5 Motivos para Você Importar da China

Tempo de leitura: 7 minutos

A China é um país de oportunidades infinitas para importadores de todo o planeta. A Variedade de produtos é imensa, sendo que você pode encontrar produtos de vários níveis de qualidade. Além disso, os fornecedores já estão bem adaptados as demandas de importadores estrangeiros que querem importar da China.

Essas são apenas alguns dos motivos que podem ajudar você importador e empresário a fazer importações do país asiático. Mas, se engana quem pensa que é apenas isso.

Conheça agora mais cinco motivos para você importar da China.

Importar da China com Marca Própria

Se diferenciar no mercado é um fator de competitividade imprescindível para qualquer negócio. Uma das vantagens de importar da China é que os produtos podem chegar com a marca da sua empresa.

Os chineses tem muita experiência no procedimento de personalização de marca. Alguns deles não cobram nada a mais para colocar uma marca personalizada no produto. Entretanto, pode se que cobre de você uma fidelidade de compra. Por outro lado, há alguns fornecedores que aumentam ligeiramente o custo do produto para personalização de marca.

Ao trabalhar com marca própria, você se diferencia no mercado, se diferencia dos concorrentes. Eu, por exemplo, gosto de natação. Desde que comecei a nadar, aos 7 anos, sempre usei os óculos de natação da Speedo, as toucas das Speedo e outros acessórios e roupas da marca. Fiquei envolvido com natação competitiva até os 20 anos, sempre usando Speedo.

Aos 34 anos, resolvi que queria voltar às piscinas. Então, precisei comprar todos os equipamentos novamente. E advinha só, fui atrás dos produtos da Speedo. É claro que os produtos são de ótima qualidade. E esse é um fator importante para confiar tanto neles. Mas, você consegue entender, com esse exemplo, a força que uma marca pode ter na vida de uma pessoa?

Dessa forma, trabalhar o posicionamento da marca no mercado é fundamental para ter clientes, mas principalmente, para manter aqueles já conquistados. O cliente é o maior ativo de uma empresa, e o empresário precisa encontrar formas de estar constantemente na cabeça do consumidor.

Quer conhecer mais motivos para importar com marcar própria? Assista ao vídeo abaixo.

Importar da China Embalagens e produtos personalizadas

Por sua vez, há importadores que querem um serviço ainda mais exclusivo. Ou seja, querem importar produtos e embalagens personalizados para seu negócio. Sem dúvida, os chineses também fazem esse serviço. Entretanto, ele tem um custo maior do que simplesmente colocar uma logo na caixa, por exemplo.

Essa é uma tática muito bacana para quem quer se diferenciar no mercado e promover boas experiências de compra ao consumidor. Com isso, você não vai ser apenas mais um no mercado, vai conseguir mostrar e compartilhar sua identidade. Além disso, o cliente vai gostar muito de receber um produto com uma embalagem estilizada, algo que só sua marca pode oferecer. É uma ótima estratégia!

Menor Custo de Produto

Uma das grandes vantagens de importar da China é o baixo custo do produto. Ou seja, mesmo com todos os custos de importação incidentes, pode ser muito mais vantajoso trazer um produto direto da China do que comprar de um atacadista no Brasil.

Dessa forma, a redução dos custos de compra do produto torna seu comércio mais competitivo, pois permite com que o preço de venda seja mais atraente para o consumidor final.

Ou seja com custos menores, você pode ter maior possibilidade de manobrar seu preço de venda, seja para se adaptar à circunstâncias excepcionais, como é o caso da pandemia de Covid-19, seja para obter mais lucro, vendendo seu produto por duas ou três vezes o valor do custo.

Outra vantagem é poder importar da China uma quantidade muito alta de produtos, o que vai tornar ainda mais barato o custo por unidade. Mais ainda, vai permitir com que você pratique um preço de venda ainda menor, o que vai chamar atenção do consumidor e aumentar os lucros do negócio.

Mas, importar em grande volume pode trazer ainda outro benefício.

Imagem mostra homem de feições orientais, empurrando uma espécie de carro de carga. Ele está em um depósito repleto de caixas de vários tamanhos.
Retirado de Depositphotos

Evitar problemas com Fornecimento

Uma das vantagens de se tornar um importador é se livrar dos fornecedores atacadistas no Brasil. A vantagem principal aqui é ter controle total do estoque e, assim, evitar a escassez de algum produto importante para o comércio.

Vamos dizer que você vende acessórios de celular, sendo que uma capa da cor vermelha está fazendo bastante sucesso entre os clientes. As pessoas já chegam na loja e não querem nem conferir outras possibilidades, entram pedindo sobre a capinha vermelha. Tudo que não pode acontecer nesse momento é o produto faltar no seu estoque.

Se você compra de outra importadora, pode correr o risco de não ter acesso ao produto tão cedo. Pense que uma importação aérea, que é a mais rápida, leva no mínimo 15 dias para chegar ao Brasil. Além disso, custa uma nota.

Ou seja, você pode passar 15 dias diretos e inteiros perdendo clientes. Com certeza, isso é algo muito ruim para o faturamento mensal da empresa. Mas, o principal desgaste acontece na imagem da empresa, já que os clientes perdem a confiança, passando a buscar o produto no concorrente.

Já pensou nisso, importador?

Bom Momento para Investir em Produtos de alto valor agregado

A Alta do dólar influencia e muito os negócios de quem importa produtos da China. Entretanto, ainda é vantajoso importar produtos de alto valor agregado, ainda que seja possível sentir uma pequena redução nos lucros. Mesmo pelo fato de que são itens de alta lucratividade, sendo que a margem de lucro, por ser alta, pode absorver um determinado aumento de custos.

É difícil encontrar no Brasil um fabricante de relógios ou produtos eletrônicos para celulares ou computadores. Dessa forma, se você trabalha com esse tipo de produto, não há escapatória. É preciso fazer a importação. Mas é preciso fazer uma análise de mercado.

Por exemplo, pode acontecer do setor de relógios sofrer uma desaceleração, com o impacto do câmbio, que aumenta os custos e, consequentemente, o preço final do produto.

Mas, será que acontece a mesma coisa com os celulares? As pessoas vão deixar de comprar celulares, ou fazer a manutenção do seu aparelho pessoal ou de trabalho por causa do aumento de custo? É preciso avaliar!

Importação Digital é a escolha com o melhor Custo

No Importação Digital, você tem acesso ao container compartilhado da China Gate. Além das redução dos custos com frete e armazenagem, nesse serviço você paga por cada metro cúbico utilizado o valor de US$ 247*, sendo que essa metragem é o espaço mínimo que deve ser contratado.

Além disso, o time de consultores da China Gate cuida do processo burocrático. Por exemplo, o desembaraço aduaneiro junto a Receita Federal é todo realizado pelo nosso time. Por isso, o importador só tem a tarefa de buscar os melhores fornecedores e produtos, fazer a negociação e o pagamento do fabricante chinês.

Você ainda ganha 10 planos de negócios de bônus, com os ramos de atuação mais promissores e lucrativos. Além disso, habilitamos o Radar e Siscomex de forma gratuita.

Toque no botão abaixo e comece agora mesmo.

Bora importar!

*Valor praticado em Abril de 2021, sujeito a reajuste a qualquer momento.