Caiu o Imposto de Importação Bicicletas

Tempo de leitura: 8 minutos

Essa é uma notícia para comemorar, pois não é todo dia que no Brasil a gente tem redução de impostos.

A Resolução GECEX nº 159 aponta para a redução gradativa no imposto de importação de bicicletas. Sendo assim, já no início de março, a alíquota para bicicletas montadas sai de 35% para 30%. O documento foi publicado no Diário Oficial, em meados de fevereiro.

E não para por aí. Ainda para 2021, outros dois ajustes estão previstos. Um para julho, uma redução para 25%. No mês de dezembro, o imposto de importação estaciona no patamar de 20%.

O anúncio do governo brasileiro chega em muito boa hora, já que o mercado das bikes está bastante aquecido. Para você ter uma ideia, em 2020 houve um aumento de 50% na venda de bicicletas. A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) fez o levantamento, com base no ano de 2019.

Quem acredita que esse resultado foi motivado pela pandemia do coronavírus está correto. Segundo a Aliança Bike, os brasileiros têm se preocupado muito com segurança e saúde, por isso optado pela bike como forma de transporte e lazer. Portanto, acompanhando até uma recomendação de utilização da “magrela” da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esse quadro poderia ser considerado apenas momentâneo. Entretanto, a redução do imposto de importação de bicicletas deve contribuir para a manutenção do cenário atual, que é de alta, mesmo com o dólar elevado.

Com todas essas informações em mãos, você deve estar se perguntando:

Eu deveria Importar Bicicletas?

Sem dúvida. E vou mostrar o porquê.

Recentemente, a Aliança Bike divulgou dados interessantes sobre o mercado das bikes no Brasil. Segundo eles, 98% dos produtos comercializados no Brasil vêm de outro país. Ou seja, apenas 2% das bicicletas que você vê nas ruas são produzidas em solo brasileiro. Esses dados são referentes ao ano de 2020.

A consequência é que a prática de impostos altos reduz a diversidade de produtos no mercado. Ou seja, os empresários do setor investem somente em produtos com maior saída e lucro. Entretanto, há demanda para diversos modelos e tipos de bicicleta. E aqui podem estar grandes oportunidades de fazer dindim.

A redução do imposto deve reduzir o valor pago por um produto ou serviço. E, esse é um grande atrativo para que as pessoas comprem mais. Além disso, elas devem comprar objetos que atendam mais as suas necessidades.

Então, se estou buscando um bicicleta para asfalto, não vou comprar um produto de trilha. Se o preço está atrativo, a tendência é que o consumidor satisfaça sua necessidade de forma plena.

Concorda comigo?

Vendendo por 3 vezes o valor de Custo

Modelo de bike que pode ser importada com a redução do imposto de importação de bicicletas. A foto mostra uma bicicleta na cor preta, com pneus grossos. Ela esta iluminada por um foco de luz, que está na parte superior da foto.
Fatbike foto de John Nzoka, retirado de Unsplash.com

Na China Gate, temos um exemplo muito especial. É o caso do empresário gaúcho Thierry Romanelli. Ele vem de uma família com negócios muito consolidados no ramo de calçados e acessórios esportivos, com diversas lojas. Entretanto, viu na importação uma oportunidade de diversificar seus negócios. E, principalmente, ter uma margem de lucro maior.

Dessa forma, pesquisando oportunidades de investimento na internet, Thierry encontrou a fatbike. É uma bicicleta com pneus mais grossos, indicados para terrenos arenosos. Ele percebeu que não havia oferta desse produto no Brasil, por isso decidiu investir no nicho das fatbikes, criando então a Fat Bike Brasil.

A empresa tem como público alvo pessoas com capacidade de pagar de um a dois mil reais por um bicicleta.

Mas a cereja do bolo vem agora. Preparado? Lá vai!

Incluindo todos os gastos com a importação do item, o preço de custo de cada bike foi de 600 reais, aproximadamente. O Thierry vende cada unidade por R$ 1.800,00, em marketplaces.

Ou seja, ele vende a três vezes mais, mesmo com imposto de importação a 35%. Imagina o que vai ser capaz de fazer quando o imposto de importação de bicicletas cair para 20%?

No vídeo abaixo, o Thierry conta mais detalhes da experiência de importação com a China Gate.

Aproveite a queda do Imposto de Importação e se Diferencie no Mercado

O Exemplo do Thierry é bem claro e fácil de entender. Ou seja, ele está ganhando dinheiro trazendo um diferencial para o mercado. O ponto legal é que no ramo de bicicletas, há inúmeras possibilidades. Vou apontar quatro.

Siga-me os bons!

