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O tema de hoje é Como vender nas redes Sociais. Este primeiro artigo desta Série tem o objetivo de te dar dicas sobre como aumentar as vendas da sua empresa nas redes sociais. Empresa que você já tem ou a que você está montando agora. Vemos que hoje, a sua empresa não pode estar fora das redes sociais, ela precisa conversar com as pessoas na internet. 

É recente

É um evento recente na história do comércio eletrônico, se pensarmos que há dez anos atrás a população presente nas redes sociais era bem menor, e as ferramentas disponíveis nas redes eram menores também. Se você pensar em 20 anos atrás então, isso era muito pouco ou quase inexistente.

Por isso hoje é quase uma obrigatoriedade você participar das redes sociais para conversar com o seu público. Afinal hoje em dia quem não tem Whatsapp? Quem não está no Facebook, no Instagram, ou no Youtube? Tem gente que visita todas estas redes. Alguns públicos visitam uma rede, ou duas. O importante é você saber onde seu público está, onde é que seu público alvo está, para que você possa conversar com ele naquele ambiente. Fica muito ligado(a) se você tem 40, 45 anos ou mais, a sua empresa tem uma tendência a ser mais tradicional. Já você que tem 40, 35, 30 anos ou menos, você já está mais habituado a pensar de forma digital.

Agora antes de dar três dicas aqui que eu separei para você vender mais através de redes sociais, perceba que não estou falando aqui de um e-commerce tradicional. Aquele que a gente tem uma loja virtual, um carrinho de compras, vários produtos em uma vitrine virtual. Eu estou falando de você participar de redes sociais e fechar negócio ali mesmo. Eu recomendo você começar por aí e depois evoluir para o e-commerce mais tradicional ali com a famosa loja virtual. 

Pense em vários canais

Hoje em dia você não pode pensar somente em um canal de vendas. Quando você pensa no digital, você tem que pensar no conceito chamado Omnichannel, uma estratégia que conecta diferentes redes e assim você conversa com seu público e o alcança em todos os canais que ele estiver. Inclusive muitas vezes ele começa a conversar com você através de um canal, mas termina fazendo o pagamento por outro. E depois ainda ele quer um pós-venda num outro canal. Isso se deve ao grande número de ferramentas que temos hoje à nossa disposição, além do tradicional e-mail. E muitos deles estão dentro das redes sociais. Então vamos as dicas.

Primeira dica para vender mais nas redes sociais

É óbvio, mas preciso dizer. A primeira coisa que você precisa fazer para vender nas redes sociais é estar presente nas redes que você quer vender. Então faça uma análise, pergunte, faça uma pesquisa para os seus clientes atuais onde é que eles navegam mais e fatalmente você vai encontrar aí Whatsapp, Instagram, Facebook, Youtube e Google. 

O Google eu vou deixar de fora aqui porque ele é um buscador, ele não é essencialmente uma rede social. Vamos comentar estas outras redes sociais que citei, Youtube, Instagram, Facebook e Whatsapp. Existem outras além destas, mas estas penso que no momento que estou fazendo este artigo são as mais usadas. Então, primeiro de tudo, você precisa estar presente. Você precisa existir naquela rede social, criando o seu perfil. Ou no caso do Instagram você tendo um número comercial ali da sua empresa, disposto a conversar e responder às dúvidas, fazer as ofertas para os potenciais clientes que ali estiverem conversando com você. Esta é a primeira coisa.

Segunda dica

O segundo ponto importante é você começar a gerar conteúdo. Você precisa mostrar o que a sua empresa tem de bom, o que tem de benefício, mas perceba que eu não estou falando para você vender ainda. Não estou falando pra você criar oferta, estou falando pra você gerar conteúdo. Então por exemplo, se você trabalha com roupas, mostra foto, mostra o produto. Você pode gravar um vídeo como esse, você mesmo falando ou pode ser um vídeo gravado mostrando os benefícios do produto. Pode ser um vídeo animado também, caso você não queira aparecer e queira dar um caráter mais técnico no seu vídeo. Enfim, existem diversas formas que você pode publicar. O vídeo serve tanto pra Whatsapp, Youtube, Facebook ou Instagram. 

