Importação em Container Compartilhado da China – A Verdade

Tempo de leitura: 4 minutos

Uma pergunta muito comum que chega para nós através das redes sociais, é sobre a possibilidade de dividir container, importar container compartilhado. Será que é possível?

A resposta é sim. É possível, não há nenhum impedimento legal, algo na legislação que impeça você de importar em pequenas quantidades, em containers compartilhados. Porém, nem sempre compensa, comercialmente falando. 

Você até pode importar um metro cúbico, uma pequena quantidade. É só entrar em contato com o fornecedor, negociar os preços, ver quanto custa aquela mercadoria, fazer inspeção, e o pagamento. E pedir para ele colocar tudo numa caixa e te enviar. Tenho vários vídeos que explicam o passo a passo da importação de forma detalhada, vou deixar o link do nosso canal no final deste artigo. Esta importação virá na maioria das vezes por um navio, mas não precisa contratar um container inteiro para isso, você dividirá com outros importadores. 

Custos Fixos na Importação

No entanto, quando chega no Brasil existem alguns custos fixos que serão cobrados de você importador, ou futuro importador, que não tem a ver com o volume, nem com o valor. Como assim? Numa importação você paga alguns custos fixos, que não se alteram com o volume e valor do produto. E há outros custos que são variáveis, sofrendo alterações.

Os custos de frete, e armazenagem serão proporcionais ao que está trazendo, assim como os impostos. Mas o custo com despachante aduaneiro, por exemplo é fixo. O despachante aduaneiro é a pessoa que vai cuidar da sua importação, registrar a DI, a Declaração de Importação lá no Siscomex, e vai fazer o serviço para liberar a carga no porto. Não tem como retirar uma carga do porto por navio, aqui no Brasil, sem um despachante aduaneiro. E ele vai te cobrar no mínimo um salário mínimo. Alguns cobram menos, mas a maioria cobra mais que isso.

Outro custo fixo é o uso do Siscomex. Você não paga para tirar para tirar o Radar Siscomex, mas paga para utilizar no mínimo R$ 214 para um item, e isso vai aumentando conforme o número de itens. Geralmente estes custos fixos, fazendo uma estimativa por cima, dão em torno de R$ 3 mil reais no mínimo. Independente do volume, independente do valor da carga. Então, é possível trazer container compartilhado? Sim, é possível. Porém, é preciso fazer os cálculos antes para saber se compensa.

O container compartilhado, vou dividir com quem?

Uma outra dúvida muito comum é se você precisa organizar com quem você vai trazer junto sua importação. Todo mundo pergunta se pode dividir o container com outros clientes da China Gate, ou com um amigo. Você até pode, mas não precisa se preocupar com isso. Porque quando você contrata um frete dizendo o volume que você quer trazer 01 metro cúbico, 02, 03, 04 metros cúbicos, quem cuidará e organizará a carga restante para completar um container é o agente de cargas. Para você ter noção, num container pequeno cabe 28 metros cúbicos.

A maioria das pessoas pensa que é difícil fazer a importação de carga compartilhada, consolidada como chamamos, porque não têm outras pessoas para trazer junto e lotar o container. E isso na verdade não é um problema. Na importação com container compartilhado você não precisa se preocupar com isso. O que você tem que considerar é o custo final da sua carga, se compensará ou não. E isso vai depender do tipo de produto que pretende importar.

Geralmente produtos muito volumosos e com custo muito baixo, por exemplo, isopor, não vai compensar. Os custos fixos não vão permitir que você tenha margem de lucro para revender. E nós da China Gate queremos que você revenda o seu produto com uma margem de lucro muito boa. Dobrando e até triplicando o valor de venda.

Excessão

Agora, se o seu produto tiver um bom valor agregado, pode ser que consiga ter sucesso importando em pequena quantidade. Mesmo o custo unitário sendo alto. Mas aí, são casos específicos, é preciso analisar caso a caso.

Gostou deste conteúdo? Se quiser saber mais sobre importação empresarial dá uma olhada aqui no nosso blog. Também se inscreva em nosso canal no Youtube e nos acompanhe nas redes sociais. Nós da China Gate podemos te ajudar a importar também com a nossa Consultoria. Entre em contato, abra um atendimento agora. Bora Importar!

container compartilhado