Após verificar as amostras, definir o seu produto, verificar a qualidade e se cadastrar no Radar/Siscomex, é o momento de fazer o pedido de compras na China, definitivamente. Nesse momento de “formalização do seu pedido, é gerado um documento chamado Proforma Invoice. É aquele momento que você já está decidido de como, e o que vai importar.
Nas importações, Proforma invoice é o documento que equivale ao Pedido de Compras
Antes desse documento ser expedido, tudo é considerado negociação. Após a proforma invoice há o pedido e a importação de fato. Nesse documento está descrito todos os detalhes e informações do seu pedido, a partir disso os seus produtos serão produzidos.
Proforma Invoice
É um documento, orçamento oficial emitido pelo fornecedor. Ela registra a intenção de compra e venda. Nela deve constar informações técnicas a respeito da importação e deve ser efetivada por você e pelo fornecedor. O processo de importação é efetivado após a emissão desse documento.
Antes, na negociação, você deve determinar: o preço dos itens; a forma de pagamento; a forma de envio e outras informações como disponibilidade de suporte técnico, garantia, entre outros. Erros e falta de informações obrigatórias na proforma invoice são de responsabilidade do importador.
Nesse documento deve constar:
- nome do importador (comprador);
- nome do exportador (vendedor) – (nome, endereço, fax, telefone e dados bancários);
- nome do representante, caso haja (nome, endereço, fax, telefone, dados bancários e valor da comissão) ou informar sua inexistência;
- discriminação completa por item de cada material a ser importado;
- quantidade por item de cada material a ser importado;
- preços unitário e total por item e moeda da transação;
- nome do fabricante de cada item e endereço completo;
- despesas diversas, como a discriminação separada dos preços da embalagem, manuseio, documentação e frete interno;
- condição de venda, especificando o local de entrega das mercadorias;
- peso líquido por item;
- país de origem e de procedência dos bens;
- aeroporto/porto de embarque;
- modalidades de pagamento;
- prazo de previsão de embarque do material;
- prazo de validade da fatura proforma invoice;
- aeroporto/porto de destino;
- garantias da mercadoria.
Mas fique atento, a proforma invoice tem prazo de validade. Observe e analise para que ela não perca a validade antes do processo de importação se encerrar. Você pode pedir um prazo maior para o seu fornecedor, o recomendável é de 90 dias de validade.
Ano novo chinês
Não sei em que época do ano está lendo esse artigo, mas tente importar antes do ano novo chinês. Isso quer dizer que você tem que fazer o pedido até, no máximo, final de novembro.
As empresas, fábricas chinesas irão demorar cerca de 30 dias para entregar os seus produtos. E depois tem o tempo entre consolidar, juntar a carga em um único contêiner, caso você esteja importando de vários fornecedores. E isso demora mais uma ou duas semanas.
O ano novo chinês acontece geralmente na segunda semana de fevereiro. E lá, é como se fosse aqui no nosso país, transportadoras, fábricas, órgãos públicos, algumas empresas, não trabalham por um tempo. Se você não fizer o pedido o quanto antes, provavelmente a sua carga só sairá da China duas semanas depois do ano novo chinês.
Veja o vídeo que gravei sobre esse assunto! Caso prefira ver direto no youtube, clique aqui!
Agora que você já sabe como fazer o pedido, clique aqui para entender o próximo passo da sua importação: Contratar uma inspeção da sua carga!
Para baixar o ebook “Guia Definitivo de Importação Empresarial da China”, clique aqui!