Não cometa esse erro na sua importação…

Tempo de leitura: 7 minutos

A China é um país bem longe do Brasil e uma importação de lá pra cá leva em torno de 90 dias. Infelizmente eu já ouvi de muita gente (despreparada) que a mercadoria chegou depois do prazo de vendas. Então se você quer importar da China e ter lucro, a sua carga tem que chegar no tempo certo de vendas. É algo simples mas que muita gente desavisada (mas não você), deixa passar batido.

tempo

Quem está no comércio fica ligado em datas comemorativas, pois o incremento de vendas nessas datas é muito alto, então não dá pra ignorar. Ora, se você trabalha com Material escolar, o melhor tempo de vendas é Janeiro e Fevereiro de cada ano. Isso se você é varejo, pois se for atacado, o melhor tempo de vendas é 2 meses antes dessa data, ou seja, Novembro e Dezembro.

O mesmo funciona para as principais datas e feriados que ajudam qualquer comércio (e também os de produtos importados) a vender muito mais.

Principais datas

  • Páscoa
  • Dia das Mães
  • Dia dos Namorados
  • Dia dos Pais
  • Sete de Setembro
  • Dia das Crianças
  • Dia de Finados
  • Black Friday
  • Natal

Existem outras datas importantes, depende de cada segmento, que você deve prestar atenção. Fora as datas comemorativas, em quase todos os setores existem Feiras Comerciais importantes para participar. Aqui estou falando mais de quem é atacado.

calendarioMas então vamos lá… como funciona os prazos para quem quer importar da China para o Brasil. Olha, vou ser bem sincero com você, para você não ter problemas, pense sempre 6 meses antes… Isso mesmo: 6 meses. Isso eu já estou colocando uma gordura para que se tiver algum problema no seu embarque, em qualquer ponto, você ainda assim não tenha problema com a sua mercadoria chegar no seu prazo.

Vou te explicar agora os prazos como funciona:

1) Tempo para pedido: 30 dias

Estou considerando que você já sabe exatamente o que quer importar. Já é do ramo ou mesmo que não seja, que entenda sobre o que quer importar. Então vamos considerar 30 dias para você negociar com o fornecedor e acertar todos os detalhes para montar o seu pedido. Aqui, essa negociação pode ser presencial, com você indo pra China ou negociando de forma remota, por internet mesmo (totalmente possível e seguro ok?)

2) Tempo para produção: 30 dias

Aqui não tem muita regra, isso vai depender do seu fornecedor e da época que você faz os pedidos. Normalmente os fornecedores pedem de 2 a 3 semanas para entregar. Mas os chineses são meio iguais aos brasileiros para prazo, ou seja, não cumprem à risca.

É importante você saber que a China não trabalha com estoque. Não pense que vai chegar na China para comprar estoque e vai dar certo, pois isso dá mais trabalho que lucro (pergunta como eu sei).

3) Transporte Marítimo: 45 dias

Aqui não tem muita negociação, pois não temos como acelerar o navio que vai trazer sua carga. O prazo normal é 35 dias para o navio zarpar da China e chegar no Brasil. Mas temos que considerar uns dias a mais que é o tempo para carregar o navio antes dele partir e depois para descarregar o navio quando ele chegar no Brasil.

Aqui você deve considerar 45 dias. Isso estou falando de transporte marítimo. Se for transporte aéreo, tudo é muito mais rápido e muuuuuuuito mais caro também. O tempo de transporte aéreo é de 1 semana, mas falo disso em outro artigo ok?

4) Desembaraço Aduaneiro + transporte até sua empresa: 15 dias

Quando a carga chega no porto, você pensa que é só ir lá buscar? Na na ni na não… tem que conferir tudo e pagar os impostos.

Isso é chamado de desembaraço aduaneiro.

Vou colocar aqui uma média de 15 dias para esse processo de desembaraço e pode considerar também o prazo de transporte do porto até sua empresa.

Ou seja, do tempo que a carga chega no porto até a chegada na sua empresa, 15 dias é suficiente.

