BLACK NOVEMBER: A MELHOR PROMOÇÃO DE TODOS OS TEMPOS do Contêiner Compartilhado.

Sua ideia de importação pode ser viável e nós podemos te ajudar

Incoterms na Importação da China – Incoterm CIF, FOB, EXW

incoterms

Você já ouviu falar sobre Incoterms na importação? Deixa eu te explicar o que significa. Incoterms é uma abreviação de International Commercial Terms, traduzindo, Termos de Negociação Comercial. Por estes termos, você sabe o que está ou não incluso no preço que você negociou com o seu fornecedor. É uma norma internacional respeitada por todos os países que trabalham com comércio exterior. No entanto, reforço, aqui na China Gate, falamos apenas de importação da China para o Brasil. 

Vamos aos termos. Os mais conhecidos são o FOB e o CIF. FOB é o frete pago por quem compra. E CIF é o frete pago por quem vende. Não é só isso, mas por enquanto, vamos em frente. No total, existem mais de dez tipos diferentes de Incoterms. Além destas duas citadas acima, uma outra bem conhecida é o EXW, Ex Works, que significa retira. 

Até aí, ok. Mas qual a diferença principal quando você está pensando em importar da China para o Brasil, em relação às incoterms FOB, CIF e Ex Works? Explico.

EXW

Começo pelo Ex Works. A presença deste termo significa que no preço que você negociou, está incluso o valor da mercadoria até a porta da fábrica. Por exemplo, se você está fazendo uma importação de 20 mil dólares, neste valor está incluso todos os custos da fábrica. Todas as despesas da fábrica até o porto, despesas no porto, frete até o destino, aqui no Brasil, e desembaraço aduaneiro vai ser por sua conta. De qualquer forma, a parte de desembaraço aduaneiro é sempre sua responsabilidade.

O que quero destacar deste termo, são estes custos ligados ao frete internacional e principalmente o frete doméstico lá na China, do momento que retira o produto da fábrica até a chegada no porto. Estes fretes, despesas e  seguros serão cobrados de você e não estarão portanto, incluídos no preço do produto, que eu citei aqui como exemplo, 20 mil dólares. 

FOB

O frete FOB geralmente vem seguido do nome do porto que vai ser feito o embarque. Por exemplo, FOB Xangai, FOB Nigbo, FOB Hong Kong, FOB Shantou. Isso quer dizer que no preço negociado já estão incluídas as despesas neste porto, até a carga ser carregada no navio. Fica a cargo do fornecedor o frete doméstico da fábrica até o porto, e as despesas que existem neste porto de origem, como armazenagem, emissão de documento e carregamento. E você vai pagar as despesas de frete, seguro a partir do porto da China, a partir do navio. Antes disso todas as despesas anteriores ao carregamento do navio serão pagas pelo fornecedor e já estão portanto, incluídas no preço. Essa é a modalidade que eu mais gosto de embarcar. 

CIF

Há também o CIF.  Este inclui as despesas no preço já negociado. Vamos supor que seja 20 mil dólares, nesse valor já está incluso a despesa de frete até o destino. Geralmente o CIF vem CIF mais o porto de destino. Por exemplo, CIF Santos, CIF Paranaguá, CIF Itajaí. 

Análise Incoterms

Se analisarmos desta forma, parece que o melhor vai ser sempre o CIF. Mas não é bem assim, por quê? Obviamente, nenhum fornecedor vai te cobrar o mesmo preço, FOB, e o mesmo preço CIF. O que quer dizer que se fosse 20 mil dólares FOB, pra fazer CIF ele cobraria talvez 21 mil dólares. Então quando o frete é pago, saiba que esse custo de frete, já está incluso dentro do preço negociado. Logo, se você negociou CIF e agora quer descobrir um preço FOB, obviamente você pode pedir um desconto para o seu fornecedor, porque ele vai tirar  dali o custo que ele tem de frete. 

Incoterms: O que prefiro

Agora porque eu prefiro embarcar FOB, e não CIF? Por conta do controle que você tem como importador. Colocando a questão em primeira pessoa. Quando eu contrato FOB o agente de cargas é da minha gerência, eu que contratei ele aqui no Brasil e converso com ele. E ao meu ver, é muito bom ter um agente de cargas por perto. Para poder reclamar com ele qualquer coisa que acontecer de errado. Seja um atraso de carga, um atraso de documento, ou uma correção. É  muito mais fácil quando você tem um agente de cargas aqui no Brasil. E isso ocorre somente quando você contrata o frete FOB. Uma vez que, com o FOB é você que vai pagar o frete aqui. E lembrando, peça desconto para o seu fornecedor caso o preço que você tenha negociado seja CIF. 

Agora o CIF…

Já quando é CIF, ou seja, quando o frete é pago pelo fornecedor, quem contrata o agente de cargas é ele. Logo, ele é quem contrata o agente de cargas e quem vai embarcar. Mas sinceramente, a responsabilidade dele vai acabar quando ele embarcar a carga. O seu fornecedor vai estar preocupado em embarcar a carga, depois disso entregar aqui no porto é problema do agente de cargas.  

Sabemos que o Brasil é bem burocrático, então qualquer erro num documento, um número digitado errado, ou qualquer outro detalhe já seria necessário uma correção. Erros assim podem causar grandes transtornos se o agente de cargas contratado não der uma atenção especial. Agora pense comigo, quem contratou este agente de cargas? A fábrica, e não você. Então ele não tem muita tendência a te dar esta atenção especial. Até porque supostamente ele já atendeu o fornecedor, a carga já está disponibilizada ali, mas às vezes um errinho no documento pode provocar grandes atrasos e talvez um custo demasiado na sua importação que você não precisaria ter se fosse contratado o frete FOB. 

Enfim, a minha recomendação para você, é contratar o frete FOB. Negocie isso com seu fornecedor para ter o melhor preço. Fale pra ele que as despesas até o porto carregado no navio ele paga, e que dali pra frente você cuida. Assim você contrata um agente de cargas aqui no Brasil, para cuidar da sua importação, da sua carga pra você. Se você não sabe, o agente de cargas é responsável pelo meio do processo, pegar lá na China e entregar aqui no porto. A partir do porto quem cuida é o despachante aduaneiro.

Sua Importação pode ser viável

Se você vai importar e precisa de ajuda, nós estamos aqui de braços abertos para te receber. Na China Gate nós temos uma equipe pronta pra te atender, do momento que você está agora até a chegada do seu container completo ou compartilhado.

A gente faz busca de fornecedores, inspeções, cálculo de custo, habilitação no Radar Siscomex, gestão da sua importação, desembaraço aduaneiro. Fazemos isso com eficiência para melhorar seus processos de importação. Sendo você já importador, ou não. Que está montando empresa ou já tem uma, e quer reduzir os seus custos e aumentar os seus lucros através de importação direta da China. Nós podemos te ajudar!

Podemos auxiliar também te acompanhando em viagens para a China, falando em português para que você possa comprar lá com bastante tranquilidade. Caso o seu produto, necessite isso. Todos os meses temos clientes lá na China comprando. Além da época de Canton Fair. 

Abra um atendimento com a gente, caso queira, clicando aqui. É bem rápido. Sua idéia de importação pode ser viável, nós podemos te ajudar, vamos que vamos. Bora importar!

Assista o vídeo sobre este conteúdo, no nosso canal!

Picture of Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli é fundador da China Gate, empresa de educação e consultoria focada em ajudar pessoas a importar da China para o Brasil através das suas empresas.
Picture of Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli é fundador da China Gate, empresa de educação e consultoria focada em ajudar pessoas a importar da China para o Brasil através das suas empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Recentes