Importando Bikes de Carga

Imagem mostra bicicleta de carga que pode ser alvo de importação com a redução do imposto de importação de bicicletas. A bicicleta é na cor roxa, possui cesto na parte dianteira e garupa na parte traseira. Na imagem é também possível os valores praticados pelo produto, que varia entre 83 e 88 dólares.
Bicicleta de carga disponível no Alibaba.com

Com a redução do imposto de importação de bicicletas, as bikes de carga são uma boa possibilidade. Esses equipamentos podem ajudar a solucionar problemas de logística nos grandes centros urbanos. Além disso, ajudam a reduzir gastos com combustível, impostos e manutenção com veículos automotivos. Ou seja, impacto direto na redução de custos e na emissão de poluentes atmosféricos. O planeta agradece!

Não sei você, mas muita gente deve lembrar das antigas cargueiras, também conhecidas como “cargueirão”. Elas eram (ainda são!) utilizadas por mercados, mercearias e pequenos comércios de rua.

Por isso, invista se você perceber uma tendência ou oportunidade para uso desse tipo de equipamento. É claro, faça uma estudo de viabilidade ou de mercado, primeiramente. E saiba qual o produto certo para importar.

As Bikes dobráveis são lucrativas?

Imagem mostra produto que pode ser alvo de importação com a redução da taxa de importação de bicicletas. Na imagem é possível ver um bike vermelha, com rodas formato de estrela, na cor preta. Na imagem, também pode se ver os preços de comercialização no site Alibaba, variando de 28,90 e 75,00 dólares, entre outras informações.
Bicicleta dobrável disponível para compra no site Alibaba.com

As bicicletas dobráveis são ótimas para centros urbanos. Principalmente aqueles onde há uma boa integração com o transporte público. Ou seja, entram em ônibus, trens e metrô. Elas também cabem no porta-malas de carros. Vão para qualquer lugar!

Esses produtos são ideais para pessoas que tem pouco espaço em casa ou em apartamentos. Do mesmo modo, as bicicletas dobráveis entram facilmente no elevador de um edifício. Além disso, são acomodados em pequenos espaços no ambiente de trabalho.

As bicicletas dobráveis estão na lista de produtos que venderam mais de um milhão de reais no e-commerce brasileiro, segundo a Olist.

Veja outros!

Handbikes: Ganhe dinheiro importando bikes Acessíveis

Na imagem vemos uma handbike, bike que se pedala com as mãos. O item é na cor vermelha, com assento na cor preta. O bicicleta possui três rodas, sendo um triciclo. Na imagem também vemos a variação de preços praticado pelo item no site Alibaba, de 2.489,40 a 2.880,36 dólares, entre outras informações.
As Handbikes promovem acessibilidade. Bike Disponível no Alibaba.com

Elas são conhecidas também como bicicletas inclusivas ou handcycle. Há modelos simples que privilegiam o fator deslocamento, mas é possível investir em equipamentos de alto valor agregado e alto desempenho.

Elas são ideais para pessoas que possuem dificuldades de locomoção, seja por mobilidade reduzida dos membros inferiores ou danos na coluna cervical. Por isso, são pedaladas com as mãos. Existem handbikes destinadas a tetraplégicos, em que os freios, por exemplo, podem ser acionados com a parte de trás da cabeça.

Aposte nas Bikes para o Público Infantil

Imagem mostra bicicleta de equilíbrio infantil, que pode ser alvo de importação, devido a queda da taxa de importação de bicicletas. A bike é na cor vermelha, sem pedais, cor rodas pretas. Na imagem também é possível conferir a faixa de preço do item, de 20,48 a 23,56 dólares.
Bicicleta de equilíbrio infantil. Disponível em Alibaba.com

Se você pensa em vender para crianças, as oportunidade são muito variadas. As bikes infantis auxiliam muito no desenvolvimento dos pequenos. Esse é um argumento que tem muito peso no coração de papais e mamães.

Além disso, são ótimas para lazer e momentos de descontração em família, o que também é importante na decisão de compra.

Nesse nicho de mercado, você pode segmentar o público a partir da faixa etária. Ou seja, trabalhar com produtos destinados a crianças com idade entre 3 e 5 anos ou de 7 a 10 anos, por exemplo.

Além da idade, é interessante focar numa faixa de renda. Então, seus produtos tem como público alvo crianças entre 3 e 5 anos, o qual os pais podem pagar até 500 reais por um bicicleta. Ou você pode comercializar as bicicletas de equilíbrio, com valor de até 200 reais.

O que achou das nossas dicas?

Venha ser Parceiro da China Gate

Tem outros modelos de bike em mente?

Nossos consultores estão prontos para auxiliar você a tomar as melhores decisões em todas as fases da importação. Além de bicicletas, podemos ajudar você a importar outros produtos com segurança e lucratividade.

Você terá acesso a conteúdo gratuito em nossas redes, site, durante eventos e consultorias. Além disso, conta com profissionais que podem cuidar de todo o processo de importação dos seus produtos.

Quer contratar a China Gate pra cuidar de tudo pra você?
Abra agora um atendimento e fale com nossos especialistas.