A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009 e é de conhecimento geral que os preço dos produtos fabricados no gigante asiático são mais baratos.
Assim, a compra de produtos da China para revender no Brasil, com boa margem de lucro, é uma ótima alternativa para quem trabalha com vendas, seja no atacado ou no varejo. Por isso, conhecer um bom site para você comprar seus produtos para trazer para o Brasil é fundamental.
Neste artigo vamos te apresentar os melhores sites para comprar da China e você importar seus produtos com baixo custo e muita segurança.
Você não precisa atravessar o oceano
Foi-se o tempo em que para comprar da China você precisava ir até o outro lado do mundo para verificar os fornecedores e os produtos para trazê-los com segurança.
Os sites de compra na China evoluíram muito nos últimos anos e hoje oferecessem ao usuário boas condições e métodos de segurança, que facilitam a vida do importador. Com a pandemia de Covid-19, isso se intensificou, devido a impossibilidade de viajar para China, por conta das restrições sanitárias. No momento da escrita deste artigo, muitas cidades chinesas ainda estão em lockdown.
Atualmente, são incontáveis os sites que vendem produtos da China. E como saber qual escolher para comprar seus produtos?
O primeiro passo é diferenciar os que vendem no atacado e no varejo, uma vez que estes últimos, possuem quantidades limitadas de produtos e ofertas, pois são destinados ao consumo próprio. Entre eles podemos destacar o Aliexpress, Wish e outros.
Aqui na China Gate, nosso foco é na importação empresarial, isto é, de importações feitas por empresas com o objetivo de revenda, ou seja, em atacado. Então, iremos apresentar os melhores sites de compra para este objetivo.
Como comprar da China?
Para importar da China para revender no Brasil, conseguindo bons lucros, você precisa estar ciente de todo o processo e tomar alguns cuidados para não ser pego de surpresa e acabar tendo prejuízos. Mas já podemos te garantir que não é muito difícil e que fazendo tudo certo, não tem porque se preocupar.
É muito importante você entender sobre todo o processo de importação para não sofrer duros golpes e não ter dores de cabeça. Desde a pesquisa por fornecedores e produtos, até a entrega, são muitas etapas e processos. Aqui no nosso blog, você encontra um artigo sobre o mínimo que você precisa saber sobre importação empresarial.
Além disso, existe a cobrança de impostos e taxas e contratação de profissionais para te ajudar nesta operação. Esteja atento a tudo isso.
Do mesmo modo, a pesquisa de fornecedores e produtos, que está no começo da linha de importação também deve ser feita com cuidado e muita pesquisa. É necessário algumas horas em frente a tela do computador ou celular, pesquisando para tomar a melhor decisão.
Nós já mostramos aqui que você pode confiar nos fornecedores chineses, mas é necessário atenção, pois como em qualquer lugar do mundo, existem pessoas com más intenções nesses sites. Busque indicações, fornecedores bem avaliados, pesquise sobre o fornecedor e o produto, enfim, quanto mais informações você tiver, maior a chance de tomar uma decisão acertada.
Leia todos os anúncios e descrições e sempre que possível peça amostras para validar o produto escolhido. E se preferir, para sua maior precaução, contrate uma inspeção para certificar sua escolha.
Veremos agora os sites mais indicados para você comprar seus produtos da China
Alibaba
Sem dúvidas, o site mais conhecido e recomendado quando o assunto é importação da China, é o Alibaba.
Ele é um site administrado pelo Alibaba Group, um grupo de empresas de e-commerce chinesa. Fundado em 1999, o grupo representa mais de 60% de todo e-commerce da China. Dentro deste mesmo grupo, está também o site AliExpress, cujo objetivo principal, como já dissemos, é vender para o consumidor final, enquanto que o Alibaba vende somente em atacado.
O Alibaba é o maior site de vendas do mundo e tem todo o tipo de produto que você pode imaginar, inclusive nas mais diversas qualidades. É quase como que, se você não encontrar seu produto no Alibaba, ele não existe na China.
Este site permite um contato direto com o fornecedor através do chat da própria plataforma. Assim, você pode conseguir mais informações tirar todas as suas dúvidas direto com ele. Só não demore muito em sua negociação, pois os chineses gostam de agilidade e conversas diretas e francas.
Este contato direto com o fornecedor, pode permitir que você faça uma personalização de seus produtos com a sua marca, por exemplo.
O site está evoluindo nas traduções para o português, então, ainda os melhores resultados podem ser encontrados pesquisando em inglês ou espanhol.
