5 Dicas para Encontrar Bons Fornecedores na China

A segunda pergunta que eu mais recebo na minha vida de consultor de importação é como encontrar fornecedores na China.

Será que existe um caminho das pedras para você comprar na China tendo a confiança de que vai receber o que vai comprar? A dinâmica aqui então será a seguinte: vou mostrar como encontrar fornecedores na China e, depois, vamos ter uma boa conversa sobre segurança na importação.

Sempre lembrando que aqui nosso papo é sobre importação empresarial com o objetivo de revenda.  Ou seja, a importação para uso e consumo não é nosso foco.

Vamos lá. 

Existem 3 formas de você encontrar fornecedores e fazer uma importação da China.

Encontrando Fornecedores nas Feiras na China 

É uma excelente forma de buscar fornecedores, pois em poucos dias, você consegue encontrar e negociar com vários, talvez até com dezenas deles.

Porém, para isso você tem que ir pra China, o que custa caro, algo como 4 mil dólares. Além disso, as viagens para o país asiático estão interrompidas por conta da pandemia.

Nesse momento, China está fechada para receber estrangeiros. E por conta disso, essa opção não está disponível.

Visitar Fornecedores de Atacados na China 

Para visitar fornecedores atacadistas é precisa ir pra China. Entretanto, não é necessário esperar uma época do ano para conhecer e negociar com esses fornecedores. Isso por que os atacados na China, especialmente em Yiwu, é possível encontrar muito mais fornecedores e é aberto o ano inteiro. 

Conhecer comerciantes atacadistas de perto é uma ótima oportunidade para realizar bons negócios e fazer tudo com segurança. Entretanto, essa experiência também está indisponível no momento.

Por outro lado, acredita-se que a situação possa voltar a normalidade a partir de Março de 2022.

Agora vamos falar daquilo que está no nosso alcance. 

A Busca de Fornecedores pela Internet 

Atualmente, essa é a opção que está mais facilmente à nossa disposição. Ela também é a mais em conta para começar, pois basta ter um acesso a internet para encontrar bons fornecedores na China. 

E onde encontrar fornecedores? 

Eu recomendo fortemente o Alibaba.com 

Esse site é focado em fornecer produto da China para o mundo inteiro, e agora tem também produtos de outros países, como Índia, Vietnam, Indonésia e alguns outros. 

Mas cuidado, comprar no Alibaba não é sinal que a carga vai chegar tudo certinho. Para isso, temos que resolver o problema da alfândega brasileira que é controlada pela Receita Federal. Já já eu volto nesse tema, vamos falar primeiro sobre encontrar os fornecedores. 

Se por um lado ter um site disponível a qualquer hora para buscar produtos é uma verdadeira bênção, por outro lado, a facilidade de qualquer pessoa cadastrar seus produtos é um problemão. 

Não é porque o fornecedor está no Alibaba que é seguro comprar lá. Dessa forma, para você ter segurança em comprar no Alibaba.

Mas, para saber como escolher os melhores produtos e fornecedores é preciso observar alguns detalhes.

1. Observe as avaliações dos outros compradores

As avaliações de antigos compradores são um termômetro muito importante para saber medir o fator segurança em plataformas de compra. E, no Alibaba isso não é diferente.

Ou seja, ler os comentários podem ajudar o importador brasileiro a tomar boas decisões comerciais e, com isso, evitar dores de cabeça no futuro.

2. Veja se o Fornecedor já foi Inspecionado

Existe um “selo” em alguns fornecedores dizendo que ele já foi inspecionado. Neste caso, estará escrito logo acima do nome do fornecedor o seguinte termo: “Verified Supplier”. 

Isso quer dizer que alguém já pediu alguma inspeção nessa fábrica e que ela de fato existe. 

Mas isso não garante nada, ok? Apenas pode ser mais um elemento a ser levado em conta no que diz respeito ao fator segurança na importação da China.

