5 Benefícios da Importação da China para sua Empresa

Tempo de leitura: 9 minutos

Importador(a), qual o motivo leva você a importar produtos da China? As respostas, acredito eu, poderiam ser inúmeras. Entretanto, todas elas caminhariam no mesmo sentido, ou seja, aumentar a lucratividade do negócio, não é mesmo? Não tenho dúvidas de que aumentar as receitas pode ser uma grande vantagem da importação. Nesse texto, vou listar cinco benefícios da importação da China para sua empresa. Mais do que isso, vou mostrar como as vantagens da importação podem ser alcançadas.

Ah, e se esse conteúdo for útil para você, deixe um comentário ou compartilhe com outras pessoas interessadas em importação da China nas redes sociais.

Produtos Importados da China com Baixo Custo

A grande vantagem da importação da China é ter acesso a produtos com baixo custo de aquisição, mesmo somados todos os custo de importação. Essa é um dos grandes benefícios da importação da China para o importador, e uma grande vantagem competitiva no mercado. Além dos mais, não faria muito sentido a importação se o custo fosse maior do que comprar de atacadistas no Brasil.

Dessa forma, com custos menores o empresário ou empresária tem maior margem de manobra frente a possíveis oscilações de preços, se adequando conforme o necessário.

Mas, como descobrir produtos interessantes para importar da China? A grande dica é perder algumas horas com pesquisa de itens e negociando com fornecedores em plataformas como o Alibaba. No site, o importador poderá comparar preços e produtos, além de poder negociar sobre o tamanho do pedido e personalização de produtos e embalagens.

Se você não conhece o Alibaba ou ainda se sente inseguro com a plataforma, faço o curso Alibaba sem Segredos. É gratuito!

Produtos Importados da China com Alta Tecnologia

Ao contrário do que muita gente pensa, na China você encontra produtos de diversos níveis de qualidade. Pensar que a China só produz porcaria não condiz mais com a realidade, não passando de uma grande mentira. Nas últimas décadas, o governo chinês tem investido pesadamente em ciência e tecnologia, mas também em educação. A consequência direta disso é que o país começa a produzir mais e melhor.

Se o importador ou importadora for pensar bem, vai acabar descobrindo que as empresas chinesas estão entre as maiores em produtos de alta tecnologia. Entre elas podemos destacar o Alibaba Group e a Xiaomi. Além disso, temos as gigantes Sinopec e State Grid, que em 2020 figuraram entres as 10 maiores empresas em faturamento, numa pesquisa feita pela Forbes. Mas quais produtos de alta tecnologia podem ser importados da China?

  • Relógios;
  • Peças para computadores e celulares;
  • Produtos para circuitos eletrônicos;
  • Placas de circuitos Impressos;
  • Carregadores de baterias e
  • Produtos ópticos.

Por isso, o importador deve tirar vantagem desse grande benefício da importação da China. Sem dúvida, na atualidade, os produtos tecnológicos e desenvolvidos com alta tecnologia tem cada vez mais apelo junto ao consumidor. Essas características podem e devem ser utilizadas por você no marketing da sua empresa, agregando maior valor ao produto.

Já pensou nisso!?

Consolidação de Marca Própria no Mercado Consumidor

Outro grande benefício da importação da China é ter possibilidade de construir e consolidar uma marca própria no mercado. Sim, é muito possível importar da China produtos personalizados com sua marca, com especificações exclusivas, sem contar que podem trazer sua logo nas embalagens e nas caixas. No Alibaba, por exemplo, os fornecedores muitas vezes indicam um pedido mínimo para personalização de embalagem e para estampar o seu logotipo no produto.

É comum que muitos importadores queiram investir em marcas conhecidas, acreditando que terão maior sucesso. Mas isso é furada. Primeiro, produtos como Apple, Samsung tem seus próprios representantes no Brasil. E, essas empresas importam uma quantidade exorbitante de produtos. Será que é possível concorrer com esses caras? Acho difícil! Além disso, para nacionalizar essa carga de produtos de marca, seria necessário uma autorização da empresa. Será que é fácil conseguir uma autorização da Apple para importar 100, 200 Iphones? Pode parecer brincadeira, mas esse volume é algo irrisório para essas empresas. Vai por mim!

Mas, quais são os benefícios de importar produtos da China com marca própria? Um dos principais benefícios é a consolidação da marca no mercado, ou seja, ser reconhecido pelo consumidor e pela concorrência. Segundo, e não menos importante, é oferecer produtos exclusivos, se diferenciando da concorrência e firmando uma identidade perante os clientes.

Para ter produtos e embalagens personalizados com a sua marca, basta solicita ao fornecedor, durante as negociações. Dependendo do tamanho do seu pedido, pode ser que ele nem cobre nada a mais por isso!

Bacana, não!?