Ferramentas para a sua segurança
O site é rico em detalhes e você utilizar os mais diversos filtros para encontrar seu fornecedor ou produto. Ele também possui muitas ferramentas que vão te auxiliar a ter mais segurança em sua compra.
A primeira delas é o ranking de “Gold Suppliers”, que indica os fornecedores premium, que aparecerem primeiro nas buscas. Eles são fornecedores verificados pelo site aumentando, portanto, a confiabilidade.
Ao entrar na página do produto escolhido, minha dica é que você pode encontrar o selo de “Verified Supplier”, isto é, Fornecedor Verificado. Este selo indica que outro importador já pediu uma inspeção para este fornecedor e ele realmente existe e entrega os produtos. Você pode inclusive ver a data e os documentos desta inspeção para ver se não está muito antiga.
O Alibaba fornece, inclusive, um serviço de inspeção pelo próprio site, mais barato do que o mercado, podendo ser contrata por cerca de US$ 150,00.
Você também pode usar a ferramenta “Trade Assurance” para efetuar seu pagamento. Com ela, o Alibaba retém o seu pagamento e só repassa o valor ao fornecedor quando o produto é entregue para o embarque. Portanto, é uma segurança a mais.
Dessa forma, quando falamos em comprar da China, a passagem pelo Alibaba é quase que obrigatória devido a sua variedade,
Pontos que necessitam de atenção
Por mais que seja um site altamente conhecido e com a maioria dos fornecedores confiáveis, existem alguns pontos a se atentar antes de efetuar sua compra.
O primeiro é se o fornecedor vive te pedindo dinheiro ou pedindo uma entrada antes mesmo de você decidir comprar. Fique atento, pois pode ser sinal de um golpe. Também questione seu fornecedor se ele aceita uma inspeção na fábrica e se pode efetuar o pagamento pelo Trade Assurance. Se ele negar, é melhor ‘pular fora’, pois quem faz tudo certo não irá temer uma inspeção ou receber pela plataforma do Alibaba.
Muitos fornecedores vão querer te empurrar o frete pelo próprio site. A nossa dica é para você não fazer essa contratação e pesquisar um frete fora da plataforma, pois o frete disponibilizado por eles, geralmente, é bem mais caro que os demais.
Por fim, não confie nos preços anunciados no Alibaba, pois eles funcionam como uma ‘isca’ para atrair compradores e só são praticados em casos de pedidos muito grandes e depois de você comprar várias vezes com o mesmo fornecedor. Assim, tenha em mente que o preço que você irá comprar os seus produtos é maior.
Mas, mesmo com esses pontos, vale muito a pena você dar uma olhada e pesquisar no Alibaba o seu fornecedor. É o site que mais indicamos para os nossos clientes e quem toma todos os cuidados, não é pego de surpresa.
Made in China
O Made in China é um outro site muito conhecido e procurado quando o assunto é comprar da China. Ele é, provavelmente, o maior concorrente do Alibaba e o segundo maior em número de cadastros. Portanto, sem dúvidas, um dos melhores sites para comprar da China.
O Made in China é um site mais antigo que o Alibaba e possui relatórios de auditoria para selecionar os fornecedores mais qualificados. Ele é uma referência global em conectar os fornecedores chineses com compradores do mundo todo.
A vantagem do Made in China é que ele possui uma plataforma mais completa em português, facilitando para os importadores brasileiros e ajudando na conferência das informações.
O que atrai um grande público para este site é o fato de que ele costuma oferecer em sua plataforma, fornecedores com preços mais atrativos que os concorrentes, uma vez que o cadastro de fornecedores no site é bem mais barato que o Alibaba, com serviços de pagamento para quem quer ranquear melhor nas buscas.
A plataforma e serviços oferecidos pelo Made in China são bem semelhantes ao do Alibaba já listados anteriormente e assim, a lista de precauções para você ter na hora de entrar em contato com o seu fornecedor permanece a mesma.
Global Sources
Muito semelhante aos dois sites citados acima, o Global Sources pertence a um grupo comercial com mais de 50 anos de experiência em compra e venda de produtos nos países asiáticos.
A empresa promove diversas feiras de comércio para atrair investimentos e fornecimento profissional para a região. A Global Sources Electronics – Indonésia, por exemplo, é a maior feira de eletrônicos do mundo.
Assim como o Alibaba e o Made in China, o Global Sources oferece uma grande variedade de produtos e fornecedores, sendo possível avaliar os fornecedores com estrelas. Os melhores avaliados aparecem nos topos das buscas.
