que podemos dar para você importador é que fique constantemente de olho nas notícias globais e nas cotações de frete.
Importar com frete alto ou esperar?
Diante deste cenário atual de alta do frete, muitos importadores ficam se perguntando: importar agora, mesmo com os valores altos ou esperar abaixar?
Bom, se você se encontra neste cenário, o que podemos te dizer é: se o frete subiu para você, ele subiu para o seu concorrente e para o fornecedor nacional também. Então, de qualquer forma, você sofrerá com os preços mais altos para os produtos e os seus concorrentes também.
Dessa forma, a importação ainda se torna uma vantagem do que comprar no Brasil, pois você reduz seu custo de compra comparado ao preço do fornecedor nacional.
Lembrando que o custo do frete deve compor o seu preço de venda e, portanto, repassado ao seu cliente, como todos os outros custos do produto.
Temos clientes que esperaram o frete e o dólar abaixar na época da pandemia e quando isso aconteceu, já não compensava importar o produto desejado, por exemplo.
Então, não espere o tempo favorável para importar. Comece o quanto antes, pois enquanto você está pensando em importar ou não, muita gente está conseguindo comprar mais barato direto do fabricante na China e revendendo com lucro no Brasil.
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