Posso pagar pelo Alibaba o fornecedor chinês?

Tempo de leitura: 4 minutos

Muitas pessoas me perguntam se podem pagar o fornecedor chinês direto pelo Alibaba. Dizem que não querem fazer o pagamento pelo seu banco, ou pela corretora de câmbio, mas pagar direto. E aí, pode? É sobre esta questão que vamos falar hoje aqui. 

Depois de conversar com três despachantes aduaneiros a minha resposta para você é:  pode, mas não deve. Vamos entender porque. 

O correto

O correto é que você faça o pagamento por uma instituição financeira reconhecida pelo Banco Central, que basicamente é o banco que você trabalha ou a corretora de câmbio. Isso vai gerar um contrato de câmbio, é através deste contrato que você tem a prova de que fez o pagamento da sua mercadoria para o seu fornecedor da forma como manda o regimento. Se você está pensando em importar 5, 10 mil dólares pra cima, é assim que tem que ser feito.

Pagar o fornecedor pelo Alibaba

No entanto, se você quer importar de pouco, abaixo de 3 mil dólares, ou até uns 5 mil dólares, e queira pagar via cartão de crédito, ou via boleto gerado pelo link do Alibaba, dessa forma pode ser feito. Especialmente abaixo de 3 mil dólares, porque a maioria dos despachantes não registram na DI, na declaração da sua importação. Mas caso faça este pagamento lá dentro do Alibaba através do cartão de crédito ou do link de pagamento que é gerado, faça o pagamento através da sua empresa ou com o cartão de crédito da sua empresa. Assim a sua contabilidade vai estar correta e em qualquer fiscalização vai estar tudo certo. 

Por mais que não haja aquele contrato de câmbio formal, gerado pela sua instituição financeira, pelo seu banco ou pela sua corretora de câmbio, você tem um comprovante de que fez o pagamento. Que fique claro, é importante que faça o pagamento pela empresa, e não como pessoa física, seja cartão de crédito ou boleto. Vamos fazer a coisa certa, estamos falando aqui de importação empresarial. 

Deixando claro…

Se você pretende importar como pessoa física, aí não é o nosso foco aqui na China Gate, não conseguimos te ajudar. Eu quero falar pra você que quer montar um negócio escalável e um negócio legalizado. Para que a sua empresa seja escalável e cresça em faturamento e em lucratividade.

Se você fizer o pagamento por dentro do Alibaba, saiba também que ali há uma certa segurança de reembolso, caso o fornecedor não entregue os produtos. Mas não entrarei em detalhes, é assunto para outro conteúdo. Reforço, mas faça o pagamento através de recursos da sua empresa, como pessoa jurídica neste caso. Lembrando, da empresa que você vai importar. Então caso você tenha mais de uma empresa, por exemplo, você tem uma MEI e trabalha com algum familiar, ou amigo, e ele também tem uma outra microempresa individual, faça o pagamento pela empresa que você vai importar, do jeito certo.

Outro aspecto que é importante neste processo, é manter o seu despachante aduaneiro informado de como foi feito o pagamento. Tudo certo, para que ele faça o registro da DI, Declaração de Importação, sem problema nenhum. 

Lembrando que abaixo de 3 mil dólares, as importações não precisam de Radar Siscomex, desde que os produtos não tenham licença de importação. Se tiver licença de importação aí tem que ter Radar Siscomex. E nós da China Gate podemos te ajudar em tudo isso. Desde Radar Siscomex, auxílio no pagamento, inspeção de produtos na China, consolidação de cargas. Estamos aqui para ajudar sua empresa importar da China. Clique aqui para abrir um atendimento com a gente.

Se você quer fazer importação de pequeno porte, a gente também pode te ajudar nisso. Basta entrar em contato com a gente, clicando aqui.

Se você gostou deste conteúdo compartilhe ele também com alguém que você sabe que tem interesse em importação empresarial. Siga-nos também nas redes sociais! É só digitar @chinagatebrasil na rede social que preferir: Instagram, Linkedin, Facebook, Youtube. Temos os nossos Podcasts também, no Podbean, Spotify e Itunes. Aproveite todo o conteúdo sobre importação empresarial disponível. E até o próximo conteúdo!