ATENÇÃO: Pela primeira vez em 2 anos, o preço da nossa assessoria de importação vai subir!

Horas
Minutos
Segundos

BLACK NOVEMBER: A MELHOR PROMOÇÃO DE TODOS OS TEMPOS do Contêiner Compartilhado.

Sua ideia de importação pode ser viável e nós podemos te ajudar

A importação em container compartilhado da China, é uma ótima solução para empresas que desejam trazer produtos da China sem arcar com os custos de um container completo.

É graças a esta modalidade, por exemplo, que pequenas e médias empresas conseguem importar em uma quantidade menor, sem precisar gastar muito e ainda sim ter uma importação bem lucrativa.

Mas você sabe realmente o que é e como funciona um container compartilhado? Quem pode realizar uma importação compartilhada e como contratrar este tipo de serviço?

Foi para responder essas e outras perguntas que preparamos este artigo. Ao final dele você vai descobrir como os containers compartilhados da China podem ser a solução para o seu negócio conseguir margens de lucros maiores, com segurança e legalidade.

Boa leitura!

O que é o container compartilhado?

O container compartilhado da China (e de qualquer outro país) é uma operação, que como o próprio nome diz, o container (em português, contêiner) é dividido (compartilha) o espaço com outros importadores.

Assim, dentro de uma mesma unidade, vários embarcadores trouxeram suas cargas, em menor volume.

Nesse modelo, além do espaço, as despesas fixas do container, como frete, por exemplo, são divididas entre diversos importadores, permitindo que cada um pague proporcionalmente ao volume ocupado por sua carga. Portanto, o importador paga bem menos nessa operação.

Enquanto na importação ‘mais tradicional’, um container é utilizado somente por um importador, nessa modalidade, dois ou mais importadores podem dividir o espaço, divindindo os custos.

A importação em container completo é chamada de FCL (Full Container Load), onde toda a carga pertence a um único importador. Já no modelo de container compartilhado, conhecido como LCL (Less than a Container Load), diferentes importadores utilizam o mesmo container, dividindo os custos do frete entre si.

A divisão de um container compartilhado se dá por M³ importado. Um importador pode resevar 1 M³ ou mais nessa modalidade dependendo do volume de sua carga (um metro cúbico equivale a um fogão de 6 bocas, por exemplo, ou 20 caixas).

Como surgiu o container compartilhado

O Container Compartilhado surgiu como uma necessidade de mercado. 

Antigamente, somente quem conseguia importar um ou mais containers completos de produtos conseguia importar da China. Ou seja, somente grandes empresas.

Porém, a imensa maioria das empresas não conseguiam importar um container exclusivo de produtos seus. Elas não tinham condições de encher um container sozinhas.

Assim, começou o container compartilhado. Ele, portanto, abriu as portas para pequenas e médias empresas que puderam reduzir seus custos, investindo um valor menor.

Assim, sem o container compartilhado, muitos empresários poderiam ter fechado as suas empresas por não conseguirem comprar direto do fornecedor, pagando altos valores para os distribuidores nacionais. Sem ele, muitas pequenas e médias empresas não conseguiriam escalar seus faturamentos e crescer no mercado.

O container compartilhado foi uma verdadeira revolução no mundo dos negócios e no comércio exterior.

Existem várias medidas de container compartilhado da China:

  • Container de 20 pés: cabem 28 metros cúbicos de produtos;
  • Container de 40 pés: até 56 metros cúbicos de produtos;
  • Container de 40 pés standard: cabem até 68 metros cúbicos de produtos;

As vantagens do container compartilhado

O container compartilhado traz muitas vantagens para o importador e para o seu negócio.

  • Redução de Custos: Ao importar da China e compartilhar o espaço do container, os importadores pagam apenas pelo espaço que utilizam, tornando a importação mais econômica, especialmente para pequenas e médias empresas.

  • Flexibilidade: Ideal para empresas que não possuem demanda de produtos para encher um container completo, permitindo importar quantidades menores conforme a necessidade do negócio.

  • Acessibilidade: Empresas com menor capital de investimento podem acessar fornecedores na China e em qualquer lugar para competir em igualdade no mercado com as grandes empresas, ampliando suas oportunidades de negócio.

