Se você está querendo importar da China pelo Alibaba certamente já percebeu que o frete do Alibaba para trazer seus produtos tem um preço um tanto quanto salgado. Em alguns casos, o preço do frete é tão alto que chega a superar o valor da compra dos produtos, inviabilizando a importação.
Mas, por que será que isso acontece? Por que o frete do Alibaba é tão caro assim, sendo que o site é a maior referência para quem quer encontrar produtos e fornecedores na China? Será que existe alguma forma de economizar neste transporte internacional comprando pelo site?
Para responder essas e outras perguntas, nós preparamos este artigo completo. Leia até o final e veja os motivos do frete do Alibaba ser tão caro e como resolver essa situação para trazer suas mercadorias com o menor custo possível, pois existe sim uma ótima alternativa e nós vamos te mostrar tudo aqui.
E mesmo que você ainda não tenha começado a procurar seus produtos no Alibaba, mas tem interesse em importar da China ou entender mais do processo, vale a pena a leitura deste artigo.
O que é o Alibaba?
O Alibaba é uma plataforma chinesas e o maior site de vendas B2B (entre empresas) do mundo. Pertencente ao grupo que leva o mesmo nome, fundado pelo empresário Jack Ma, o Alibaba representa cerca de 60% de todo o volume do e-commerce na China.
Para você ter ideia do tamanho da plataforma, em um único dia, eles vendem aproximadamente o que todo e-commerce brasileiro vende em um ano.
Praticamente todos os fornecedores chineses possuem anúncios no Alibaba para revenderem para o mundo todo. Então, se você deseja importar da China, é obrigatório fazer uma visita neste site.
É importante lembrar que ele é um site de ecommerce voltado à pessoas com CNPJ, isto é, especializado em vendas no atacado para empresas. Claro que, qualquer pessoa pode comprar lá, mas a compra de pequenas quantidades pode não ser tão vantajosa. Para isso, existe o AliExpress, que é do mesmo grupo do Alibaba.
No Alibaba você vai encontrar praticamente todos os produtos existentes na China, que são anunciados para todos os países.
O importador que deseja comprar pela plataforma tem acesso aos anúncios e pode negociar diretamente com o fabricante através do chat e ferramentas do site. E geralmente com o anúncio do produto, tem também a opção de você contratar o frete do Alibaba para o envio dos seus produtos.
E é aqui o tema do nosso artigo: porque a opção do frete disponibilizado pelo site é tão caro?
Por que o frete do Alibaba é tão caro?
Como vimos, o Alibaba é um site que tem anúncios para o mundo todo. Importadores de diversos países compram pela plataforma.
Assim, os fornecedores chineses não sabem as exigências de cada país para receber os produtos e por isso, a opção de frete oferecida é padrão para todos, que é o frete aéreo via empresas de courier.
O fornecedor chinês vai atuar até a entrega dos seus produtos para o embarque. Depois disso, ele não tem mais obrigação nenhuma na importação e assim, ele não tem como saber como a sua mercadoria deverá ser transportada e quais os documentos exigidos pela aduana de cada país.
É por isso, que junto ao anúncio, o site divulga o preço do frete feito por avião de uma empresa courier, como FedEx e DHL.
E é aqui que está o motivo do frete ser caro: o frete aéreo, embora mais rápido, é muito mais caro do que o frete marítimo, que é o recomendado para importações com CNPJ, isto é, feitas por empresa, no atacado, para revender os produtos importados.
O frete aéreo pode ser até cinco vezes mais caro que o envio por navio. Além disso, o envio por avião é mais limitado, pois alguns produtos não podem ser enviados dessa forma.
Isso porque o frete não leva em conta somente o produto transportado, mas também o seu peso e volume. Assim, grandes quantidades terão um preço altíssimo de frete. É por isso que para importações, o recomendado é o frete marítimo, que embora mais demorado, é bem mais em conta.

Não é só frete que você precisa pagar
Outro ponto importante é que ao importar da China para o Brasil não é só o frete que o importador precisa ficar de olho. Existem outros custos logísticos que estão envolvidos no processo e que se não forem levados em conta, podem inviabilizar a importação.
O fornecedor, ao receber seu pedido irá enviá-lo até você. Só que ele não envia o produto direto para o porto, isso porque, como dissemos, ele não sabe quais os documentos necessários para o embarque correto.
Assim, você precisará de um endereço na China para receber seus produtos e de uma assessoria para preparar a sua carga para o porto. Assim, você precisa pagar o custo logístico dessa armazenagem, transporte e deslocamento da mercadoria ainda na China.
E após chegar no Brasil, todos os seus produtos passarão pelo processo de Desembaraço Aduaneiro, onde a Receita Federal e outros órgãos irão conferir a carga, documentação e impostos e depois liberar para entrega no seu endereço.
Nessa etapa, que dura alguns dias, você também precisará pagar a armazenagem no terminal portuário e também o frete rodoviário, do porto até seu endereço.
