É Importador de Primeira Viagem? Evite esses 5 Erros

Está fazendo a primeira importação da China? Então, você já deve ter lido em algum lugar que esse é um processo complicado. Já deve ter ouvido falar também que o Brasil é um país muito burocrático para importar. Preciso lhe dizer que essas assertivas são muito verdadeiras.

As dificuldades são ainda maiores para os importadores iniciantes. Se você for uma dessas pessoas, é possível que esteja sofrendo com a falta de conhecimento do processo de importação da China, por exemplo.

Além disso, imagino que os fatores confiança e segurança pesam muito na hora de tomar uma decisão. Dessa forma, se você quer fazer uma importação segura e lucrativa, precisa evitar os cinco erros que irei destacar nesse texto.

Ah, e no final dele, tem um bônus para você!

1.Será que a Importação é Para Você?

Você se sentir seduzido ao ver um importador comentar sobre as possibilidades de lucros com produtos importados da China. Mas, já se perguntou se negócio é mesmo para você?

Para ter essa resposta, então é necessário mergulhar no mundo da importação. Consuma todos os formatos de conteúdos acessíveis. No Youtube, por exemplo, há muitos canais produzindo conteúdo diário sobre esse assunto.

Acredito até que se você for com afinco, vai conseguir realizar uma importação sozinho só com as informações disponíveis na plataforma de vídeos.

Há também blog, cursos on-line, mentorias e consultorias aos montes. Com isso, o importador já pode ter uma noção bem ampla se deve ou não mergulhar nesse mundo.

Concluindo, evite cair na tentação de modismos ou de fantasias milionárias promovidas pela importação de produtos da China. Por que, antes de dar dinheiro, isso dá muito trabalho!

Esse é o primeiro erro a ser evitado!

Vamos ao segundo!

A importância de atender todo os requisitos exigidos pela legislação brasileira para realizar importação da China.
Foto de Krzysztof Maksimiuk, retirado de Unsplash.com

2. Fazer Primeira Importação da China sem se Adequar aos Requisitos Básicos

Para realizar uma importação empresarial é preciso observar uma série de requisitos cobrados pelas autoridades brasileiras. Ou seja, tudo é bem diferente daquela importação feita para uso e consumo, na qual utilizamos nosso CPF.

Assim, o jeito mais fácil de começar é seguir a risca as leis em vigor. Sem dúvida, isso vai evitar que você tenha uma grande dor de cabeça no futuro.

E quais são esses requisitos básicos?

  1. Ter um CNPJ ativo e
  2. Radar e Siscomex habilitado.

Esses são os requisitos mais básicos. Todavia, há outras questões que precisam ser observados. Um deles é CNAE da empresa, possuir certificado digital e estar em dia com o fisco.

Quer saber como montar uma importadora e começar do zero? Toque aqui.

3. Acreditar que Vai Enriquecer na Primeira Importação da China

Sempre digo aqui que os produtos importados da China são uma grande oportunidade para empresários e comerciantes. Isso é um fato!

Por outro lado, não quer dizer que você vai ficar rico de uma hora para outra. Ainda que os produtos cheguem com um custo menor, o trabalho árduo da venda é real para todos. Além disso, é o principal fator que vai definir se você vai ter sucesso ou não.

Ou seja, não adianta apenas importar os produtos. Minhas dicas aqui são:

  1. Crie boas estratégias de venda e marketing;
  2. Invista em produtos de nicho;
  3. Conheça seu público e resolva as dores;
  4. Seja um profundo conhecedor e admirador do seu produto e
  5. Entenda como o mercado de atuação funciona.

E é exatamente na venda, na experiência da venda é que você pode sim se diferenciar e aumentar os lucros. Entretanto, não pense que isso será da noite para o dia.

4. Importar Produto sem Saber a Classificação Fiscal

Todos os produtos que podem ser importados para o Brasil tem uma classificação fiscal. Ou seja, sobre ele incide uma determinada alíquota de impostos. Dessa forma, os impostos não são iguais para todos os produtos.

Na verdade, o produto define praticamente todo o custeio da importação. Além dos impostos, o tamanho ou peso dele é que determinará o custo do frete, de armazenagem etc.