A consolidação e separação de cargas

Se você chegou até aqui, pode estar se perguntando: beleza, são várias importações em um mesmo container, como as cargas são organizadas? Será que são feitas de forma individual ou conta tudo como uma importação?

A legislação brasileira determina que embora as cargas de diferentes importadores venham em uma mesma unidade, elas devem ter seus processos separados. Ou seja, não é uma importação com cargas de diferentes lugares juntas. Mas são várias importações, diferentes. Cada uma paga os seus impostos, tem seus documentos emitidos individualmente e são conferidas separadas umas das outras.

Então, a sua carga já sai da China consolidada e separada das outras dentro do container. 

E essa tarefa fica a cargo de um agente de cargas. O agente de cargas é responsável por consolidar sua mercadoria para o embarque na China, especialmente se sua carga reunir mais de um fornecedor.

Ele cuidará da emissão dos documentos para embarque no container e de todo o transporte internacional. E junto com um despachante aduaneiro o despachante aduaneiro, garantir que toda a documentação esteja correta, além de separar os produtos após a chegada no Brasil.

Assim, sua carga é enviada no mesmo compartimento que as outras. Mas não faz parte das outras. Uma importação não interfere na outra. Tudo é feito de forma individual: desde o embarque na China e a separação de todas as cargas quando ela chega no Brasil.

Além de tornar os custos menores para os importadores, o container compartilhado também reduz os riscos de custos extras, como multas e taxas adicionais. Um exemplo é a demurrage, já que a responsabilidade pela unidade do container é da empresa que consolidou a carga, e não do importador individualmente.

As dificuldades no LCL comum

Embora o LCL, a modalidade mais comum de container compartilhado, ajude a reduzir os custos do frete ao permitir a divisão com outros importadores, ele não diminui as despesas de armazenagem e outras taxas aduaneiras, que podem tornar a importação mais cara, mesmo sendo compartilhada.

Em um LCL comum, o importador que traz 1 m³ de mercadoria, irá pagar o mesmo tanto que um outro que importa 4 m³. As taxas para emissão de documentos também são cobrados normalmente, como em uma importação de container completo.

Em uma importação nesse formato, as cargas variam em volume e podem ter diferentes destinos. Isso exige uma logística mais complexa para a consolidação e separação, demandando um maior número de profissionais do que em uma importação única. Assim, os custos de armazenagem nos portos e aeroportos durante o desembaraço aduaneiro tendem a ser maiores.

Além disso, a contratação de um despachante aduaneiro para auxiliar na liberação da carga junto aos órgãos anuentes pode ter um custo proporcionalmente maior, pois o volume importado é menor.

E se seu agente de cargas não contratar um seguro para todo o container, você terá que arcar com mais esse custo.

Portanto, um container compartilhado comum, pode não ser tão vantajoso como parece. Para a contratação desta modalidade, é preciso um bom estudo e planejamento para que ela seja viável.

Assim, faça sempre uma simulação de custos antes de importar, para verificar a viabilidade de sua operação.

A evolução dos containers compartilhados: Importação Digital

Diante deste cenário, de algumas dificuldades com os containers compartilhados comuns é que nós, da China Gate resolvemos agir. 

Você percebeu que em um LCL tradicional, as despesas ainda são altas, inviabilizando algumas operações.

Assim, desenvolvemos o Importação Digital: o nosso serviço de containers compartilhados e que é uma evolução do LCL tradicional. O ID, como é conhecido popularmente, possui o melhor custo-benefício do mercado para este tipo de operação.

Na forma de LCL, as despesas continuam altas, especialmente quanto menor for o volume importado. 

Depois de muitas negociações, parcerias com empresas de logística, portos, despachantes e outros órgãos, no Brasil e na China, nós conseguimos uma operação viável e que reduz os todos os custos de uma importação compartilhada e não só o frete.

Entenda como funciona o Importação Digital

Importação Digital é um serviço de containers compartilhados. Com ele, portanto, você irá trazer seus produtos dividindo o espaço e as despesas com outros importadores. Só que você não dividirá somente o frete, mas também a armazenagem e despesas aduaneiras.