Evitar a Ruptura de Estoque no seu Comércio

O termo pode parecer estranho, mas a ruptura de estoque acontece quando falta um determinado produto na sua loja. Ou seja, quando o cliente chega para comprar um determinado modelo de relógio, você diz que acabou ou “está em falta”. Esse é um erro muito sério que alguns empresários (as) ainda comentem. Então, a dica para o atacadista é não deixar o produto faltar para o varejista. E, o varejista, por sua vez, precisa pensar em ter sempre o produto disponível para o cliente.

Penso que lidar com estoque seja como jogar Xadrez ou Dama. Você vai mexendo cada peça separadamente, para que alcance um objetivo final. Com o estoque é a mesma coisa, sendo necessário analisar os movimentos e prever possíveis situações futuras e, com isso se antecipar.

Qual então seria o benefício da importação da China nesse ponto?

Com a importação da China, o comerciante pode se planejar com bastante antecedência, construindo um estoque de acordo com a previsão de saída ou venda do item.

Sendo assim, a quantidade de produtos que você deve importar precisa levar em conta a média de vendas diárias, semanais ou mensais. A Dica é que a importação seja feita com a intenção de que o estoque dure ao menos três meses. Quer um exemplo?

Vamos dizer que você vende, em média, 5 caminhas para pet por dia. Então, no mês, seriam 5 multiplicado por 30, que daria 150 unidades mensais. Em três meses, teríamos a quantidade de 450 produtos vendidos. Por fim, esse seria o número de caminhas para pet que deveriam ser importadas. Mas, aí você me pergunta, por que ter como base 90 dias e não 30 ou 60. Explico! Numa importação marítima, 90 dias é o prazo mínimo para que sua carga saia da China e chegue até a empresa no Brasil. Concluindo, esse é o tempo que leva para que você faça a reposição do estoque.

Entendeu!? Vamos a mais um dos benefícios da importação da China então.

Tornar Escalável o Negócio e os Lucros da sua Empresa

Acredito que todo mundo que comece a empreender, que cria e abre uma empresa, trabalha para crescer. Temos um caso muito inspirador na China Gate, que é o do importador Joarez Garcia, de uma cidade de 3 mil habitantes, no interior do Espirito Santo. Ele começou importando do Aliexpress e vendendo os produtos na internet. O problema é que o importador fazia transações através do CPF, sem nota fiscal. Além disso, havia ultrapassado o limite de ganhos permitidos para MEI. Ou seja, o empresário se viu numa encruzilhada sem saída.

A grande questão é que ele não tinha dinheiro para investir na importação de um container inteiro. Dessa forma, o Importação Digital, no container compartilhado, foi a grande virada do negócio do Joarez. Nas primeiras importações, investiu R$ 20 mil, com um planejamento de dobrar o investimento na segunda lote de importação da China. O que esse quadro mostra? No caso do Joarez, que mora numa cidadezinha de 3 mil habitantes, mostra que é perfeitamente possível fazer crescer os negócios e aumentar os lucros com os produtos importados da China.

Hoje o empresário tem um CNPJ, emite nota fiscal e atua na legalidade. E o mais bacana: obtendo lucros! Quer conhecer mais um pouco da história do Joarez Garcia e se inspirar? Veja o vídeo abaixo.

Mas aí o importador pode perguntar, qual a melhor forma de aproveitar todos os benefícios da importação da China? Eu digo que é através do Importação Digital (ID).

Os Benefícios da Importação da China no ID

A grande vantagem do Importação Digital é impedir que você fique refém das altas taxas cobradas na armazenagem da carga nos portos brasileiros. Outro ponto positivo do Importação Digital é que as despesas com despachante aduaneiro já estão inclusas no valor do frete.

Mas também possibilitar que muitos importadores tenham acesso ao container compartilhado, uma forma mais fácil e mais dinâmica de realizar uma importação da China.

A Adesão ao ID é de 997 reais pelo período de 1 ano. Ao fazer a importação, o empresário paga o preço fixo de 247* dólares por metro cúbico utilizado, sendo que o espaço mínimo é 1 metro cúbico. Com dito anteriormente, estão inclusos frete, os custos com o despachante aduaneiro e o os custos da armazenagem. Sendo que o pagamento dos impostos e outras taxas ficam por conta do importador.

Dessa forma, o time China Gate cuida da parte burocrática, com os custos de importação e desembaraço aduaneiro. Por outro lado, o importador fica responsável por toda parte comercial da importação. Ou seja, pela busca e contato com o fornecedor. Além disso, fica a cargo do importador o pagamento do fabricante na China.

Caso você tenha dúvida sobre o que importar, no ID damos acesso a 10 planos de negócios com os produtos mais vantajosos do momento. O importador também ganha a habilitação do Radar Siscomex totalmente gratuita e, ainda pode aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre importação com nosso curso Importação Simplificada.

Bora importar?

*Valor praticado em Junho de 2021. Sujeito a alteração a qualquer momento, sem aviso prévio.