Como Ter Segurança na Importação da China?

fazer importação da china com segurança

Será que é possível fazer uma importação da China com segurança? Ou seja, paga e receber certinho todo os produtos? Como vou ter certeza de que não vou tomar um calote?

Se você já fez importação da China ou de qualquer outro lugar, já deve ter tido alguma dessas dúvidas. Ou todas elas. Mas, o que preciso te falar é que elas são perguntas normais.

Por que, pense bem, você vai comprar produtos e enviar dinheiro para um país do outro lado do mundo. Vai confiar que a mercadoria vai chegar certinha no Brasil. Parece um conto para pegar bobo, não é mesmo!?

Mas não é. Quero dizer, fazer importação da China com segurança é uma realidade. E isso está acessível desde o importador de grande porte, até para quem faz importação com pouca grana.

Importação da China Com Segurança: Evitando Calote

Primeiro, a maior parte dos fornecedores chineses querem fazer negócio. Assim, como nós brasileiros também queremos importar e lucrar com isso.

Ou seja, eles querem ganhar dinheiro. Então, o objetivo é concretizar o negócio. Já pensando numa segunda, numa terceira rodada de importação.

Assim como você cria estratégias para fidelizar os clientes, o fornecedor na China quer que você sempre compre dele. Isso é vital para o negócio dele.

E por que estou falando isso? Pelo fato de que assim como em qualquer país do mundo, existe gente honesta e gente sacana. Na China não é diferente.

E como você pode ter certeza que realizar uma importação da China com aquele fornecedor específico é seguro?

Faça uma inspeção no seu fornecedor?

Mas o Que é essa Tal de Inspeção?

A Inspeção nada mais é do que verificar as informações prestadas pelo fornecedor. Por exemplo, ele deve ter dito que tem uma fábrica ou loja localizada no endereço X. E, que ela esta registrada na China com o número tal.

Ele pode ter informado a quantidade de funcionários, a conta bancária, a estrutura e capacidade produtiva da empresa dele, entre outras coisas.

Dessa forma, já que você não pode viajar até a China para checar os dados, pode então contratar uma empresa especializada nesse serviço.

Uma inspeção pode evitar com que o importador tome um calote? Não. Entretanto, é capaz de oferecer elementos que permitem tomar decisões mais sólidas em relação ao prosseguimento das negociações com o fornecedor.

Quer saber como escolher os melhores fornecedores? Assista ao vídeo abaixo:

Assim, essa inspeção é realizada feita antes do pagamento. Mas, e se você tiver dúvidas se os produtos enviados são mesmo os contratados?

Os Produtos Vão Chegar com a Qualidade Contratada?

Após a produção da carga, é possível testar os produtos com uma segunda inspeção. Essa ação de segurança pode ser essencial se você estiver importando itens com um nível de personalização maior.

Essa segunda inspeção é capaz de apontar problemas causados de forma intencional, e não-intencional. Por exemplo, pode acontecer de um lote inteiro está danificado devido a algum problema na linha de produção.

Alguns erros acontecem com maior frequência. O importador pode ter solicitado a cor azul, entretanto na inspeção, percebe-se que os itens são da cor preta. Ou ainda, na tonalidade da cor.

Preciso destacar que a inspeção é cobrada por visita. Uma empresa na China cobra em torno de 200 a 300 dólares para fazer o serviço.

Entretanto, é possível contratar um serviço mais em conta pelo Alibaba.

Corre o Risco da Mercadoria Ter Avarias, Ser Extraviada ou Roubada?

Sim, qualquer uma dessas três situações pode ser acontecer com a carga. A solução é contratar o seguro de carga contra roubos e avarias.

Nesses casos, é muito importante que você solicite ao fornecedor que os a carga seja enviada em embalagens de qualidade e resistentes. Isso por que, ela passa por várias movimentações, que causam desgastes, podendo danificar as caixas.

Ou seja, isso aumenta a possibilidade do produto ser quebrado e até mesmo ser extraviado ou roubado, já que ele vai estar bastante exposto.

É claro que alguns tipos de produtos estão mais sujeitos a danos. Entre eles, vidros e porcelanas. Com isso, já é necessário incluir no custo o prejuízo com uma peça ou outra.

Em importações maiores, o seguro da carga é um valor irrisório. No Importação Digital, por exemplo, custa US$ 30. Ou seja, importação da China com segurança é contratando um seguro. Não há motivo para deixar de pagar por ele.

vender produtos de importação da China com segurança
Retirado de Envato.com
Será que vou Conseguir Vender os Produtos Importados?

A venda é uma questão que preocupa muitos importadores. Entretanto, ela não tem a ver com a importação. É uma questão própria do negócio.

Dessa forma, o medo em relação ao aspecto da venda só pode ser enfrentado com conhecimento do mercado e do produto. Mas esses fatores não garantem o sucesso por si só.

Então, se você não vender nada? O que fazer? A saída é tentar não tomar prejuízo. Então, vende pelo custo e recupera o dinheiro. Quando digo custo é o custo do produto, mais as despesas de venda, mais o imposto.

Assim, o lucro vai ser zero, mas vai recuperar o dinheiro para reinvestir em um produto mais vantajoso.

Agora, que você já sabe como fazer uma importação da China com segurança, o que acha de saber qual o melhor produto para importar do país asiático?

Dilvo Rodrigues

Dilvo Rodrigues

Nascido nas Minas Gerais, formado em jornalismo e apaixonado por cinema. Sou pai do Francisco, prezo por uma história bem contada e tenho muito gosto por aprender coisas novas. Sou Redator na China Gate, e ajudo pessoas a tomarem as melhores decisões sobre importação da China.
Dilvo Rodrigues

Dilvo Rodrigues

Nascido nas Minas Gerais, formado em jornalismo e apaixonado por cinema. Sou pai do Francisco, prezo por uma história bem contada e tenho muito gosto por aprender coisas novas. Sou Redator na China Gate, e ajudo pessoas a tomarem as melhores decisões sobre importação da China.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes

Alibaba Sem Segredos

Curso Gratuito para você que deseja começar a importar da China!