Na próxima semana a Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central do Brasil se reúne para definir o valor taxa Selic para os próximos 45 dias.
Muito comentada nos últimos tempos, esta taxa define grande parte das negociações em nosso país, como financiamentos, por exemplo.
No entanto, ela também tem impacto no comércio exterior de nosso país, na importação e na exportação. E é justamente para te explicar sobre isso, que preparamos este artigo.
Leia até o final e entenda quais os impactos da taxa Selic na sua importação!
O que é a taxa Selic?
A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela é a base para todos os juros praticados no mercado, tanto para investimentos quanto para financiamentos e empréstimos.
Isso quer dizer que a sua poupança, os seus investimentos, os gastos do governo e também as importações são impactadas diretamente pelas mudanças neste índice.
Quanto maior a taxa, maior os juros sobre os créditos e maior também os rendimentos em renda fixa. E quanto menor, menor o custo de captação dos bancos e os juros baixam, assim como os rendimentos.
A Selic recebeu esse nome devido ao Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, que é o sistema onde são negociados os títulos públicos federais (títulos da dívida do Brasil). A taxa Selic, portanto, equivale a taxa média apontada nas operações nesse sistema. É a chamada taxa Selic efetiva.
O Banco Central trabalha no mercado para que essa essa taxa esteja em concordância com a meta da Selic definida na reunião da Copom (veremos mais adiante).
No momento da escrita deste artigo, a taxa Selic está em 13,25%. Você pode ver o seu histórico clicando aqui.
Para que serve a Selic?
A taxa Selic é um dos elementos centrais da política monetária do Brasil. Ela tem papel direto no controle da inflação em nosso país.
Quando a inflação está alta ou projetada para aumentar, esta taxa é elevada para encarecer os créditos e diminuir o consumo. Com o consumo menor, a inflação tende a ser controlada. Porém, se a inflação está abaixo da meta, a taxa é reduzida para estimular o consumo e a atividade econômica.
O seu objetivo principal é garantir uma maior estabilidade econômica e evitar descontroles de preço como os que o nosso país enfrentou nas décadas passadas, além de evitar que a moda brasileira (Real) perca poder de compra.
Como é definida a taxa Selic?
A meta da taxa Selic, como dissemos no início deste artigo, é definida pela Copom em reuniões a cada 45 dias. Estas reuniões seguem um calendário definido e, geralmente, duram dois dias
Este comitê é composto por oito membros, que votam se a taxa deverá ser mantida ou alterada (aumentada ou reduzida), mais o presidente do BC, que terá o voto final em caso de empate. Os membros devem votar com base no comportamento económico e nas expectativas para o mercado nacional e global.
Ao fim da reunião, o Banco Central divulga uma nota pública justificando a decisão sobre a taxa Selic e as perspectivas para as próximas decisões.
Os impactos da mudança da taxa Selic
Qualquer alteração neste índice, seja para cima ou para baixo, tem um importante impacto em diversos setores da economia brasileira.
Como dissemos anteriormente, um aumento na taxa Selic visa controlar a inflação através do encarecimento dos créditos, enquanto que uma diminuição busca estimular a atividade ecônomica.
Da mesma forma, as alterações nesta taxa influencia nos investimentos, pois aumentando os juros, aumentam os rendimentos em renda fixa. Da mesma forma, diminuindo os juros, diminuem os rendimentos.
Além disso, quando os rendimentos de renda fixa estão bons, é natural que os investidores tirem capital da renda variável e apliquem em renda fixa, por ser mais segura. Assim, os investimentos na bolsa de valores diminuem.
Mas e os impactos no comércio e na importação? Como essa taxa influencia essas negociações? É isso que vamos ver agora.
Como esta taxa influencia as importações?
Câmbio
A grande consequência de qualquer mudança da taxa Selic é na taxa de câmbio, isto é, no valor do real frente as outras moedas estrangeiras, como o Dólar, por exemplo.
Um aumento na taxa de juros, aumenta também a atratividade de investimentos em nosso país. Dessa forma, com a taxa mais alta, facilita a entrada de capital estrangeiro em nosso país, aumentando a demanda por nossa moeda e valorizando-a, especialmente com relação ao Dólar.
Com isso, o valor do Dólar cai e as importações acabam ficando mais baratas. Isto porque, com o Dólar mais barato, você gasta menos para comprar seus produtos no exterior e pagar as taxas.
O contrário também é verdade. Se a taxa estiver mais baixa e poucos investidores estrangeiros investirem em nosso país, o Dólar aumenta e o custo da sua importação também.
Inflação
Como foi dito anteriormente, a taxa de juros impacta diretamente na inflação do país. Quando a taxa de juros é elevada para combater a inflação, a demanda em nosso país diminui, pois o custo dos produtos se tornam mais elevados.
E com a demanda menor, a tendência é que as importações também diminuam, com menos vendas e um giro menor de estoque.
Quando as importações aumentam, há uma maior concorrência entre produtos nacionais e importados, gerando uma queda no preço e, consequentemente, diminuindo a inflação.
Não dependa de fatores externos para sua importação!
Neste artigo, nós vimos que sim, a taxa Selic pode e vai influenciar no preço das importações. Porém, não é somente isso que deve determinar se você deve ou não importar.
A importação empresarial sempre irá valer a pena frente a compra de produtos dos fornecedores nacionais. Mesmo com o dólar mais alto ou com outras condições não tão favoráveis, sairá mais barato comprar direto do fabricante na China.
Isso é comprovado pois mesmo em épocas em que a moeda americana estava muito alta, como na pandemia, tinha gente importando e revendendo com lucro no Brasil.
O que queremos dizer para você é: não dependa apenas de fatores externos para importar. Muita gente espera estar tudo favorável para importar. Mas isso nunca vai acontecer: ‘ah mas o governo tal, mas o dólar tá alto, mas demora…’ olhe para a sua realidade! Quem faz as condições favoráveis é você!
Olhe e analise se nas suas condições atuais, você consegue trazer seus produtos com um preço bom e com boa margem para revenda. Se a resposta for sim, então importe!
E como você vai saber essa informação? Através de uma simulação de custos que irá te dizer exatamente o quanto sua importação irá custar e por quanto cada item irá chegar para você.
É claro que você não irá ser irresponsável. Deverá olhar também se o produto está com boa demanda aqui no Brasil, por exemplo. Pois não adianta nada conseguir um bom preço na China e não revender depois.
Nós temos a melhor solução para a sua empresa!
Se você está querendo começar a importar da China, de forma barata e segura, a China Gate tem a melhor solução para a sua necessidade! Começando com qualquer valor, você pode importar através de nossos containers compartilhados no Importação Digital.
Você pode importar quantas vezes quiser durante um ano através de nossos containers com saídas quinzenais da China, com o melhor custo-benefício de todo mercado, pagando apenas a anuidade e quando for importar, dividindo as despesas com outros importadores.
E nós cuidamos de toda burocracia e transporte para você não ter nenhuma preocupação. A sua carga será entregue na porta da sua empresa, regularizada e com nota fiscal!
Este serviço já ajudou milhares de importadores no Brasil a comprarem seus produtos mais baratos direto do fabricante na China para revender com lucro aqui em nosso país. Você pode ser o próximo!
Clique aqui neste link e faça já sua inscrição no Importação Digital!