Você provavelmente tem um animal de estimação ou conhece pelo menos uma pessoa que tenha um. Existem casas com mais de um animal de estimação. E para cada um desses animais, existe uma variedade de produtos pet a serem comercializados.
O mercado pet é um ramo que está crescendo ano após ano e com uma infinidade de produtos para serem comercializados. Nos últimos seis anos, para se ter uma ideia, este ramo cresceu cerca de 316%.
Devido a sua alta procura, a comercialização de produtos pet poder ser uma grande oportunidade para quem vende ou quer começar a vender, seja no atacado ou no varejo. E a importação pode ser uma grande aliada nessa jornada.
É isto que vamos ver até o final deste artigo! Bora lá.
O melhor produto para você importar
Antes de entrarmos no assunto principal deste artigo, é preciso fazer uma observação. Embora iremos falar de produtos para a linha pet e sua oportunidade de revenda no Brasil, é preciso analisar, antes de mais nada, qual é o melhor produto para você importar.
Alguns produtos dão certo para uma empresa e outros não. Alguns produtos são viáveis importar com seu capital, outros não.
Portanto, o melhor produto para você importar da China (ou de qualquer lugar do mundo) para revender no Brasil é aquele que você já conhece, já vende ou quer vender e que vai ser viável com seu atual capital.
Os produtos pets são uma ótima oportunidade para importação, mas é preciso analisar se você tem afinidade ou deseja vender este tipo de produto.
Um mercado que não para de crescer
Iniciamos este artigo falando sobre a alta demanda por produtos pets aqui no Brasil. Para se ter uma ideia, em 2020, o IBGE em parceria com o Instituto Pet Brasil constatou que as famílias brasileiras já possuem em suas casas mais pets do que crianças. Na época da pandemia de Covid-19, o número de adoções de animais aumentou em cerca de 300%.
Isso faz com que o Brasil seja o terceiro país do mundo com mais animais de estimação.
O mercado pet se destina a criação, produção e comercialização de animais de estimação que vivem em convívio com o ser humano. Nos últimos anos, esse convívio aumentou consideravelmente e hoje os animais de estimação fazem parte do dia a dia de muitos lares, com muitos mais cuidados.
Muitas pessoas tem criado seus pets como verdadeiros filhos, com comidas e veterinários especializados, além de acessórios para o animal de estimação, como coleiras personalizadas, casinhas, brinquedos estofados, etc. Tudo em busca de reduzir o stress e aumentar a qualidade de vida dos nossos amigos.
Essa humanização dos animais não deve parar por aí e a tendência é que este mercado continue crescendo em 2023 e ao longo dos próximos anos.
O comércio e importação de produtos pet
Dessa forma, o mercado pet está aquecido e é uma boa oportunidade de negócios. É um ramo que não necessita de grandes instalações e pode operar somente pela internet.
Entretanto, dentro deste ramo existem diversos segmentos, uma vez que este mercado se destina a criação, reprodução e comercialização de animais de estimação.
Assim, os produtos pet podem ser divididos em três grandes grupos: alimentação, medicamentos e acessórios.
Os dois primeiros (alimentação e medicamentos) não são muito explorados por importadores, pois o uso e comércio deste tipo de produto no Brasil, em quase todos os casos, dependem da regulamentação de órgãos anuentes, como o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), tornando o processo inviável.
Somente empresas altamente nichadas e especializadas em alimentação e medicamentos para animais buscam trazer esses produtos do exterior.
Então, o mercado que pode e deve ser explorado por empresários, mesmo os que comandam micro e pequenas empresas, é o de acessórios.
Como dissemos anteriormente, a variedade de acessórios para animais é enorme: casinhas, brinquedos, caminhas, coleiras, bebedouros e até mesmo perucas, entre outros, são produtos que estão sendo bastante procurados e que podem ser importados.
E não são somente produtos para cachorros e gatos que você pode trabalhar. Muitas pessoas estão escolhendo pássaros, peixes, hamsters e outros, para serem seus animais de estimação, por exemplo.
A escolha dos produtos pet e dos fornecedores
Depois que você decidir começar a revender produtos para pet shops, o próximo passo é definir os produtos e os fornecedores.
Como dissemos, a melhor escolha que você pode fazer é escolher um produto que você já conhece ou quer muito trabalhar com ele. Após isso, analisar sua viabilidade com uma simulação de custos.
Se você escolheu importar casinhas e coleiras para cachorro, por exemplo, faça uma simulação de custos com o seu capital para estes produtos. Se não for viável, escolha outros. As opções são muitas.
A melhor forma para comprar seus produtos com o menor custo possível é através da importação, especialmente da China. A cidade de Yiwu, por exemplo, possui um grande variedade de empresas que fabricam produtos para pet shops.
Na importação, mesmo com todas as taxas e impostos, os produtos chegam, em média, 30% mais baratos que o fornecedor nacional. Vale muito a pena importar para revender!
E para encontrar fornecedores na China, você deve utilizar sites como o Alibaba e Rakumart, por exemplo. Estes sites possuem diversos produtos e fornecedores confiáveis, além de ferramentas para proteger o investimento do importador.
É muito importante também você contratar uma empresa para te assessorar em todo o processo e te ajudar a trazer sua mercadoria do outro lado do mundo, além de realizar todo processo de desembaraço aduaneiro, para legalizar sua carga em nosso país. Assim, você evita multas e custos extras em sua importação.
Além de escolher produtos para pet shop que você conseguirá vender e fornecedores confiáveis, outros passos são importantes na hora de importar, como trazer amostras e fazer a inspeção de sua importação, por exemplo.
Faça sua importação com segurança e baixo custo!
Portanto, como vimos, importar produtos para animais de estimação é uma ótima oportunidade de negócio. O mercado está em alta e as opções são muito variadas. Mas só isso não basta!
É muito importante que sua importação seja feita com total segurança e com baixo custo, para compensar o investimento e o tempo até receber sua mercadoria.
E a melhor maneira de começar a importar seus produtos pet com segurança e de forma econômica é através do Importação Digital, o serviço de containers compartilhados da China Gate.
Neste serviço, você irá dividir um container com outros importadores, pagando bem mais barato no frete, por exemplo. Com uma anuidade, você pode importar quantas vezes quiser durante um ano, podendo fazer com antecipação os custos de sua operação e controlar seu estoque.
São milhares de importadores, alguns do ramo pet, que estão trazendo seus produtos com um preço menor e conseguindo boas vendas no Brasil. Não fique para trás, clique aqui e conheça o Importação Digital e bora importar!