E além dos custos reduzidos, você contará com toda assessoria da China Gate, desde o embarque de suas mercadorias até a entrega na porta da sua empresa aqui no Brasil. Assim, você não tem nenhuma preocupação com a burocracia ou logística da sua importação. Nossa equipe irá cuidar de todo o processo burocrático para você

Você só precisa encontrar o seu produto e o fornecedor na China, e pedir para ele entregar os seu pedido em nosso armazém próprio na cidade de Yiwu. Isso mesmo, clientes do Importação Digital tem acesso ao nosso armazém, o que reduz ainda mais os custos de armazenagem. 

Importando neste serviço, você vai receber seu produto, com tudo legalizado, no seu endereço e com nota fiscal emitida. Você não tem nenhuma dor de cabeça.

Os containers compartilhados do Importação Digital saem de Yiwu na China toda semana. São mais de 200 importações feitas por mês através deste serviço. Nos últimos 5 anos, mais de 5 mil importadores utilizaram esta assessoria. Você pode conhecer algumas histórias de sucesso aqui.

Além disso, antes de cada importação, o importador recebe uma simulação detalhada de custos, permitindo calcular o valor final do produto ao chegar no Brasil. Isso possibilita avaliar a viabilidade da operação antes mesmo de efetuar o pagamento ao fornecedor.

Essa é a solução ideal para pequenos e médios importadores, especialmente para quem está começando. Com os nossos containers compartilhados, é possível iniciar com qualquer orçamento e expandir o faturamento de forma gradual!

Quanto custa o container compartilhado do ID?

Para participar do Importação Digital,o serviço que revolucionou a importação no Brasil, você paga somente uma anuidade de R$ 1.500,00 (até o dia 31 de março de 2025 – depois irá subir para R$ 2.000,00) e pode importar quantas vezes você quiser durante este ano.

Este valor é cobrado somente uma vez ao ano, para sua inscrição e manutenção no serviço. Tem muitos lugares que cobram este valor por importação. Com o ID, este valor é anual e não por operação.

Os outros custos são, o preço fixo por M³ importado, que está a partir de US$ 250,00* e 10% do valor da mercadoria. O espaço mínimo para importar é de 1 M³.

Nesses dois valores estão inclusos o frete, desembaraço aduaneiro e custos de armazenagem. Se você colocar na ponta do lápis, verá que esses custos são bem mais baratos do que o geral. Sendo que o pagamento dos impostos e outras taxas ficam por conta do importador, pois são valores individuais por produto.

Pelo fato de os custos fixos estarem inclusos nesses preços cobrados no serviço, a sua importação sai muito mais barata do que importar por um LCL, por exemplo.  Na prática, você pode economizar pelo menos R$ 4.000,00 por operação, valor que normalmente seria pago a mais com armazenagem e despesas aduaneiras.

E uma informação muito importante é que o serviço possui garantia de 30 dias! Assim, você paga a sua inscrição e se não gostar ou entender que não é para você esse processo, nós devolvemos o seu investimento. Você não tem risco nenhum importando pelo Importação Digital!

Como contratar o serviço de container compartilhado da China Gate

Agora você já sabe que os containers compartilhados são uma ótima opção para quem quer importar da China. Ainda mais os containers compartilhados do Importação Digital.

E para ter acesso a eles é muito simples: basta apertar o botão que está logo abaixo e fazer sua inscrição na página que irá abrir.

Em poucos minutos, você receberá o acesso no e-mail cadastrado para a nossa plataforma exclusiva. Lá você terá todo conteúdo necessário para começar a importar e também o acesso aos nossos containers compartilhados.

Algumas horas após seu cadastro, nosso time irá entrar em contato contigo para entender a sua realidade atual e dar início ao seu projeto de importação.

Então, não espere mais: toque no botão abaixo e faça já o seu cadastro no Importação Digital, o serviço que transformou a importação da China aqui no Brasil:

*preços praticados no momento da escrita do artigo
Foto de Gustavo Batilani

Gustavo Batilani

Formado em Copywriting e Redação, com 02 anos de experiência na área. Possui experiência também na área de gestão e administração.
Foto de Gustavo Batilani

Gustavo Batilani

Formado em Copywriting e Redação, com 02 anos de experiência na área. Possui experiência também na área de gestão e administração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Postagens Recentes