Importação sem Radar Siscomex é possível?

Pergunta muito comum que nos aparece nas redes sociais é sobre a possibilidade de importação sem radar Siscomex.  Mas, já respondo logo de cara: Mesmo utilizando uma trading, o importador de fato tem que ter o seu cadastro no Radar Siscomex.

Isso acontece porque a legislação diz para não ocultar o real importador. O real importador é aquele que tem o dinheiro para importar, o que tem poder econômico.

Existe uma lógica por traz deste procedimento.  É necessário apontar quem está importando e vincular essa pessoa jurídica no sistema para que se tenha o real registro das operações.

Não fosse assim, qualquer pessoa com problemas, pendências, dívidas na Receita Federal ou em outros órgãos, poderiam fazer importações. Além disso, demandar importações sem se envolver na operação propriamente dita.

Por isso, fazer importação radar siscomex não é uma opção.

Ora, comprar no Brasil uma mercadoria importada, não configura importação. Isso é operação de compra e venda. Mas, importar um lote inteiro diretamente para o cliente, salvo em algumas exceções, é ocultação do real importador.

Dessa forma, a Receita Federal que saber tudo certinho de quem está importando.

Para quê Tirar?

Por outro lado, me leva a pensar por qual motivo você não gostaria de tirar o radar para sua empresa. Não é um procedimento complicado. Você precisa provar capacidade operacional e capacidade financeira. Ou seja, o mínimo para a empresa existir e operar.

É importante que tenhamos a consciência de fazer tudo certinho, por mais complexo que seja. Isto é, temos que partir para um nível onde façamos tudo conforme a lei, só assim entendemos que a empresa será sustentável no longo prazo, mesmo que seja difícil começar.

De qualquer forma, para importar produtos, por trading ou não, tem que ter a inscrição no Radar Siscomex. Sendo que se tiver algum impedimento que não permita sua empresa ter o radar, como capital social baixo ou falta de local adequado, repense sua estratégia de importação.

siscomex logo china gate importacao sem radar

A China Gate oferece aqui no site e também no Youtube vários vídeos sobre radar e também tem um curso que te ensina tirar o Radar Siscomex para sua empresa.

Clique aqui para saber mais sobre o cursos Radar Siscomex.

Agora, se você preferir, podemos te atender com a nossa Consultoria, para isso, basta clicar aqui e preencher este formulário, que em breve entraremos em contato com você!

Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli é fundador da China Gate, empresa de educação e consultoria focada em ajudar pessoas a importar da China para o Brasil através das suas empresas.
Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli é fundador da China Gate, empresa de educação e consultoria focada em ajudar pessoas a importar da China para o Brasil através das suas empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Recentes

Importe direto da China para Sua empresa Com Nota Fiscal

AULAS AO VIVO E GRATUITAS

DE 16 A 18 DE MAIO ÀS 20h

método válido para importação por CNPJ