Importação de Patinete Elétrico e Scooters

Tempo de leitura: 4 minutos

O assunto de hoje é importação de patinete elétrico, ou scooters elétricas, da China para o Brasil. Um produto que está em alta. Para os interessados nesta importação, trouxe algumas notícias boas e outras não tão boas assim.

Notícia boa

Vamos à boa primeiro. Para importar esse produto não é preciso nenhum tipo de licença. Inmetro, Ibama, não precisa de nada. Você pode comprar na China, transportar, trazer para o Brasil, pagar os impostos, tudo legalmente e tranquilo, desde que você tenha uma empresa habilitada no Radar Siscomex. 

Sobre Radar Siscomex, se quiser saber mais, tenho outros artigos e também vídeos no canal onde eu explico melhor isso. Vou deixar alguns links pra você no final do artigo. 

Notícia não tão boa

Bom, falando de impostos essa é a notícia não tão boa. Ninguém gosta de pagar imposto, aliás, pelo nome já sabemos que não é uma questão de escolha pagar. E sobre este produto de forma específica, os impostos são altos. Por exemplo, se você comprar um container pequeno desse produto, o valor pode até dobrar. Se pagar $150 dólares na China, chegará aqui no Brasil por $300 dólares, caso importe um container pequeno com umas 30, 40, 50 peças, dependendo do tamanho da sua importação. Isso equivale a mais ou menos 80 a 100 mil reais. 

Se você importar um container grande ou mais que um container, ou seja, acima de 100 mil reais, mesmo os impostos sendo altos, você vai ter um incremento de custo em torno de 80%. Pagou por exemplo $200 na China vai chegar por $360. Ou se pagar $100 na China, vai chegar por $180 aqui. Isso considerando o custo final. 

Custo final…

Não é possível dar um custo exato aqui, porque este valor depende de duas coisas. Do ICMS no Brasil, um dos impostos que se paga para importar, e que depende de cada estado. E também do transporte doméstico. Se você estiver em uma região próxima do porto onde sua mercadoria vai chegar o valor do frete será mais baixo. Ele interfere no custo final do seu produto, mas pode considerar que o produto vai ficar em relação ao preço que você paga na China de 80 a 100% mais alto.

É bacana também você pensar, é um produto que está em alta, logo, as chances são que a margem de lucro esteja muito boa no momento que eu estou escrevendo este artigo, é ainda uma novidade. Todo produto novidade entrega uma margem de lucro maior. Porém, já faço uma observação aqui, fica ligado no mercado, nas tendências de consumo, nos seus concorrentes para que você saiba onde você está pisando, por quê?

Quando se tem um produto com uma oportunidade muito grande de margem de lucro como essas Scooters, atrai muita gente que pode vir a importar. No entanto, quando muita gente importa, os preços médios mudam no mercado. Isso quer dizer que hoje o patinete elétrico é uma boa oportunidade, mas daqui seis meses pode ser que já não seja a mesma margem de lucro que você consegue ter hoje. Então é importante estar atento à este ponto, para que você possa de fato importar, já sabendo por quanto vai vender. Faça uma pesquisa para saber quanto vai ganhar. 

O interessante é que deste produto na China tem de todo preço. Mais populares, produtos intermediários, tem uns patinetes elétricos bem legais que são bem similares a uma pequena moto, uma pequena motocicleta. 

Dica de ouro

Agora, uma dica muito importante que vai poupar dinheiro no seu bolso. Há nesses patinetes elétricos uma bateria. E para poder transportá-la com segurança o  transportador, o agente de cargas, o armador do navio, pedirá uma certificação. O certificado da bateria se chama MSDS. Sem esse certificado você não consegue embarcar e transportar a sua carga da China para o Brasil. Então se já estiver conversando com um fornecedor, verifique se ele tem o certificado MSDS, se não tiver não adianta. 

Geralmente os fornecedores que estão cobrando mais barato por este produto não tem. Por isso você precisa estar atento. Pague mais caro, mas importe com o certificado, para não ter problemas e conseguir trazer com segurança para o Brasil. As transportadoras internacionais marítimas não farão o embarque sem esse documento. Para você que quer importar patinete elétrico, scooters, essa dica aqui vale ouro.

Nós podemos te ajudar!

E se você quiser, nós aqui da China Gate podemos te ajudar! Temos vários serviços que te ajudam do momento que você está até a chegada do seu container. Clique aqui e abra um atendimento com um de nossos consultores. Assim nós podemos te ajudar a fazer sua importação de patinete elétrico, scooters, ou de qualquer outro produto da China para você vender com bastante lucro. Bora importar!

Radar Siscomex

Vídeo:

Novas Regras em 2019

Radar Siscomex: 3 Pontos Importantes

Artigo:

Novas Regras em 2019