3. Para Encontrar Bons Fornecedores na China Contrate uma Inspeção

Você pode enviar uma pessoa, contratada por você, para visitar a empresa e checar tudo. Ou seja, testar produtos, tirar fotos e te enviar um relatório. 

Por outro lado, ao contratar pelo Alibaba, esse custo sai por volta de 118 dólares. Se contratar direto, o valor fica entre 200 e 300 dólares cada visita. 

Talvez você esteja achando caro esse serviço. Neste caso penso que é porque o seu pedido deve ter um valor baixo em relação a esse custo.

Por exemplo, se você está fazendo um pedido de 20 mil dólares, esse custo é bem baixinho perto do tanto de dinheiro que você está colocando em jogo. 

Ou seja, tudo depende do valor do seu pedido. Todavia, se você entende que pagar por uma inspeção é caro por agora, considere o próximo tópico. 

Quer saber mais sobre inspeção de fornecedores? Assista ao vídeo abaixo:

4. Efetuar o Pagamento por Intermédio da Plataforma

Ao pagar pelo Alibaba, você tem 30 dias de garantia de mediação deles caso o produto não seja entregue. 

Veja, não é garantia de reembolso, é garantia de mediação. 

Você compra e paga pelo Alibaba, e em até 30 dias, se o fornecedor não entregar seus produtos, você pode abrir uma disputa. E neste caso, o Alibaba não vai pagar o fornecedor e nem te devolver o dinheiro, ele vai apurar as informações para decidir se devolve ou não o dinheiro pra você. 

Contudo, mesmo não sendo 100% garantido o reembolso, isso é muito bom pois os vendedores não querem queimar o filme no site. Então, eles tem maior interesse em fazer tudo certinho para que a negociação seja concluída com sucesso. 

Mas, quero te lembrar de algo importante. Com 30 dias não dá tempo dos produtos chegarem ao Brasil. Então, essa é a checagem que se tem que fazer na entrega do seu fornecedor ao seu agente de transporte. 

Você já Conhece a Rakumart?

Recentemente um grupo de tecnologia e e-commerce chinês lançou no Brasil: a Rakumart. É um site B2B, ou sejam, focado em atender revendedores brasileiros que querem importar da China.

Eles tem experiência de 3 anos no comércio entre China e Japão, ajudando revendedores japoneses a comprar dos chineses. Agora trouxeram toda a logística de operação para o Brasil também. Ou seja, é mais uma ferramenta para encontrar bons fornecedores na China.

Isso é uma excelente notícia para nós, brasileiros, pois temos algumas vantagens em utilizar esse site. Vou listar aqui no mínimo cinco delas.

O Suporte Aduaneiro no Brasil

A Rakumart fez um estudo e percebeu aquilo que nós brasileiros já sabemos desde quando nascemos. O Brasil é um país complicado quando o assunto é importação.

Então, eles fizeram uma parceria comigo, aqui da China Gate. Como é isso? Nós organizamos a parte de logística e burocracia aduaneira pra os clientes que comprarem no site da Rakumart.

O trabalho começou em Julho e estamos recebendo na China os primeiros pedidos.

Mais Segurança na Compra. Você recebe o produto Que Comprou! 

O Site garante a compra e o recebimento do produto escolhido, já que eles é que vão efetivar a compra e receber em armazém próprio para fazer a conferência.

Então, diferentemente do Alibaba e de outros sites, onde você compra e envia para uma transportadora. Na Rakumart, você compra e eles conferem. 

Mas essa não é uma conferência para testes e qualidade do produto.  Ou seja, é uma conferência para saber se o que você comprou está dentro da caixa. 

Então se comprou bolsa, vai embarcar bolsa. Se comprou microfone, vai embarcar microfone.  Não são feitos testes nos produtos.

Por isso, caso você precise testar e verificar a qualidade dos produtos, ainda é necessário fazer importação da china de amostras ou lote teste.

