Sua ideia de importação pode ser viável e nós podemos te ajudar

Search
Close this search box.
Compensa importar baterias da China?

Quem nos acompanha em nossas redes sociais já percebeu que a demanda para importar produtos com bateria, seja interna ou externa, aumentou consideravelmente nos últimos tempos. Entretanto, a opção de importar produtos com bateria da China nem sempre é uma boa opção.

A importação de produtos com bateria da China sofreu algumas modificações nos últimos anos e os importadores estão enfrentando algumas dificuldades neste nicho.

Por isso preparamos este artigo, para te explicar tudo o que está acontecendo com esses produtos e te ajudar a verificar a viabilidade da sua operação.

Segurança em primeiro lugar

A partir de 2020, começou a ser identificado na China que fornecedores de produtos que continham baterias de lítio, como patinetes e bicicletas elétricas, começaram a comprar essas baterias para os seus produtos em locais, digamos, não muito confiáveis, sem a documentação e certificação adequada.

A consequência da compra de produtos de qualidade duvidosa é uma só: problemas. As baterias começaram a apresentar defeitos, como superaquecimento, chegando a causar grandes explosões e vazamento de líquidos tóxicos.

Para resolver esse problema, o governo Chinês aumentou a fiscalização para as próprias baterias e produtos que contém baterias, para a exportação deste tipo de produto. A fiscalização começou a exigir uma documentação maior de que aquele determinado produto atende as normas de segurança. Em outras palavras, os fornecedores começaram a ter que provar que seus produtos possuem qualidade.

Essa medida acabou pegando muitos fornecedores e fábricas chinesas que não atendiam as normas de segurança internacional que tiveram que correr atrás e regularizarem sua situação ou comprar os materiais de quem já estava de acordo.

Um dos principais documentos para a garantia da qualidade e segurança de um produto é o MSDS (Material Safety Data Sheet), que é uma ficha com as informações sobre a composição do produto, bem como deve ser feito o seu transporte, manuseio, descarte e armazenamento.

Uma outra medida tomada por parte da fiscalização chinesa é considerar o container inteiro como carga perigosa, mesmo que ele contenha uma única bateria ou um produto que tenha bateria lá dentro. Antes era somente a carga específica que continha a bateria e não o container todo.

Tudo isso foi feito tentando aumentar a confiabilidade dos produtos e segurança de todas as pessoas envolvidas no processo.

Os reflexos dessas medidas na importação

Com tudo isso, o custo dos produtos aumentou e o tempo de armazenagem e transporte também, tornando a importação deste tipo de produto mais difícil. E se o seu fornecedor não apresenta a documentação correta a fiscalização, a sua carga não sairá da China.

Portanto, se você está pensando em importar produtos da China que contém uma bateria ou a própria bateria em si fique de olho nos seguintes quesitos:

  1. Se o seu fornecedor possui toda documentação necessária para embarcar seu produto, caso contrário, você não receberá a sua importação;
  2. Fique ciente que sua importação irá demorar um pouco mais do que o normal, pois a sua carga passará por uma fiscalização mais rigorosa na China. E tempo em importação é dinheiro. Quanto mais demora, mais gastos você tem!

Nesse sentido, como aumentou o custo do produto, a sua importação também ficará mais cara. E para a operação continuar sendo rentável você precisará repassar o preço ao consumidor final.

E é o que está acontecendo aqui no Brasil: o preço de revenda no mercado nacional dos produtos importados com bateria aumentou nos últimos tempos e foi isso que tem atraído muita gente para esse ramo. A possibilidade de um lucro alto na revenda.

Só que para importar da China produtos com bateria, você vai precisar desembolsar um valor maior e ainda ter um maior cuidado na parte documental, sem contar com o tempo de logística que será maior.

Lembrando que este não é uma medida nacional, mas da alfândega chinesa e de transporte internacional.

Neste artigo você descobrir as vantagens e desvantagens de importar produtos com bateria da China

Como ficam os containers compartilhados?

