Ainda Vale a Pena Importar da China?

Ainda vale a pena importar da china

Dólar alto. Frete nas Alturas. Consumo interno ainda em níveis baixos. Num cenário desses, o importador pode pensar se ainda vale a pena importar da China. Será que vale?

Primeiramente, gostaria de apontar que aqui falamos de importação a nível empresarial. Ou seja, você precisa ter um CNPJ, habilitação no Radar Siscomex. Compras para uso e consumo próprio e dropshipping, por exemplo, não estão no radar desse texto. Ok?

Você pode importar da China produtos para revender. E esse é o maior foco dos comerciantes que trazem produtos de lá. Entretanto, é possível comprar insumos e matéria-prima para montar e confeccionar produtos no Brasil. Além disso, você pode trazer máquinas e equipamentos para construir e dinamizar sua linha de produção.

Mas, sem dúvidas, o maior fluxo de importações do país asiático é destina a revenda de produtos. Então, se você tem um comércio de rua ou atacadistas físicos. Ou ainda, pretende abrir uma loja virtual ou vende nas redes sociais, e não sabe se ainda vale a pena importar da China, esse texto é para você.

Preço no Brasil vs. Preço na China

Com o decorrer do anos, é nítido que os preços tem subido tanto na China como no Brasil. A sensação de que o custo de vida é maior no mundo todo é uma verdade. E, isso reflete nos preços em geral.

Os importadores mais experientes devem se lembrar que era comum importar da China produtos com a metade ou menos da metade do preço que se pagava no Brasil. Por outro lado, realizar uma importação a 20 ou 30 anos atrás era bem mais difícil que o cenário de hoje.

Hoje, isso é menos comum. Nos padrões atuais, importar da China já pode ser considerado ótimo, já vale a penas se o produto chegar pela metade do preço encontrado no Brasil. Se chegar 30% mais barato, não perca tempo!

O importador pode perguntar então se vai chegar o tempo em que não vai fazer diferença comprar no Brasil ou na China. A única coisa que posso dizer a esse respeito é que não tenho bola de cristal.

Mas, considere os pontos abaixo:

  1. O Comércio entre China e Brasil vem se Intensificando ao longo dos Anos;
  2. Mais Pessoas Estão Importando Produtos da China;
  3. Há umas Dezenas de Sites de Importação;
  4. O Processo de Importação tem Ficado Cada vez Mais Comum e
  5. Os Empresários estão Trabalhando com Margens Cada Vez Menores.

Alguns desses fatores estão mais relacionados a importação do que outros. Todavia, esse quadro nos mostra o crescimento da competição pelos produtos chineses. Com isso, os custos deixam de ser tão atrativos assim.

Mas, mesmo assim, será que ainda vale a pena importar da China?

Oportunidade de Produtos Inovadores no Mercado Brasileiro

Muita gente conhece a China como um grande produtor de bugigangas. Ou seja, produtos baratos e sem utilidade. Entretanto, o parque industrial e fabril chinês cresceu muito. Principalmente, quando começou a receber incentivos governamentais para aquisição e desenvolvimento de tecnologia.

O resultado é que a China é hoje uma país tecnológico, capaz de produzir desde os objetos mais simples até produtos de alta e sofisticada tecnologia. Se o importador for puxar rapidamente o nome de alguma marca chinesa é provável que lembre de uma empresa de tecnologia.

Então, chega a mente nomes como Xiaomi, Alibaba Group, Baidu, Jack, Chery etc. Dessa forma, eles já estão a muitos passos a frente do Brasil na aplicação de tecnologias em seus produtos.

Isso traz uma oportunidade muito boa para o importador, podendo investir em produtos chineses que não existem no mercado brasileiro. Um dica: não esqueça de colocar a sua marca!

Ainda Vale a Pena Importar da China para Comprar Direto da Fonte

É possível que o produto que você vende seja importado por alguém. Essa pessoa revende o produto para você. Esse intermediário entre o fabricante e você significa um custo a mais. Então, por que não furar a cadeia e importar direto da fonte?

Por exemplo, Isso evitaria um problema de estoque se seu fornecedor aqui no Brasil não tiver mais o produto no atacado. Então, comprando direto da China o importador pode fazer um pedido com previsão de venda para os próximos três, seis meses.

É o que chamamos de ruptura de estoque. Já ouviu falar? É quando você para comprar um produto e não encontra mais. O comerciante não tem mais o produto disponível. Quer saber como evitar essa situação? Assista ao vídeo abaixo:

Por outro lado, os fornecedores tem uma certa margem para negociação. É claro que isso depende da quantidade de produtos importados. Assim, quanto maior for a compra, menor será o custo de cada unidade.

Isso é o que empresas como Havan e Multilaser fazem, aprenda e se inspire neles.

Ainda Vale a Pena Importar da China Com Marca Própria

Os chineses tem muita experiência com personalização de produtos. Com isso, são capazes de atender demandas específicas, seja dos próprios itens ou das embalagens.

Dessa forma, esses fatores podem ser muito interessantes para quem busca se diferenciar no mercado. Ou seja, proporcionar experiências únicas a seus clientes.

´É claro que é preciso pagar por essas customizações. Entretanto, muitos fornecedores mandam as caixas com a logomarca do importador, se você importar, por exemplo, 500 ou 1000 peças. Aliás, se tem uma coisa que sempre dissemos por aqui é que vale muito a pena importar produtos com marca própria.

Agora que você já conhece as vantagens, que tal saber como começar a importa da China agora mesmo?

Até o próximo conteúdo.

Dilvo Rodrigues

Dilvo Rodrigues

Nascido nas Minas Gerais, formado em jornalismo e apaixonado por cinema. Sou pai do Francisco, prezo por uma história bem contada e tenho muito gosto por aprender coisas novas. Sou Redator na China Gate, e ajudo pessoas a tomarem as melhores decisões sobre importação da China.
Dilvo Rodrigues

Dilvo Rodrigues

Nascido nas Minas Gerais, formado em jornalismo e apaixonado por cinema. Sou pai do Francisco, prezo por uma história bem contada e tenho muito gosto por aprender coisas novas. Sou Redator na China Gate, e ajudo pessoas a tomarem as melhores decisões sobre importação da China.

2 respostas

  1. Olá, o preciso entra contato com alguém sobre importação, o meu Cel 011-981316894, com Yan , o guardo seu responder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes

Alibaba Sem Segredos

Curso Gratuito para você que deseja começar a importar da China!