Aqui mora o grande perigo de contratar o frete do Alibaba: além de caro, o frete também não leva em conta esses outros custos e processos. O frete oferecido na plataforma é somente de saída da China e chegada no Brasil.
Por isso, quando seus produtos chegam no Brasil, você não terá onde armazená-la e nem alguém para fazer o desembaraço, gerando mais transtornos e custos.
Conte com uma assessoria na hora de importar da China
É por isso que você não deve contratar o frete do Alibaba e sim contar com uma assessoria especializada na hora de importar da China. Assim, você terá a certeza de que conseguirá bons preços no frete e também nos outros custos.
Essa assessoria precisa ser de, no mínimo, um agente de cargas e um despachante aduaneiro. A maioria das empresas de importação oferecem os dois serviços juntos, mas você pode contratá-los separados.
O agente de cargas é o profissional que vai ajudar você a escolher a melhor opção de frete na sua importação. Assim, ele fará cotações e te apresentará qual faz mais sentido para você, de acordo com a sua necessidade. Além disso, ele cuidará de todo processo de embarque, emissão de documentos e desembarque no Brasil.
Já o despachante aduaneiro é o profissional responsável por realizar o processo de desembaraço quando seus produtos chegam no Brasil. Somente um despachante credenciado pode realizar esse processo, o importador não conseguirá fazer sozinho, mesmo que queira.
O despachante cuidará de toda documentação, pagamentos e também auxiliará para que o tempo deste processo seja o menor possível, reduzindo seus custos.
E você não pode esquecer de que você precisará também de um endereço na China para receber seus produtos e prepará-los para o envio ao Brasil. Com uma assessoria de importação, isso estará resolvido para ti.
Além disso, é importante sempre fazer a simulação de custos antes de importar, pois assim você saberá quanto pagará pelo frete e armazenagem antes mesmo de fechar o pedido.

Importe pelo Alibaba com o Importação Digital
O Alibaba é a melhor opção para quem quer importar da China. Lá você encontrará muita variedade e bons preços. Mas para isso, você precisará gastar tempo de pesquisa e negociação com vários fabricantes.
Não é obrigatório você incluir o frete do Alibaba na sua importação. Assim, ao negociar com o fornecedor, você pode avisá-lo que ele deverá entregar no endereço que você indicar, que será o endereço que sua assessoria irá fornecer para você. Então, compre pelo Alibaba, mas sem o frete incluso.
Porém, mesmo com uma assessoria, pelo método convencional de importação, ainda sim as taxas de transporte e armazenagem não serão muito baratas. Você irá gastar cerca de R$ 6 mil a R$ 12 mil com o frete e armazenagem de sua importação, dependendo do produto e do porto de destino.
É nesse ponto que entra o serviço que está transformando a importação brasileira, o Importação Digital (ID).
O ID é o serviço logístico de importação em containers compartilhados aqui da China Gate. Com eles você pode importar em qualquer quantidade, a partir de 1m³, sem precisar encher um container inteiro com seus produtos.
Assim, você divide o espaço de um container completo com outros importadores, que também importarão nessa modalidade. E não é só o espaço não, as despesas também serão partilhadas. Assim, o frete fica muito mais barato.
Porém, é importante dizer que mesmo as importações serem transportadas todas juntas no container compartilhado, toda documentação e conferência é feita separadamente, conforme manda a legislação. Assim, a sua importação não é misturada com a do ‘vizinho’.
Economize no frete da sua importação
A lógica do container compartilhado é simples: imagine que você vai comprar um livro em uma livraria online e o frete fica caro. Então você reúne vários amigos seus que também desejam adquirir exemplares nesta livraria. Cada um coloca o livro que deseja no mesmo carrinho e depois vocês pagam apenas por um frete, isto é, dividem entre si o valor de apenas um frete.
Assim, os custos logísticos da sua importação ficam muito menores e você consegue importar, sem precisar de encher um container sozinho. Importar da China ficou muito mais acessível com os containers compartilhados do Importação Digital.
Você pagará um valor fixo por m³ importado. Assim, se você importar 3m³ pagará o preço referente a este volume. Não precisará pagar altas taxas para trazer seus produtos.
Clientes do Importação Digital também tem acesso ao nosso armazém em Yiwu, na China, para receber os seus produtos e enviá-los para o Brasil.
E todo o seu processo de importação conta com a nossa assessoria, do recebimento da sua carga na China até a entrega dos seus produtos, no seu endereço, com nota fiscal e tudo regularizado.
Nós cuidamos do seu frete, da sua armazenagem, do desembaraço e de todos os passos da sua importação. Toda parte logística e burocrática fica por nossa conta.
Aperte o botão abaixo, conheça mais detalhes do Importação Digital, o serviço que revolucionou a importação do Brasil nos últimos 5 anos e comece seu projeto de importação:


