Sua ideia de importação pode ser viável e nós podemos te ajudar

Search
Close this search box.
Será que vale a pena importar para vender no varejo?

O número de importações da China para revenda no Brasil aumenta a cada ano. E mesmo com as facilidades apresentadas pela tecnologia e soluções que diminuíram o custo do processo, muita gente ainda pensa que importar é somente para grandes empresas que revendem no atacado. Será que quem vende no varejo pode importar?

O processo de trazer suas mercadorias de fora do país, mesmo com todos os custos da operação, pode reduzir o custo final de seu produto consideravelmente. Nós temos clientes, por exemplo, que conseguem trazer suas mercadorias por até metade do preço do comércio nacional. Portanto, importar é sim uma opção muito rentável para quem quer ampliar seus negócios.

Foi-se o tempo em que o processo de importação era destinado somente a grandes atacadistas, que importavam containers completos. Com novas estratégias, qualquer pessoa pode importar em sua empresa para revender no Brasil.

Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre importação para micro e pequenas empresas, com destino ao público final aqui no Brasil com aumento da margem de lucro.

Qualquer empresa pode importar

Uma dúvida muito comum entre quem está buscando importar para revender no Brasil é se precisa ter uma empresa específica de importação. A resposta é não!

Você pode importar com o seu CNPJ que já está aberto, desde que ele contenha o CNAE (Código Nacional de Atividade Empresarial) de fabricação ou revenda para o produto importado. Não existe um CNAE específico de importação. Se sua empresa for do ramo de autopeças seu CNAE deve ser revenda e distribuição de autopeças, por exemplo. Da mesma forma, se for de brinquedos, seu CNAE deverá ser desse ramo.

Quando você abre uma empresa aqui no Brasil, você deve escolher um CNAE principal e outros secundários. Basta que a sua atividade seja contemplada em um deles para você poder revender produtos importados da China aqui no Brasil.

Mas, uma coisa é necessária para sua empresa ter autorização para importar: estar habilitada nos sistemas Radar-Siscomex. O sistema Radar faz a análise da capacidade financeira e operacional da sua empresa, para saber se você pode importar. Por outro lado, o Siscomex é o sistema específico da Receita Federal onde é registrado todas as operações de importação.

Assim, independente da sua atividade, seja indústria ou comércio, da categoria de sua empresa, você precisa estar habilitado no Radar-Siscomex. Mas isso não é um problema para você começar importar e voltaremos a falar sobre este assunto mais adiante neste artigo.

Importar para vender no varejo

Para quem trabalha no varejo, a importação é uma ótima saída para quem está buscando aumentar a sua margem de lucro e lidar melhor com o estoque. Ao comprar do atacadista brasileiro, o varejista já compra com o valor maior do que comprar direto da China, aumentando seus custos.

Ao importar seus produtos direto da China, você ganha uma margem maior para trabalhar seu preço, além de poder negociar diretamente com a fábrica, garantindo melhores condições. Portanto, se você já é varejista, observe em seus produtos quais são Made in China, pois eles são uma fonte preciosa para o seu negócio.

Muitas pessoas que trabalham no varejo já perceberam a possibilidade de começarem a importar diretamente da China os seus produtos, achatando a cadeia de abastecimento e aumentando a margem de lucro. Da mesma forma, os atacadistas também estão começando a revender diretamente para o cliente final.

Porém, a tendência é que mais varejistas busquem entrar na importação e ganhem a queda de braço com esses atacadistas que querem conquistar o cliente final, pois é o no varejo que se conhece o cliente final. É no varejo que se tem o feeling para conduzir uma negociação.

Será que vale a pena importar da China para vender no varejo?

O que importar da China?

Se você se interessa em importar produtos direto da China para revender no Brasil, mas não sabe que produto escolher, temos algumas dicas para você. Já foi dito acima que, você pode observar nos produtos de sua loja o que é fabricado na China e que possui uma boa aceitação no público brasileiro, pois se é fabricado na China e vende no Brasil é um ótimo produto para começar.

Mas a melhor dica que podemos dar é: importe o que você sabe vender ou o que você quer vender. Não existe nada melhor do que vender o que a gente já conhece. Por isso, busque importar algo que você já vende ou que você quer muito vender.

Se ainda estiver com dúvidas do que importar, busque também as tendências do público brasileiro. Busque os produtos que mais estão sendo vendidos em seu nicho de atuação. E se está sendo bastante procurado, quer dizer que terá uma boa aceitação nas vendas. O Tendências Mercado Livre e a Amazon são bons indicativos do que está sendo requisitado pelos brasileiros.

Mas não se deve apenas escolher o produto, é preciso verificar a viabilidade da operação.

A viabilidade da operação

A importação é um processo que envolve vários custos (pagamento dos produtos ao fornecedor, frete, impostos, desembaraço e entrega no Brasil são alguns deles) e também é um processo, digamos, “demorado”, pois uma importação marítima, está demorando, em média, 4-5 meses para chegar ao nosso país.

Portanto, é necessário verificar se a operação realmente será viável, pois precisamos verificar o custo final de cada item e se terá possibilidade de uma boa margem de lucro e também se o estoque estará preparado para o tempo da importação. Para isso, você precisa botar fazer uma simulação de custos para saber por quanto a sua importação irá chegar. A China Gate disponibiliza uma planilha de custos gratuita aqui.

Coloque na ponta do lápis (ou na planilha) o valor final de cada item, que é o valor pago ao fornecedor, acrescido de todas as taxas e impostos. Compare com o valor praticado no mercado brasileiro e veja a possibilidade do lucro.

Uma conta rápida nos permite dizer que para uma importação ser viável, ela precisa chegar na porta de sua empresa com o custo de 20-30% menor que no Brasil. Se o valor pago na importação for maior que esse, a importação pode não ser viável pelo tempo que leva para sua mercadoria chegar.

Comece agora mesmo

Como você percebeu, importar para vender no varejo é uma ótima saída para quem quer vencer a guerra de preços, reduzir os custos e aumentar a margem de lucro. Portanto, se você fez sua simulação de custos e viu que compensa trazer seus produtos do exterior, não perca mais tempo e comece agora mesmo.

Se você nunca importou e quer começar do zero, recomendamos que você faça nosso curso gratuito Alibaba Sem Segredos, onde ensinamos a como encontrar os melhores fornecedores e produtos no maior site de vendas do mundo.

Para importar com baixo custo e com muita segurança, você precisa entrar no Importação Digital. Nele você importa através dos containers compartilhados da China Gate.

E qual a vantagem no Importação Digital?

Pagando uma anuidade, você pode importar quantas vezes quiser, pagando por M³ importado e nós cuidamos de toda burocracia para você. Assim, você importa quantidades menores e mesmo assim sua operação será viável. Além de contar com toda nossa equipe de suporte e assessoria durante todo processo.

Nossos containers possuem saída quinzenal da China, com mais de 150 importações todos os meses, entre elas de muitos varejistas. Então se você quer começar a importar, de pouco e ir escalando, não existe opção melhor que o Importação Digital. Clique aqui, conheça mais detalhes e Bora Importar!

Gustavo Batilani

Gustavo Batilani

Formado em Copywriting e Redação, com 02 anos de experiência na área. Apaixonado por pessoas e processos. Possui experiência também na área de gestão e administração.
Gustavo Batilani

Gustavo Batilani

Formado em Copywriting e Redação, com 02 anos de experiência na área. Apaixonado por pessoas e processos. Possui experiência também na área de gestão e administração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Recentes