ATENÇÃO: Pela primeira vez em 2 anos, o preço da nossa assessoria de importação vai subir!

Horas
Minutos
Segundos

BLACK NOVEMBER: A MELHOR PROMOÇÃO DE TODOS OS TEMPOS do Contêiner Compartilhado.

Sua ideia de importação pode ser viável e nós podemos te ajudar

O que é e como fazer a simulação de custos da importação

A simulação de custos é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer importação. Mas, ela é também uma etapa um pouco negligenciada, que às vezes é deixada de lado, especialmente por quem não tem experiência nesta operação. 

Sem a simulação ou cálculo de custos, todo o seu investimento pode ser perdido. Então, se você está dando os primeiros passos no mundo da importação empresarial ou mesmo se já importa, mas ainda enfrenta surpresas desagradáveis com os custos ou quer entender um pouco mais sobre a simulação, este artigo vai te ajudar.

Nesta leitura, você vai entender o que é a simulação de custos, para quê ela serve na prática, qual a sua importância e como conseguir uma boa simulação para sua importação.

Lembrando que iremos falar aqui, a importação empresarial, isto é, feita por uma empresa para revenda dos produtos. Não iremos abordar aqui a compra internacional em pessoa física para uso e consumo dos produtos importados.

O que é a simulação de custos na importação?

A simulação de custos é uma projeção detalhada de todos os valores envolvidos em uma operação de importação.

Importar um produto da China ou de qualquer outro país não é como comprar um produto na loja aqui no Brasil.

Não existe somente o custo do produto para você ficar de olho. Você precisa ter em mente que haverá também custos com o transporte da China para o Brasil, o seguro de carga, custos do container, impostos e outras taxas alfandegárias, custos do assessoria, agente de cargas e despachante aduaneiro e o frete do terminal portuário até seu endereço no Brasil.

São muitos os custos envolvidos nessa operação. O cálculo de custos vai te mostrar, em detalhes, quanto custa cada processo da operação, o valor final da sua importação e o valor unitário por item importado. Assim, você saberá quanto precisa de investimento para sua importação e se vale a pena importar aquele valor ou não.

A simulação de custos, portanto, é a ferramenta que responde à pergunta fundamental por trás de toda importação: “Quanto, de fato, esse produto vai me custar chegando aqui no Brasil, por unidade, pronto para ser vendido?” É somente com esse valor que você vai saber se compensa ou não importar.

Conheça os custos para importar produtos da China

Para quê serve a simulação de custos?

Como vimos, o objetivo principal da simulação de custos é demonstrar o custo final de toda importação, calculando todos os custos envolvidos, e também fornecer o valor final unitário de cada produto importado. Seu objetivo, portanto, é demonstrar o valor que o importador precisará ter e se a operação vale a pena ser realizada ou não.

Assim, ela elimina achismos. Ao invés de comprar um produto só porque “parece barato na China”, você consegue ter uma análise mais estratégica e realista. Isso porque, como vimos, não é somente o custo do produto na China que conta. 

A simulação de custos te permite também fazer um planejamento mais eficaz, sabendo o quanto você vai precisar investir na sua operação e também programar seu capital de giro. Assim, você poderá decidir o volume a importar e o tipo de transporte utilizado, além de poder escolher o melhor momento para importar com base no seu fluxo de caixa.

E é claro: a simulação, quando bem feita, faz o importador evitar surpresas com custos extras. Com ela, você saberá de forma antecipada o valor final da sua importação, com todas as taxas e impostos. 

Você não sofre do mal da importação ‘Kinder Ovo’: que vem sempre com uma surpresa no meio. Com a simulação de custos, você tem tudo demonstrado antes de comprar seus produtos.

Clique aqui e veja como calcular os custos da sua importação

Por que toda importação deve começar com uma simulação?

Em mais de 20 anos atuando com importação da China, nós já vimos muita gente se dar mal por tentar importar sem saber o custo real de suas importações.

Também já vimos muita gente que deixou de importar por medo dos custos e por não saber quanto de fato teria que gastar. Eles imaginavam um valor muito mais alto do que o real e perderam grandes oportunidades.

Esses casos podem e devem ser evitados com uma boa simulação de custos.

Importar é um projeto, que exige análise, tempo e logística. Cada etapa influencia no custo final e um pequeno erro pode comprometer toda a operação.

Além disso, quando você sabe o valor real de sua importação, pode comparar com outras compras ou até mesmo ter uma visão mais clara dos custos, podendo, de forma objetiva, procurar alternativas, como outros fornecedores e outros tipos de transportes.

A simulação de custos vai ainda, impedir que você tenha surpresas, como custos extras e que você não estava preparado. Assim, você poderá se planejar corretamente e não terá sua carga parada no porto ou aeroporto ou até mesmo perdida por falta de pagamento de algum valor.

