Sua ideia de importação pode ser viável e nós podemos te ajudar

Search
Close this search box.

5 Dicas para Quem não Sabe Como Começar a Importar da China

Se você não sabe como começar a importar da China, tenho um notícia boa e outra ruim para você. A notícia ruim é que importar de qualquer lugar do mundo para o Brasil é um processo longo, difícil e burocrático.

Por outro lado, a notícia boa é que tudo que você precisa saber sobre como fazer uma importação da China está disponível quase na Internet e de graça.

Então, cabe ao importador ir atrás dos conhecimentos necessários para dar o próximo passo na importação. Dessa forma, para começar a importar da China, se ligue nas dicas a seguir.

Minha Empresa pode Começar a Importar da China?

Essa é a primeira pergunta que todo empresário deve ser fazer. Ou seja, para fazer importação da China é preciso que sua empresa esteja habilitada para isso. Dessa forma, ela precisa atender a algumas exigências.

  1. Ter CNPJ ativo;
  2. Estar habilitada no Radar e Siscomex;
  3. Estar em dia com obrigações fiscais;
  4. Ter um certificado digital e
  5. Definir o Perfil de Radar Ideal para a Empresa.

Os itens 3,4 e 5 se referem ao processo de habilitação nos sistemas da Receita. Entretanto, sem atender a esses requisitos, fica impossível importar dentro da forma legal.

Pode parecer estranho uma dica em forma de pergunta. Porém, é importante o importador entender se tem as condições necessárias para começar a importar da China.

Quer saber mais sobre como montar uma empresa importadora? Toque aqui.

Vamos para a próximo dica?

#partiu!

Buscar um Bom Produto Pode Fazer Toda a Diferença

O que seria um bom produto para você? Aquele que está vendendo mais no momento? Ou aquele que você conhece mais e tem mais habilidade para vender? Leve em conta essas perguntas antes de definir o produto certo.

Muito importadores já atuam em um determinado ramo. Então, parece que a escolha é mais óbvia. Por outro lado, outros não sabem ainda com qual produto querem trabalhar. Por isso, podem perder tempo em busca de uma suposta mina de ouro.

Dessa forma, existem empreendedores que tem muita facilidade para pular de um produto para o outro. Quero dizer, surfar ondas de vendas. Essas pessoas sabem vender e tem muita habilidade para isso. Por outro lado, se você não tem esse perfil, então foque nos seus talentos e conhecimentos já adquiridos.

Por exemplo, eu hoje importaria produtos esportivos. No começo, aproveitaria o aquecimento do mercado das bikes, importaria acessórios de bicicletas. Depois, acredito que diversificaria meus mix de produtos. Quem sabe alcançando, praticantes de outras atividades físicas, tipo da natação e corrida.

Por isso, se você quiser saber como começa a importar da China trazendo produtos lucrativos assista ao vídeo abaixo.

Aprenda sobre Procedimentos de Segurança na Importação da China

Muito importadores tem medo de importa por que não se sentem seguros ao negociar com alguém que está do outro lado do planeta. E, esse sentimento é compreensível. Todavia, existem maneiras de se proteger e garantir que o suado dinheiro se perca na mão de algum golpista internacional.

Quer saber como fazer isso? A lista abaixo é um bom começo.

  • Nunca envie dinheiro para China antes de Fazer uma Inspeção no Fornecedor;
  • Faça busca de fornecedores em sites e plataformas confiáveis;
  • Verifique todas as Informações sobre o Fornecedor disponível no Site;
  • Para Inspeção, contrate uma empresa especializada nesse assunto e
  • Realize pagamentos através de casa de câmbio ou banco.

Além das mencionadas acima, poderia citar a necessidade de contratação de uma agente de cargas na China. Esse profissional é que recebe e embarca a carga no porto ou aeroporto.

Por fim, também é importante que você contrate um despachante aduaneiro para que os produtos sejam liberados na fiscalização da Receita Federal.

Não Adianta se Preocupar com os Impostos de Importação

Aquilo que não tem remédio, remediado está. Essa é uma frase que se diz muito por aí. E, pode ser também utilizada para falar de impostos de importação, por exemplo.

Da maneira como tratamos aqui, pagar os impostos faz parte da jornada de importação. Ou seja, não tem como não pagar. Mesmo por que, eles estão previstos nas planilhas de custeio. Então, ninguém começa a importar da China sem saber o quanto vai pagar de tributos.

A dica é dormir com a cabeça tranquila. Isto é, saber que fez tudo certo. Depois, tente repassar os custos dos cinco impostos de importação da China no preço de venda. Essa é uma tática muito comum por aí, e ajuda o empreender a absorver os custos.

Bora para frente!?

Planejamento é a Base do Sucesso da Importação

Se você tem pouco dinheiro para começar a importar da China precisa ter maior controle. Por isso, o que você acha de planejar cada passo da sua importação? Como fazer isso?

Numa importação, o planejamento começa na busca de produtos. Assim, você precisa realizar isso com tempo disponível e com bastante calma. Analise todas as características dos produtos que você encontrar no Alibaba ou em outro site.

Por outro lado, se você quiser produtos para vender em alguma data comemorativa, se prepare para isso. Ou seja, a dica é que comece a importar da China cinco meses antes. Dessa forma,se atente ao fato da necessidade da contratação antecipada de agente de cargas e despachante aduaneiro.

Além disso, faça uma verificação rigorosa em todos os documentos de importação. Não desdenhe do estudo de viabilidade de importação. Por isso, se a primeira não der, refaça os custos com outro produto ou fornecedor. Não se afobe, mas também não desista.

E se você descobrisse uma maneira de importar onde você não precisasse cuidar da burocracia de importação? Pois é, esse serviço já existe e se chama Importação Digital.

Importação Digital: Melhor Dica para Quem Quer Começar a Importar da China

No Importação Digital (ID) o time da China Gate cuida de todo o processo burocrático para você. Ou seja, para importar você vai precisar apenas fazer a busca, a negociação e o pagamento do fornecedor.

No ID, estão inclusos as taxas que você iria desembolsar com despachante aduaneiro e armazenagem, que é o maior vilão do bolso do importador de pequeno porte. Com isso, a parte logística fica toda por nossa conta. E, o melhor, você não terá surpresas, já que os custos logísticos no Importação Digital são fixos.

O custo do metro cúbico, por exemplo, é de 247 dólares*. Sendo que o mínimo a ser importado é exatamente 1 metro cúbico. Além disso, o importador paga uma anuidade de 997 reais*. E quais são vantagens?

  • Pode importar quantas vezes quiser;
  • Dinheiro devolvido caso não importe em até 60 dias;
  • Habilitação de Radar Siscomex gratuita.
  • 10 planos de negócios lucrativos para importar e
  • Curso de Importação simplificada gratuito.

Quer saber mais sobre como começar a importar da China no Importação Digital?

Dilvo Rodrigues

Dilvo Rodrigues

Nascido nas Minas Gerais, formado em jornalismo e apaixonado por cinema. Sou pai do Francisco, prezo por uma história bem contada e tenho muito gosto por aprender coisas novas. Sou Redator na China Gate, e ajudo pessoas a tomarem as melhores decisões sobre importação da China.
Dilvo Rodrigues

Dilvo Rodrigues

Nascido nas Minas Gerais, formado em jornalismo e apaixonado por cinema. Sou pai do Francisco, prezo por uma história bem contada e tenho muito gosto por aprender coisas novas. Sou Redator na China Gate, e ajudo pessoas a tomarem as melhores decisões sobre importação da China.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Recentes