Então se somarmos tudo até aqui, temos 120 dias, que é o equivalente a 4 meses.

Isso porque eu coloquei 1 mês lá no ponto #1 que é para você negociar o pedido.

Se você já tem tudo isso acertado, o prazo normal de uma importação é de 90 dias, ou seja 3 meses.

Agora não é só isso…

Você não pode considerar que a carga chegue no mês que tem que vender. isso é muito arriscado, pois muitas vezes, em importação da China, você tem que embalar, ou trocar embalagem. Tem que conferir tudo. As vezes tem que colocar algum tipo de etiqueta… precificar… tirar fotos para colocar na internet. Enfim, vários processos que tem que acontecer dentro do seu estoque.

Então para sermos profissionais e prudentes, vamos adicionar mais um mês no seu estoque ok?

Eu sei que isso vai variar de empresa para empresa, algumas são mais rápidas, outras mais lentas, mas tudo bem. Adapte para seus procedimentos internos.

Estou colocando aqui os prazos na lógica de que “é melhor sobrar do que faltar”.

Pois se faltar tempo, vai ser uma correria e correria em importação quer dizer perda de dinheiro, ou seja, seu lucro pode ir embora se quiser fazer tudo correndo.

Então vamos fazer a conta invertida.

Se você quer que sua carga chegue aqui para vender em Janeiro, no caso de ser material escolar, você precisa que ela esteja em seu depósito em Dezembro e para isso acontecer, tem que começar o processo de importação 4 meses antes. No caso, bem no comecinho de Agosto.

  • Agosto: Negocia o pedido com os Chineses
  • Setembro: Produção
  • Outubro: Embarque + navegação
  • Novembro: Navegação + desembaraço aduaneiro + transporte para sua empresa
  • Dezembro: conferências internas, etiquetagem e distribuição para ponto de venda
  • Janeiro: Venda com lucro

Agora ficou fácil.

A mercadoria que você quer vender em Dezembro, para o Natal, seu prazo final para começar a importar é Julho.

Pra ficar fácil, pega o mês que quer vender e tira 5 meses.

Black Friday, seu prazo máximo para começar é Junho.

Dia das Crianças, pedidos devem ser feitos no máximo em Maio. Isso se você ja tem o Inmetro, se não tiver, vamos adicionar mais 2 meses ai na primeira importação, depois pode considerar o prazo normal.

Atenção para essas Duas datas.

Por fim mas não menos importantes, quero te falar duas datas importantes que podem atrapalhar seus planos.

A primeira é o Ano Novo Chinês, que acontece geralmente em Fevereiro de cada ano.

ano-novo-chines

Lá na China para tudo nessa época, então você precisa se organizar para que seu produto seja embarcado até Janeiro de cada ano, pois em Fevereiro não se embarca nada… Ou para embarcar sempre de Março pra Frente.

A segunda data é o ano novo no Brasil. Entre 20 de dezembro e 5 de Janeiro de cada ano no Brasil, os serviços de porto e transporte interno são mais restritos, por conta desse feriadão.

Na verdade os desembaraços não param, mas existe uma tendência de tudo ficar um pouco mais demorado em portos e transportadoras.

Considere isso no seu planejamento para 2019 e 2020 e vamos com tudo importar com muito lucro e fazer um ano incrível para todos nós.

E se você quer a ajuda da China Gate para fazer suas importações da China para o Brasil, isso que estou te explicando por aqui é só a ponta do Iceberg.

Podemos te ajudar com cursos, onde te ensinamos a importar do jeitinho que fazemos aqui com todos nossos clientes de consultoria. Para isso clique aqui e conheça o Importação Passo a Passo, que vai te revelar todos os segredos práticos de importação que ninguém está querendo te ensinar.

E temos também consultorias, onde fazemos todo o serviço para você. Se você já tem o ramo definido e o capital de mais de 50 mil reais para importar, abra um atendimento sem compromisso aqui com a gente clicando nesse link. Vamos cuidar de tudo para você com nossa equipe de 15 pessoas no Brasil e na China.