Mas, o que é exatamente essa classificação?

É a famosa NCM. Um código de oito números criado e administrado pela Receita Federal. Esse código organiza e classifica todos os produtos comercializados no Brasil.

Para as simulações de custo, então esse número é fundamental. Sem ele, é impossível saber quanto vai custa a sua importação da China.

Dessa forma, passar uma proforma invoice para seu consultor é um dos grandes erros na importação da China. Se você já tiver a NCM do produto e quiser saber as exigências aduaneiras que recaem sobre ele, basta seguir para o simulador de tratamento aduaneiro da receita, clique ou toque aqui.

5. Deixar de Fazer a Simulação de Custos na Primeira Importação da China

Na teoria, você pode importar o que quiser. Entretanto, se o seu objetivo for fazer uma importação da China para revender, a coisa muda de figura. Acrescente aqui ainda se essa for sua primeira vez e for fazer importação da China com pouco dinheiro.

Então, é preciso ser amigo do planejamento!

Quando esse produto chega na sua empresa, você precisa vender ele e ter uma boa margem de lucro, não é mesmo!? Então, como saber se vou conseguir vender com lucro?

Aqui começa a parte onde o importador precisa suar a camisa. Ou seja, para saber se compensa importar da China, antes é preciso colocar os custos na ponta da caneca. E, com eles, analisar se há dinheiro disponível para concretizar o processo.

Além disso, é importante verificar se esses produtos chegam no Brasil com capacidade de concorrer no mercado consumidor.

Quer saber como é feito o custeio da importação da China, assista ao vídeo abaixo:

A simulação de custos então pode ser visto como uma rainha. Ela é quem manda na situação.

Assim, se a viabilidade de importação não ficar clara ou se o produto não for realmente viável, volte atrás. Isto é, escolha um novo produto ou um novo fornecedor.

O importador também pode realizar uma nova pesquisa e tentar um item mais em conta. Ou seja, as possibilidades são variadas.

Agora eu te pergunto: Quer saber se importação é para você e descobrir como começar a gerenciar uma importação da China?

Alibaba sem Segredos: Importação da China sem Erros

O Alibaba sem Segredos é um curso gratuito e online, onde ensinamos o passo a passo para iniciar uma importação da China. Com ele, você vai aprender tudo sobre a busca e negociação dos melhores produtos com ótimos fornecedores.

O Alibaba é a maior plataforma de e-commerce B2B do mundo. O site concentra um grande número de fornecedores e com ótima variedade de produtos. Além disso, possui muitas ferramentas que impactam na segurança e na confiabilidade da importação.

Entretanto, alguns serviços e procedimentos devem ser muito bem avaliados antes de realizar a compra no site. Por exemplo, não recomendamos que o frete seja contratado pelo Alibaba.

Isso por que o Brasil é um país um muito burocrático quando o assunto é importação. Dessa forma, o importador deve estar muito atento às exigências das autoridades brasileiras.

Mas, no Alibaba sem Segredos, com as 9 aulas disponíveis, você vai avançar seus conhecimentos sobre o assunto, independente do nível de conhecimento na atualidade.

E o mais importante, tudo isso como objetivo de importar da China sem erros. Mas com segurança e lucratividade.

Bora importar?

Dilvo Rodrigues

Dilvo Rodrigues

Nascido nas Minas Gerais, formado em jornalismo e apaixonado por cinema. Sou pai do Francisco, prezo por uma história bem contada e tenho muito gosto por aprender coisas novas. Sou Redator na China Gate, e ajudo pessoas a tomarem as melhores decisões sobre importação da China.
Dilvo Rodrigues

Dilvo Rodrigues

Nascido nas Minas Gerais, formado em jornalismo e apaixonado por cinema. Sou pai do Francisco, prezo por uma história bem contada e tenho muito gosto por aprender coisas novas. Sou Redator na China Gate, e ajudo pessoas a tomarem as melhores decisões sobre importação da China.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes

Alibaba Sem Segredos

Curso Gratuito para você que deseja começar a importar da China!