Saiba Todos os Custos Antes de Fazer o Pagamento 

Ao fechar o pedido na Rakumart você não vai pagar na hora. O custo final do seu produto chega 48 horas depois. Além disso, você precisa aprovar o custo. Depois disso, aí sim você paga.

E o pagamento é feito da seguinte forma: 

  • a) paga o produto para a plataforma via ebanx, transferência bancária ou corretora de câmbio. Esse dinheiro vai pra China para pagar os fornecedores. 
  • b) paga o frete via transferência bancária diretamente para nossa conta no Brasil. Esse dinheiro não precisa fechar câmbio e vai para fazer o transporte e desembaraço aduaneiro.
  • c) para os impostos quando a carga chegar no Brasil. Após comprar na Rakumart, haverá um tempo de transporte até o Brasil de aproximadamente 60 dias. E somente quando a carga chegar é que você pagará os impostos para retirar a carga do porto e ela ser entregue no seu endereço.

A próxima vantagem de comprar na Rakmart é:

Encontre e Compre de quantos fornecedores da China você Quiser

O legal de ter uma plataforma única, é que você pode sair comprando, colocando os produtos no carrinho de compras e nem precisa se preocupar se comprou de 1, 5 ou 10 fornecedores diferentes.

A Rakumart cuida de confirmar, pagar e receber o pedido feito para cada fornecedor na China. Tenho certeza que isso vai poupar muito o seu tempo. 

Encontre Produtos mais Baratos que no Alibaba 

Como a Rakumart é uma empresa chinesa e vai comprar tudo no mercado interno da China, ela disponibiliza produtos que estão a venda internamente no mercado Chinês. 

Então, você tem acesso a uma base de produtos maior e muitas vezes com preços mais baixos que o Alibaba.com. 

Agora nem tudo são rosas, né? Ao visitar a Rakumart você vai perceber que a navegação ainda não é muito intuitiva e as vezes procurar produtos por lá pode ser bem mais complicado que sites como Alibaba e AliExpress. 

É uma plataforma nova que está melhorando a cada semana. Então, se você quiser importar pelo Alibaba, o serviço mais adequada para trazer os produtos para o Brasil, é o Importação Digital.

Importação Digital: Custos Logísticos Fixos

No Importação Digital (ID) você importa da China com os custos logísticos fixos, incluindo o frete. Pois é, esse formato é ideal para o importador de pequeno porte e que tem pouco dinheiro para investir. Além disso, as despesas com despachante aduaneiro já estão inclusas no serviço.

No ID, o custo é de 247* dólares por no mínimo um metro cúbico ocupado no contêiner. Ou seja, o custo o importador tem acesso a um custo fixo por metro cúbico. Também é cobrada a taxa de 10% sobre o valor do produto. O acesso ao serviço é feito através de uma assinatura anual de 997* reais.

Uma das grandes sacadas do Importação Digital, é livrar o importador de pequeno porte das altas taxas para armazenar a carga nos portos e aeroportos brasileiros.

A China Gate ainda cuida da parte burocrática, ficando por conta do importador apenas a busca, negociação e pagamento de fornecedores.

  • Valores praticados em Agosto de 2021, pode sofrer alteração a qualquer momento e sem aviso prévio.
Dilvo Rodrigues

Dilvo Rodrigues

Nascido nas Minas Gerais, formado em jornalismo e apaixonado por cinema. Sou pai do Francisco, prezo por uma história bem contada e tenho muito gosto por aprender coisas novas. Sou Redator na China Gate, e ajudo pessoas a tomarem as melhores decisões sobre importação da China.
Dilvo Rodrigues

Dilvo Rodrigues

Nascido nas Minas Gerais, formado em jornalismo e apaixonado por cinema. Sou pai do Francisco, prezo por uma história bem contada e tenho muito gosto por aprender coisas novas. Sou Redator na China Gate, e ajudo pessoas a tomarem as melhores decisões sobre importação da China.

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Recentes

Alibaba Sem Segredos

Curso Gratuito para você que deseja começar a importar da China!