BLACK NOVEMBER: A MELHOR PROMOÇÃO DE TODOS OS TEMPOS do Contêiner Compartilhado.

Sua ideia de importação pode ser viável e nós podemos te ajudar

Passo 11: Retirada da carga do Porto para Sua Empresa

A sua importação já está chegando ao fim. O penúltimo passo da sua importação empresarial é a retirada do porto, ou seja, o caminho que o seu produto, a carga fará do porto até à sua empresa. Nesse momento, a sua carga acabou de ser nacionalizada.

Muitos empresários não dão tanta importância assim para essa etapa. Mas ela é uma das mais importantes. Se algo der errado aqui, vai ser como se você nadasse e morresse na beira da praia. Não vai querer isso, não é mesmo?

3 Detalhes da Retirada do Porto

Existem três detalhes importantes que você deve levar em conta nessa etapa, como o frete, o seguro da carga e sobre os contêineres. Assim, a sua carga chegará na sua empresa sem problemas.

Frete

Primeiramente, você não pode deixar para ir atrás do frete, do caminhão, só depois do desembaraço. Isso tem que estar resolvido bem antes. Até porque você precisará resolver mais do que um simples frete. A carga fica no porto em torno de sete dias, até todo o desembaraço estar resolvido.

O despachante aduaneiro sempre te avisa a data do desembaraço, então resolva essa questão o quanto antes. Assim, no dia, a sua carga conseguirá sair do porto sem dor de cabeça para você. Na verdade, normalmente a carga sai um ou dois dias depois do desembaraço. Mas se você se organizar, conseguirá trazê-la no mesmo dia.

retirada container do porto 2
Retirada do container do porto

Seguro de carga

Outro detalhe importante é sempre fazer seguro de carga. Aquele seguro que você fez no início da importação, já não vale mais. Ele é um seguro internacional, acaba no porto. Você terá que fazer outro seguro. Sim, é muito importante fazer esse seguro também.

O caminho até a sua empresa, pode surgir imprevistos. A sua mercadoria pode ser extraviada, perdida, roubada, avariada ou até mesmo, desviada. E esses imprevistos ou surpresas são nada agradáveis e gera prejuízos para você e para a sua empresa.

No momento em que você for contratar a transportadora, já peça também o seguro de carga. Caso a transportadora informar que o seguro já está incluso, questione sobre a cobertura. Muitas vezes o seguro é apenas para acidente e não para roubo de carga. O ideal é uma cobertura completa.

Por isso, não é recomendável contratar um frete qualquer, ou um amigo que tem caminhão, etc. Procure por empresas especializadas.

Contêiner

O terceiro detalhe, também importante, é sobre o contêiner. Se você comprou um contêiner inteiro, provavelmente a empresa levará o contêiner para descarregar na sua empresa. Já combine com a transportadora também, para que ela devolva o contêiner no porto de origem.

Caso o que você tenha importado, não encheu um contêiner inteiro, lá mesmo no porto a sua carga terá sido separada. A transportadora trará apenas as suas mercadorias, com um caminhão baú. Ou seja, você não precisará devolver nenhum contêiner.

Veja o vídeo que gravei sobre esse assunto! Caso prefira ver direto no youtube, clique aqui!

Após a retirada do porto o próximo passo da sua importação é o recebimento da carga. Clique aqui pra saber mais sobre essa fase da sua importação.

Para baixar o ebook “Guia Definitivo de Importação Empresarial da China”, clique aqui!

Picture of Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli é fundador da China Gate, empresa de educação e consultoria focada em ajudar pessoas a importar da China para o Brasil através das suas empresas.
Picture of Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli é fundador da China Gate, empresa de educação e consultoria focada em ajudar pessoas a importar da China para o Brasil através das suas empresas.

Respostas de 2

  1. Infelizmente não é possível. E esse é um grande problema para o dono da carga. Por isso sempre tenha uma boa assessoria como a nossa para não ter esse tipo de problema.

  2. Boa tarde!
    Se temos um CTNR que está parado no porto em procedimento especial como perdimento, canal cinza, etc, gerando uma grande armazenagem, é possível que esse CTNR possa sair do porto e aguardar os procedimentos no galpão do cliente? evitando uma armazenagem absurda?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Recentes