Você já entendeu que a importação de produtos com bateria ou a própria bateria em si se tornou um processo mais burocrático e com um custo maior. Também foi dito que, desde 2020, se em um container conter apenas uma única bateria, ele é considerado por inteiro como carga perigosa. O container inteiro vai passar por essa fiscalização mais rigorosa.

E aí que você pode se perguntar: como ficam os containers compartilhados? Nos nossos containers compartilhados (Importação Digital), por exemplo, temos uma média de 40 a 50 clientes diferentes, com cargas totalmente diferentes. E se um deles possuir algo com bateria, como fica os demais?

Não é justo que um cliente tenha que esperar e pagar um pouco a mais por conta de outra carga. Sobretudo no processo de importação marítima que já não é barato e não é rápido.

Portanto, em nossos containers compartilhados do Importação Digital nós temos o total cuidado de separar o que é considerado carga perigosa do que não é. Produtos com bateria só são embarcados em containers onde todas as outras cargas também são desses produtos. Mercadorias que não são consideradas cargas perigosas não entram no container de carga perigosa.

Então, se seu produto não necessita de bateria, fique tranquilo, pois importando conosco no Importação Digital, a sua carga não irá passar pela fiscalização exigida para este tipo de produto.

Produtos com bateria? Fale com a China Gate

Aqui na China Gate, em nossos containers compartilhados, podemos trazer sim produtos que são considerados carga perigosa.

Quando um cliente nos procura e quer importar um produto que necessite de bateria, interna ou externa, nós o colocamos em um container onde todos as outras importações também são consideradas cargas perigosas. O importador fica ciente que o tempo para embarcar na China é maior e o custo da importação também é um pouco mais alto. Nós prezamos pela transparência, segurança e confiabilidade em nossos serviços.

Uma dica muito importante é que se o seu produto utilizar bateria externa (que dê para retirar), verifique a possibilidade de importar sem a bateria. Importando só a carcaça, digamos assim, e deixando para comprar a bateria aqui no Brasil, a sua carga não será considerada perigosa.

Se for uma bateria embutida ou importação da própria bateria, aí você terá que passar pelo processo que citamos neste artigo: verificar toda documentação, espera maior e custos mais elevados. Não tem o que fazer nestes casos.

A parte documental, como dissemos, é muito importante. Portanto, fique atento ao seu fornecedor e verifique se todos os requisitos são preenchidos antes de fazer a sua compra. Verifique sempre a procedência do produto também. Dessa forma, você evita transtornos e dor de cabeça.

Não adie mais a sua importação!

Ciente de todo o processo que fez com que as baterias se tornassem cargas perigosas, você não precisa mais adiar a sua importação. Mesmo com toda essa burocracia e aumento de custos, ainda temos muita gente importando esses tipos de produtos da China, pois estão conseguindo ter ótimos resultados nas revendas aqui no Brasil.

Essas medidas, de um certo modo, ajudaram o mercado. Elas aceleraram a retirada de circulação os produtos e fornecedores não muito confiáveis, diminuiu a concorrência, aumentando assim, a margem de lucro.

Se você está pensando e estudando para importar da China para revender no Brasil, conte com a China Gate. São mais de 20 anos de experiência em importações empresariais, com milhares de clientes pelo Brasil. Conheça nossos serviços de assessoria e logística e comece agora mesmo a aumentar os resultados de sua empresa.

Gustavo Batilani

Gustavo Batilani

Formado em Copywriting e Redação, com 02 anos de experiência na área. Apaixonado por pessoas e processos. Possui experiência também na área de gestão e administração.
Gustavo Batilani

Gustavo Batilani

Formado em Copywriting e Redação, com 02 anos de experiência na área. Apaixonado por pessoas e processos. Possui experiência também na área de gestão e administração.

Uma resposta

  1. Nao consegui uma cotcao de baterias no Rakumart, mesmo tendo vendedores la, o fazer?

    Com quem falar?

    Obrigado!

    Vandervan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Recentes