Quer importar da China? Saiba quanto ter para começar

Tempo de leitura: 6 minutos

Você tem já tem um negócio próprio ou quer abrir um? E agora está pensando em como vai adquirir os seus produtos? Afinal, será que seria melhor você comprar de fornecedores brasileiros ou de fora? Talvez, importar da China pode ser uma boa ideia…

Porém, quando se trata de importação, muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas. E uma das dúvidas mais recorrentes é com relação ao valor da compra. Então, você sabe qual é o valor mínimo de dinheiro que deve ter para começar a trabalhar com produtos importados?

Importar da China pode ser uma experiência vantajosa para alguns empresários. Entretanto, essas vantagens só aparecem quando são combinados vários outros fatores. Entre eles, o valor mínimo que você tem para começar a importar e o produto que você vai trabalhar.

Por conta de tantas questões a serem consideradas, fizemos esse texto. Para você entender qual é o valor mínimo ideal que você deve ter disponível para começar a importar da China. O que já posso te adiantar é que não é um valor exato.

Existem algumas considerações a serem feitas. Continue a leitura para descobrir quanto dinheiro você deve ter disponível para começar a adquirir os produtos dessa maneira.

Antes de definir o valor mínimo para importar da China

valor mínimo para importar da China

Você quer descobrir qual é o valor inicial que precisa ter disponível para começar a importar da China, certo? Antes, vamos abordar algumas questões essenciais que você deve considerar quando se trata das importações.

1 – Leve em consideração o tamanho do seu negócio

Se você tem um negócio pequeno ou com pouco capital de giro, significa que ainda não vale a pena importar. Isso acontece pelo seguinte: importar pode sair caro por conta de fatores que vamos explicar melhor mais adiante.

Entre esses fatores, se encontram o pagamento de taxas e impostos. Bem como a sua concorrência e os valores (ou quantidades) mínimos que cada vendedor exige. Veja a seguir sobre esses fatores.

2 – Questões legais

Por lei, você pode importar da China a quantidade de produtos que quiser. Se quiser importar apenas uma caixa ou um item, você pode fazê-lo. Porém, faça todos os cálculos para definir se os impostos a serem pagos valem a pena.

3 – Essa importação é viável para o seu negócio?

Ou seja: considerando o valor que você quer investir na compra de produtos, a importação se faz viável? Lembre-se de que, no valor que você disponibiliza para a compra, deve considerar as taxas e impostos que irá pagar.

Então pense bem se realizar a importação irá trazer lucros reais para o seu negócio. Ou se é só ilusório porque você ainda não fez os devidos cálculos. Nessas horas, é essencial ser realista. Veja a seguir sobre outro ponto muito importante: o valor mínimo que cada vendedor exige.

4 – Qual é o valor mínimo de compra que o vendedor exige?

importar da China

Até então você vem pensando que a importação seria uma boa ideia para o crescimento do seu negócio. Entretanto, aqui está outra questão que você deve considerar: Qual é o valor mínimo de compra que o vendedor exige.

Muitas vezes, não é viável que os vendedores ou fábricas realizem a venda de uma pequena quantidade de produtos. Ou de um valor muito baixo. Afinal, de acordo com os gastos que eles têm para a produção e vendas, simplesmente, pode não ser lucrativo.

Por isso, muitos importadores se deparam com valores mínimos de compra exigidos pelos fornecedores. Esses valores variam muito, de acordo com o tipo de produto que você quer vender. Bem como de acordo com as empresas que o produzem e vendem.

Por exemplo, imagine que você tem uma loja de maquiagens. Então, decidiu criar uma linha própria de cosméticos. A ideia é simples: pedir para que fornecedores da China fabriquem e importem a sua linha. Afinal, você já faz a compra de cosméticos de outras marcas com eles.

Porém, nesse caso, pode se deparar com o seguinte: o valor mínimo de compra é de R$ 500.000,00. Ou seja, você deve ter mais do que esse capital para investir. Afinal, deve considerar o pagamento de impostos e taxas, lembra? Esse valor deve ser o dobro do valor da compra.

Se não tiver, nem adianta. Talvez seja melhor começar a sua linha de cosméticos encomendando-a com um fornecedor nacional por enquanto. 

5 – Compensa importar da China somente o valor mínimo?

O valor mínimo exigido pelo fornecedor cabe no orçamento do seu negócio. Então, você já pode importar, certo? Infelizmente, ainda não. Existe ainda uma outra consideração que você deve fazer. E ela envolve a sua concorrência.

Pense bem: imagine que o seu fornecedor exige um mínimo de 1000 itens por pedido. E isso cabe no seu orçamento. Mas a sua concorrência tem o costume de encomendar o mínimo de 100000 peças por vez.

Assim, ela consegue vender para o consumidor final por um preço mais baixo do que você venderia. Mesmo tendo uma margem de lucro menor, ela venderá mais do que você. Afinal, terá o melhor preço e essa pouca margem de lucro é compensada pelo volume de vendas.

Então, qual é o valor mínimo para eu começar a importar da China?

Analisando as considerações que citamos nesse texto, você pode perceber uma coisa importante. Que o valor mínimo para investir em uma importação varia muito. Vai depender do tipo do seu negócio e do tipo de produto que você deseja importar.

Bem como da margem e do volume de vendas que você espera ter. E do quanto os seus concorrentes conseguem importar.

Então, se formos definir um valor bem geral, considerando os valores dos produtos e das taxas, seria 4 mil dólares. Ou seja, considerando o câmbio no dia de hoje (08/05/2020), cerca de R$ 23500,00. 

Mas lembre-se que, além de ter esse valor, deve levar em consideração tudo o que apontamos no texto. São muitas variáveis.

Se você tiver um valor menor que esse disponível, não compensa importar da China. A melhor opção seria buscar por fornecedores nacionais e fazer o seu capital crescer, até que compense importar.

E ai curtiu este conteúdo? Veja mais artigos como este aqui no nosso blog.

Agora se você percebeu que já tem o capital necessário para começar e quer ajuda na sua importação empresarial da China, entre em contato com a China Gate. Nossa equipe está aqui pronta pra te auxiliar.