Alguns produtos do site, podem ser indicados por especialistas e recebem o selo “Analyst’s choice”.
Porém, como o Alibaba, ele ainda não possui um grande suporte para o português, sendo necessário pesquisar em inglês ou espanhol para obter melhores resultados.
Ao pesquisar um fornecedor ou produto, você pode obter maiores informações sobre aquele fabricante na opção “Company Information”, onde você obtém informações de registro, dados de controle e certificados de qualidade.
Os serviços oferecidos pelo Global Sources são muito parecidos com os demais sites já citados aqui. Portanto, é uma boa alternativa em quem está buscando fornecedores confiáveis na China.
Rakumart
A Rakumart também é uma empresa chinesa de plataforma de e-commerce especializada em transações entre empresas (B2B). Com menos tempo de mercado, este site vem ganhando a confiança dos brasileiros por diversos motivos.
O primeiro é que é um site focado em atender importadores de pequeno ou médio porte, com um suporte maior ao usuário do que os demais. A Rakumart é focada em atender o público do país de destino, ou seja, mesmo sendo um site de uma empresa chinesa, eles são focados em atender o público brasileiro.
O segundo é que eles dão todo o suporte para a parte burocrática, como o frete e desembaraço aduaneiro, além de enviar uma simulação de custos completa e gratuita antes de você finalizar seu pedido, auxiliando a vida dos importadores.
A Rakumart também fornece ao usuário a mesma experiência de um carrinho de compras. Assim, você pode importar de vários fornecedores ao mesmo tempo, que eles gerenciam os pagamentos e a entrega para você. Você paga para o site e eles distribuem o pagamento entre os fornecedores, somente após eles entregarem seu pedido.
A logística de envio para o Brasil de todas as compras feitas pela Rakumart é realizada por nós da China Gate.
Por fim, o site funciona como um hub de fornecedores: os fornecedores não anunciam direto na Rakumart, mas o site pega os dados de outro sites de vendas e anunciam. Assim, ele é como um banco de dados que compreende produtos de diversos sites, incluindo os de chineses para chineses, fazendo com que os preços encontrados nela sejam bem inferiores aos demais.
Desvantagens da Rakumart
O fato da Rakumart gerenciar os pedidos faz com você não tenha contato direto com o fornecedor, impedindo, assim, a negociação por preços, por exemplo.
Por ele, o importador não consegue pedir amostras de seu produto e também não consegue personalizá-los colocando a sua marca, por exemplo.
Pelo fato da Rakumart pegar os dados de outros sites e colocar no seu, traduzindo para o português e não tendo anúncios próprios, pode fazer com que algumas informações se tornem imprecisas ou obsoletas. Por isso, é realizar uma boa pesquisa antes de finalizar a compra.
Este item, também faz com que a variedade de produtos anunciados na Rakumart seja menor do que nos outros.
Mas, mesmo com estas desvantagens, vale a pena você dar uma olhada no catálogo da Rakumart quando for importar da China, pelos serviços oferecidos e pelos preços, que geralmente são menores que os demais.
Conheça o Alibaba sem Segredos
Está pensando em conhecer um pouco mais sobre importação e como negociar com os fornecedores chineses, tendo todos os cuidados necessários? Conheça o nosso curso gratuito Alibaba sem Segredos.
Com ele, você vai aprender a pesquisar seu produto e encontrar fornecedores de maneira prática e eficiente, para encontrar as melhores condições e ainda manter a segurança de sua operação comprando no maior site de compras do mundo.
Este curso, que é bem rápido para concluir, é para todos os que estão pensando em importar da China com segurança e baixo custo. É a sua porta de entrada para o mundo da importação, mesmo que você não saiba muito sobre este assunto.
Clique aqui e acesse agora mesmo o curso gratuito Alibaba sem Segredos
Respostas de 5
Olá Cláusio Sales, tudo bem? O primeiro passo é sempre encontrar o fornecedor e verificar a viabilidade da importação.
Peço a gentileza de entrar em contato com nosso atendimento, eles irão te orientar como proceder para começar: https://chinagate.com.br/atendimento/
Bom dia, já acompanho vcs a muito tempo 3 gostaria de importar lâmpadas de veiculos!
Qual seria os passo para dar andamento ?
Olá Maria, tudo bem?
Você pode tirar todas as suas dúvidas com o nosso time de especialistas, acesse: https://chinagate.com.br/atendimento/ e entre em contato.
Como faço pra eu conessra o meu negócio