No Instagram o forte são as fotos, mesmo assim você pode postar vídeo também. Tem o espaço dos stories também com vídeos de 15 segundos, ou o IGTV para vídeos mais longos. Enfim, gere conteúdo. No facebook você pode escrever tutoriais, dicas, textos junto com as suas fotos, uma vez que a rede permite textos maiores. No Instagram é possível também, mas ali o foco maior são as imagens. Já o Youtube é uma rede essencialmente e unicamente voltada para vídeos. Então explore essa característica desta rede com conteúdo relevante.  

Então esta é a segunda dica, ou o segundo passo, você gerar conteúdo para o seu público nas redes sociais. Bem, você gerou conteúdo, agora as pessoas vão começar a interagir. E aí surge o terceiro passo, ou terceira dica que é gerar engajamento. 

Terceira dica

Portanto, é neste momento que as pessoas estão interagindo com a sua empresa nas redes, que você precisa corresponder, respondendo comentários e dúvidas. Desta forma, você gera um approach, uma aproximação e um rapport (técnica usada para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa). Para de fato ajudar e agregar valor na vida daquelas pessoas. Feito isso, o próximo passo é vender. 

Quarta dica

Por fim, agora é hora de fazer uma oferta. Por exemplo, a cada 4, 5, 6 postagens, você faz uma promoção, faz uma campanha. Se você está presente em todas estas redes sociais, pode escolher um produto para trabalhar por semana. Ofereça este produto numa condição diferenciada para quem está nas redes sociais ou crie algo que seja atrativo para aquelas pessoas. 

Para te auxiliar a definir estas ações, você pode rodar pesquisas, ou usar outras formas para descobrir e entender o que as pessoas estão querendo, e obviamente oferecer isso. Seja produto ou serviço. Relacionado ao que você trabalha. Resumindo, primeiro esteja nas redes sociais. Segundo, gere conteúdo. Terceiro, crie engajamento. E quarto, faça a oferta. 

Agora, venda!

Você pode me perguntar, “mas como vou vender?” Respondo, venda ali no Messenger, dentro do Facebook, no direct do Instagram, nos comentários mesmo. Pode encaminhar o link de pagamento, ou chamar a pessoa no particular, o que chamamos in box. A negociação começou pública, mas terminará no privado, em alguns casos. Só não recomendo você colocar dados de conta em comentários, ou outro espaço publicamente.

O link de pagamento você pode facilmente gerar através do Moip, Pagseguro, Mercado Pago, entre outros. Há diversos meios de pagamento em que você pode se cadastrar em cinco minutos online. É simples, você manda o link, a pessoa paga, dali uns dias o dinheiro está na sua conta. Comece dessa forma.

Ação na prática

Um exemplo real, no China Gate On The Road, um dos Eventos Ao Vivo que fizemos, conversei com um participante que estava lá, que tem cinco pessoas para trabalhar as redes sociais na loja dele. Ele vende artigos de festa, e disse que 80% desse movimento vem a partir do Instagram dele. Ele começou há menos de um ano, tinha zero contatos, e como resultado, hoje ele tem mais de 150 mil contatos lá no Instagram e gera uma venda muito bacana, maior do que muita loja física por aí. 

Acima de tudo, a sacada deste artigo é, trabalhe com profissionalismo e saia do amadorismo nas redes sociais. Use isso como um motor de venda e não somente como uma diversão pra você ficar vendo de vez em quando à noite. Isso serve sim para seu perfil pessoal, mas para seu perfil profissional é um meio muito interessante. Pense nestes pontos que eu te falei, e os coloque em prática, caso seu público esteja nestas redes, e você ainda não esteja.

Compartilhe

Enfim, são estas as dicas para você vender mais nas redes sociais que quero compartilhar com você. Se gostou, compartilhe com alguém que você acha que vai gostar também. Além disso, deixe aqui seu comentário, me contando se você faz uso das redes sociais, e se está tendo bons resultados ou não. Quem sabe escrevo outros artigos sobre esse tema caso você tenha mais dúvidas.

Aqui no nosso blog você encontra vários conteúdos sobre importação empresarial. Acompanhe também o China Gate nas redes sociais, estamos lá, @chinagatebrasil.  Para abrir um atendimento com a gente, clique aqui. Sua idéia de importação pode ser viável, e nós podemos te ajudar. Vem com a gente. Bora importar!

Para assistir este conteúdo em vídeo, clique aqui.


Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli é fundador da China Gate, empresa de educação e consultoria focada em ajudar pessoas a importar da China para o Brasil através das suas empresas.
Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli é fundador da China Gate, empresa de educação e consultoria focada em ajudar pessoas a importar da China para o Brasil através das suas empresas.

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