Uma boa simulação é a garantia da economia de tempo, dinheiro e evita dores de cabeça. É por isso que toda importação deve ter a sua simulação.

Como fazer a sua simulação de custos

A simulação, como vimos, é uma etapa extremamente importante em qualquer importação. Porém, ela não é tão simples de fazer.

Você precisa saber a tabela NCM do seu produto, para calcular os impostos e taxas. Tem saber o valor atual do dólar e o valor atual do frete internacional. Além disso, você precisa saber o custo de armazenagem na China e no Brasil e o frete doméstico até sua empresa.

A tabela NCM você conseguirá com base na Proforma Invoice que o fornecedor irá te fornecer, após a negociação com ele. A Proforma é o documento que funciona como uma cotação, um orçamento. Com base nele você conseguirá fazer sua simulação.

São várias variáveis para entrarem no cálculo. Por isso, ela deve ser feita com todo cuidado e com acompanhamento de uma assessoria especializada, para evitar que você calcule algo errado.

Existem alguns softwares pagos e planilhas que foram feitos para ajudar o importador nessa tarefa.

Mas nossa recomendação é contar com alguém especializado para fazer esse cálculo para você. Uma assessoria ou consultoria de importação realiza seu cálculo de custos e te entrega tudo pronto, para você validar ou não a operação.

Esse cálculo deve ser feito antes de você efetivar o pedido com o fornecedor. Assim, você só faz seu pedido se realmente valer a pena. 

Se a simulação te mostrar um cenário desfavorável, você pode optar por aumentar o capital, pois quanto mais você importar, menor o custo unitário do produto, ou então fazer a cotação de outro produto.

Planilha de custos gratuita

A equipe da China Gate preparou uma planilha para você usar de forma gratuita e simular suas importações. Em apenas alguns minutos você terá toda simulação dos custos de sua importação.

Como ela você saberá em detalhes o custo final de sua importação, pois é configurada para calcular todos os impostos e taxas antecipadamente. Você vai precisar apenas preencher os dados de sua importação e ela dará o valor final. Com este valor, você poderá verificar se compensa ou não importar, pois poderá comparar com o preço nacional.

Lembrando que essa planilha é para quem quer importar para revender no Brasil, como pessoa jurídica.

No botão abaixo você poderá fazer o download da sua planilha gratuita e assistir ao vídeo explicativo de como ela funciona.

Você verá que ela é bem intuitiva e basta seguir suas orientações para conseguir o custo final de sua importação.

No arquivo que você baixar, você verá que há duas planilhas: uma com o Resumo da Operação e outra com o custo das Despesas de Importação.

A primeira parte é apenas para preenchimento dos dados pessoais de sua empresa e do fornecedor. O segundo bloco é o das despesas do processo.

A China Gate faz a sua simulação de graça

Como vimos, são muitos os custos e variáveis que devem ser levados em conta na hora de importar. E por isso, nada melhor do que contar com uma assessoria especializada para te ajudar a entender os custos e evitar surpresas.

Assim, é fundamental contar com uma assessoria na hora de fazer suas simulações de custos.

Na China Gate, quem importa através da Assessoria Importação Digital, recebe em cada importação uma simulação de custos detalhada, com todos os preços e taxas, para se preparar com antecipação e importar com segurança.

Essa simulação é feita antes do cliente fechar o pedido final com o fornecedor na China e pode ser refeita quantas vezes o cliente necessitar, sem um custo adicional, até encontrar um valor ou produto viável.

E você pode ter acesso a simulações de custo gratuitas, através do novo plano Flex do Importação Digital.

Com ele, você pode fazer o cadastro gratuitamente e receber quantas simulações de custos quiser, sem pagar nada. As simulações são gratuitas. Assim, você conta com a experiência e expertise da nossa empresa para realizar seus custos e tirar essa responsabilidade das suas costas.

Basta enviar a Proforma Invoice – o orçamento – do seu fornecedor e só. Te entregamos uma simulação completa de custos para você decidir se compensa ou não importar.

E você só paga os custos de sua importação se decidir importar! Portanto, você tem liberdade para planejar e comparar os valores antes de tomar qualquer decisão.

A gente cuida de tudo: controle e acompanhamento da sua mercadoria desde a armazenagem na China até a entrega na porta da sua empresa.

Quer saber mais sobre o ID Flex e começar a comprar da China com segurança e baixo custo? Clique no botão abaixo e aproveite:

Foto de Gustavo Batilani

Gustavo Batilani

Formado em Copywriting e Redação, com 02 anos de experiência na área. Possui experiência também na área de gestão e administração.
Foto de Gustavo Batilani

Gustavo Batilani

Formado em Copywriting e Redação, com 02 anos de experiência na área. Possui experiência também na área de gestão e administração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Postagens Recentes