Sua ideia de importação pode ser viável e nós podemos te ajudar

Search
Close this search box.

4 Riscos da Importação da China: Como Superar?

Quais os riscos da importação da China? Todo mundo sabe que importar do país asiático é uma ferramenta e uma alternativa muito boa para quem quer ganhar dinheiro. Mas antes disso, todo importador quer entender mesmo é como fazer uma importação da China de forma segura.

E o que você tem que fazer para importar da China com segurança é:

– Identificar os Riscos
– Eliminar os Riscos

Dessa forma, nesse texto vou listar 4 inseguranças que quase todos os importadores apresentam. Além disso, aqui você vai aprender como enfrentar e superar todos esses riscos da importação da China.

Então vamos lá!

Posso Não Receber a Mercadoria Importada da China?

Bem, esse é o medo mais comum de quem quer importar. Pagar o produto e levar um cano. Apesar desse problema acontecer bem menos do que você imagina, é com certeza algo que você tem que se precaver.

Mas como? Vou explicar agora.

A primeira coisa é se certificar que a empresa com a qual você está negociando existe. Depois, você precisa ter certeza que a empresa tem conta na China. Se a empresa te passar conta corrente fora da China, desconfie, pois isso não é um bom sinal.

E para certificar que a empresa existe, você tem que contratar uma INSPEÇÃO. Se você contratar uma inspeção agora, em 48 horas o relatório chega no seu e- mail. Ou seja, é um procedimento que as empresas fazem bem rápido, e em mais de 70 cidades da China.

É muito, muito rápido. Você vai gastar algo entre 200 e 300 dólares pelo serviço. Então, basta digitar no Google algo como: “china inspection” que você vai encontrar várias empresas que prestam esse tipo de serviço.

O que o relatório pode garantir? Bom, o documento vai trazer algumas informações. Ou seja, você vai saber se a empresa existe, se ela está registrada corretamente, quantos funcionários tem. Vai ter foto de tudo.

Assim, terá em mãos uma série de materiais para se certificar de estar confiando nas pessoas certas. É claro que mesmo com a comprovação de existência da empresa isso não impede uma série de outras dúvidas sobre os riscos da importação da China.

Como Contratar uma Inspeção pelo Alibaba?

Se estiver comprando pelo Alibaba e for pagar direto pelo site, pode contratar a inspeção diretamente por lá. A grande vantagem é que na plataforma o serviço custa bem menos, em torno de 120 dólares*.

No Alibaba ou algum outro site confiável, a chance de não receber a mercadoria é quase zero. Nesses casos, a plataforma está intermediando operação, o que traz garantias para o importador.

Aliás, se você quer encontrar produtos e fornecedores para importar da China para o Brasil, visite o site Rakumart.

Esse é um site chinês focado em atender importadores revendedores brasileiros. Eles cuidam da parte da China e nós da China Gate cuidamos da parte de logística e desembaraço aduaneiro. 

Mas, voltando ao assunto do pagamento. Quando você começa escalar suas importações, você não vai pagar pelo Alibaba. Ou seja, geralmente paga direto ao fornecedor mesmo, através de um banco, por exemplo. Dessa forma, nesses casos, a inspeção se torna fundamental.

O Risco de Importar Gato por Lebre da China

Aqui é um dos riscos da importação da China que você também pode eliminar com a inspeção e também com a importação de amostras.

Só que essa inspeção para conferir a qualidade é diferente da anterior. Se a anterior era para ver se a fábrica existe, tirar fotos e conferir os dados da empresa, é a inspeção de fábrica. Agora, essa inspeção é para testar os produtos, logo, inspeção de produtos.

Se a empresa tem produtos na pronta entrega, você pode contratar uma inspeção que faz tudo junto. Ou seja, que é capaz de verificar a empresa e testar os produtos.

Todavia, se os produtos demorarem algumas semanas para ficar pronto, o importador terá que contratar uma inspeção específica para esse objetivo.

Como é o Teste de Produtos Importados na China?

Geralmente o teste é feito por amostragem. O padrão é inspecionar 5% dos produtos. Mas você pode pedir para inspecionar mais, se quiser. Lembre-se de negociar isso com a empresa, já que a inspeção de um número maior de produtos pode custar mais caro.

Quer uma dica melhor? Importe as amostras do produto antes de fazer o pedido completo. Assim, você mesmo vai poder testar e ver se a qualidade é boa.

É claro que se você for uma pessoa desconfiada vai pensar agora: “Mas quem me garante que a amostra que o Chinês mandar vai ser a mesma que ele vai embarcar?”

E a resposta é: Ninguém!

Se você não confia no seu fornecedor, a melhor maneira de eliminar logo as dúvidas, aumentando a segurança da sua operação é mesmo com uma inspeção dos produtos.

Riscos da Importação da China: Ter Mercadoria Roubada ou Quebrada

O terceiro ponto da lista de riscos da importação da China que corremos ao importar produtos é ter a mercadoria quebrada ou roubada.

A mercadoria pode quebrar durante o transporte. Isso é fato! Quanto mais se movimenta as caixas, maior o risco de algum acidente nesse sentido acontecer.

Também tem a ver com o material com que os produtos são feitos. Por exemplo, a facilidade de um item de vidro sofrer danos é maior do que a de um produto de ferro ou aço.

Visto isso, o que você tem que fazer para reduzir esse risco? Primeiramente, deve realizar o seguro da carga. O seguro é um instrumento que não vai evitar uma perda na carga. Todavia, vai garantir que você seja reembolsado no caso de ter mercadorias avariadas ou roubadas.

Segundo, peça para seu fornecedor uma boa embalagem nos produtos. Isto é, utilizar materiais resistentes, que aguentem os inúmeros manuseios durante o trajeto China-Brasil. Para ser sincero, isso é algo até relativamente fácil de conseguir. Basta ter uma boa conversa com seu parceiro de negócios.

Quer conhecer como é a jornada da sua carga da China até o Brasil?

A Saga das Mercadorias na Importação da China

Para você ter uma ideia, essas caixas saem do fornecedor, vão para uma transportadora. Depois, para um depósito na China para serem carregadas.

Dias depois essas caixas saem do depósito e vão para dentro do container. A unidade é alocada no navio, que segue rumo ao Brasil. Quando chega aqui, são retiradas do container, seguindo para um depósito no porto.

Posteriormente, é feita a liberação na aduana. Por fim, pode passar por mais um ou dois caminhões e um ou dois depósitos até chegar na sua mão.

Ou seja, da origem até o destino, são mais de 7 movimentações de carga e descarga. Então, se a embalagem não for de boa qualidade, os produtos podem ser danificados.

Mas, e o Risco de ter a Carga Roubada na Importação da China?

Em cada lugar onde a carga fica parada, em depósitos, existe o risco de alguém rasgar a caixa e roubar os produtos. Não é muito comum, mas pode acontecer.

Para resolver esse problema a solução é a mesma que explicada anteriormente. Faça sempre o seguro da sua carga. Tanto contra roubo como contra avarias.

Só pra dizer, o seguro é baratinho. No Importação Digital Container Compartilhado, um seguro da sua carga fica 30 dólares por importação. Ou seja, é um valor muito barato que pode evitar um dano catastrófico mais a frente.

Então, repito mais uma vez, faça o seguro!

Foto de Patrick Tomasso, retirado de Unsplash.com

O Risco de Não Conseguir Vender os Produtos

Aqui o problema é mais complicado de resolver. Se você não tem experiência de venda, fica bem difícil vender depois. Esse não é exatamente um dos riscos da importação da China, mas impacta diretamente no negócio.

Sabe, tem muita gente que pensa que produto barato vende sozinho. Tem muita gente que pensa que produto bom vende sozinho.

Não existe produto que se vende sozinho. Então, quanto mais experiência você tem com o produto ou mercado que quer importar, menor vai ser o risco de ficar com estoque parado.

A boa notícia é que você pode desenvolver suas técnicas de venda, correndo atrás de aprimoramento, conhecimento, mentorias ou cursos. Aprenda e coloque em prática!

Não se esqueça de mensurar os resultados, consolidando as práticas que tragam bons resultados.

O que Precisa Saber para Conseguir boas Vendas?

Primeiro, faça uma boa pesquisa de mercado para saber por quanto se vende o produto aqui no Brasil. Além disso, ter uma simulação de custos para saber exatamente por quanto o produto vai chegar na sua mão é o pulo do gato.

Com a planilha de custos na mão e com a consulta sobre o preço de vendas na internet brasileira, você já vai ter uma boa noção se vai ter uma boa margem.

Dessa forma, com uma boa margem de lucro, o importador terá mais flexibilidade para fixar um bom preço, lucrar, e não ter a mercadoria parada.

Essa flexibilidade permite que, na pior das hipóteses, seja possível baixar o preço e vender barato se o produto não estiver girando. Ou seja, você recupera o dinheiro e parte para outro produto.

Não sei Vender, Mas Quero ter Meu Próprio Negócio. Como Faço?

Se você não tem habilidade de vendas, recomendo convidar um sócio que tenha essa habilidade para dividir o risco do negócio. E é muito comum essa composição societária nas empresas. Um cuida do operacional e o outro cuida do marketing e vendas.

Uma grande vantagem dos tempos atuais, é que a venda online requer um conhecimento mais técnico do que víamos no passado.

Quando você pensa em um bom vendedor, você pensa em quem?

Geralmente pensamos naquela venda um a um, um vendedor de carros, um vendedor de roupas, um vendedor de balcão, enfim, uma pessoa com boas habilidades de comunicação verbal.

Mas vender online é totalmente diferente. Tem sim que ser bom em comunicação, mas uma comunicação diferente. As habilidades envolvem ser bom em escrita, fazer e editar boas fotos e vídeos, ter um bom atendimento por chat e comentários.

Assim, podemos ver que esse vendedor é um profissional muito dinâmico, com muitas competências e habilidades.

Por outro lado, Há ainda as marktplaces, onde a questão da comunicação através da escrita e artes fica um pouco de lado, ao contrário das redes sociais, por exemplo.

Entretanto, aqui o produto, o preço e o vendedor precisam passar uma imagem muito boa. Os clientes avaliam pela quantidade de produtos vendidos, o preço do item e, principalmente, as avaliações deixadas por outros clientes.

Então, atualmente há variadas formas e métodos de vender produtos. Pode ser vantajoso abrir um perfil da loja em várias plataformas de vendas.

Importação Digital: O Jeito Mais Seguro e Prático de Importar da China

O Importação Digitial (ID) é o serviço de contêiner compartilhado da China Gate. Ao contrário contêiner compartilhado LCL tradicional que você vê por aí, no ID os custos logísticos são fixo. Quer que explique melhor?

Você pode importar pagando uma valor fixo de247** dólares por metro cúbico utilizado, sendo que o mínimo a ser contratado é exatamente um metro cúbico. Além disso, o importador paga mais 10% do valor da carga. Mas agora é que vem a cereja do bolo.

O Importação Digital livra você das oscilações do custo do frete e do maior vilão do importador de pequeno porte, a armazenagem. No ID, você tem frete com custo fixo e armazenagem já incluída no serviço! O Desembaraço aduaneiro também é por nossa conta.

Com esses valores, a China Gate cuida de toda a parte burocrática e logística da sua importação. Ou seja, o importador fica responsável apenas pela parte comercial. Com uma assinatura de 997** reais por ano, o importador ainda tem como benefícios:

  • Dez planos de negócio com produtos mais lucrativos para importar;
  • Habilitação totalmente gratuita do Radar Siscomex;
  • Curso online e gratuito de Importação Simplificada e
  • 60 dias de Garantia Incondicional.

A garantia incondicional funciona da seguinte maneira. Caso você faça as simulações de custo e decida não realizar a importação, poderá pedir o reembolso da anuidade. Entretanto, isso deve ser feito em até 60 dias após a assinatura do plano, ok?

Quer saber mais sobre o ID ou contratar o serviço? Toque ou clique no botão abaixo:

* Valores pode não ser compatível com o momento de leitura desse material.

** Valores praticados em Agosto de 2021, sujeito a alterações sem aviso prévio.

Dilvo Rodrigues

Dilvo Rodrigues

Nascido nas Minas Gerais, formado em jornalismo e apaixonado por cinema. Sou pai do Francisco, prezo por uma história bem contada e tenho muito gosto por aprender coisas novas. Sou Redator na China Gate, e ajudo pessoas a tomarem as melhores decisões sobre importação da China.
Dilvo Rodrigues

Dilvo Rodrigues

Nascido nas Minas Gerais, formado em jornalismo e apaixonado por cinema. Sou pai do Francisco, prezo por uma história bem contada e tenho muito gosto por aprender coisas novas. Sou Redator na China Gate, e ajudo pessoas a tomarem as melhores decisões sobre importação da China.

2 respostas

  1. Olá Marcus, tudo bem?
    Esse é um medo comum entre os importadores. Entretanto, se os documentos de importação estiverem todos certos, se a carga não tiver nenhuma regularidade e os impostos pagos devidamente, não tem por que se preocupar.

    Temos mais de 20 anos de experiência nesse ramo e podemos cuidar de tudo isso com tranquilidade e segurança.

    Minha dica para você que está começando é fazer nosso curso gratuito Alibaba Sem Segredos. Com ele, você vai começar a entender como funciona cada etapa do processo de importação. Inclusive o passa da fiscalização.

    É só tocar nesse link: https://chinagate.com.br/alibaba-sem-segredos/?utm_source=botaoblog_ass&utm_medium=artigos&utm_campaign=blog

    Qualquer outra dúvida, é só chamar.

    Abraços!

    Dilvo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Recentes