Sua ideia de importação pode ser viável e nós podemos te ajudar

Importação da China! Será que é viável?

Estamos falando de negócios de importação de importação empresarial, nesse contexto penso que você quer uma empresa geradora de lucros certo? De preferência, boas taxas de lucros. Mas será que importação da China é viável?

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Quando se fala em importação surgem muitas dúvidas, principalmente se você está começando, ou ainda, se está estudando a possibilidade de fazer ou não uma importação. É normal que você tenha dúvidas, como quanto investir, de quem importar e como importar, só para citar algumas. Afinal você lidará com um ambiente totalmente diferente, outras leis, outro idioma, outro sistema. Por isso estamos aqui para te ajudar neste processo e torná-lo mais fácil.

Será que é viável?

Quando se quer saber sobre a viabilidade da sua importação, estamos falando de retorno financeiro certo? Ou seja, se você vai ou não ganhar dinheiro com isso. É disso que estamos falando!

De primeira já digo… sim, é muito viável importar da China, em dezenas de diferentes ramos. Mas nem tudo é tão fácil como parece.

3 Passos para tornar sua importação da China viável

Para chegar ao retorno financeiro esperado, você precisa observar alguns pontos importantes e seguir alguns passos. Veja os três passos que você precisa percorrer:

  1. Definir o produto
  2. Conhecer o mercado
  3. Determinar o valor de venda

1. Defina o Produto

Antes de importar, o primeiro passo é definir qual o melhor produto para isso. Se estiver investindo em um negócio novo, é importante avaliar não só se o produto vende bem, mas também se você vai ter facilidade em vender este produto. É interessante ter alguma afinidade com o que será importado, por exemplo, sua família já trabalhou, vendeu este produto. Isto facilitará seu negócio.

Caso você ainda não tenha definido em qual produto investir, veja o vídeo em que eu falo mais sobre isso.  “Que produto devo importar?”

São diversos fatores a considerar diante dessa decisão. Entre elas, avalie a margem de lucro do produto que quer importar, o seu volume de vendas e também o valor que você está disposto a investir.

Mas, se você já definiu qual produto importar, podemos seguir para o segundo ponto.

2. Conheça o Mercado

Diante do produto definido, agora é fundamental que você conheça o mercado em que vai atuar. Analise seus clientes, sua aceitação, a demanda pelo produto, seus concorrentes, o valor de venda, entre outros fatores. É como afirma Karla Alves do Blog Administradores:

“O mercado também precisa ser analisado e um benchmarking com concorrentes é uma boa alternativa para saber se a importação em sua área é viável e se há boa aceitação dos produtos importados. ”

Essa analise deve ser detalhada, para que você saiba onde está pisando e seja capaz de avaliar a viabilidade, solucionando assim a questão. Porém após esta análise concluída, há outra decisão fundamental para que sua importação dê bons resultados.  Chegamos então no terceiro ponto.

3. Determine o Valor de Venda

Para determinar o valor de venda do produto você deverá levar em conta:

  • o custo do produto,
  • os custos fixos do seu negócio, como água, luz, salário de funcionários, entre outros;
  • os custos variáveis que se relacionam ao produto, por exemplo, comissão.

Além disso, os impostos que você terá e o seu lucro. Contar com uma porcentagem de lucro, é importante nessa definição do valor de venda. Em média calcula-se de 10 a 20% de estimativa de lucro em relação ao valor da venda. Mas isso vai variar conforme o seu produto, a sua venda, enfim, inúmeros fatores.

Aí você me pergunta, então é só criar uma fórmula assim:

Custo do produto + custos fixos+ custos variáveis + impostos + lucro

 = VALOR DE VENDA DE PRODUTO

… e teremos o valor de venda?

NÃO. Infelizmente chegar nesse valor é um pouco mais complexo. Mas, como o foco, não é te ensinar a precificar, e sim evidenciar a importância de saber como determinar o valor e avaliar que preço é possível colocar no mercado, vamos em frente. Pois, quero que veja a importância em colocar seu produto no mercado com um bom preço, capaz de auxiliar o processo de tornar viável sua importação.

Afinal, além de importar, você quer ganhar dinheiro, não é mesmo?

Embora meu foco, não seja falar de como precificar o seu produto, quero que pense numa questão:

Quando o seu cliente compra seu produto ele não paga somente o preço, mas o valor, ou seja, o benefício agregado ao produto. E aí está a chave para a criação de um bom preço de venda:

Saber atribuir valor ao produto!

IMportação da China Viabilidade

Quanto mais valor agregado tiver seu produto, maior poderá ser seu preço, dentro da média de valor do produto em questão. Podemos dizer assim, quanto o seu produto é capaz de resolver de problema? Quanto mais solução ele trouxer, mais valor ele terá frente ao seu consumidor.

Então, crie valor para seu produto! E aí poderá precificá-lo com um valor que faça a conta fechar com um saldo positivo para você.

Retomando

Bom, vamos recapitular o que vimos até aqui.

Para importar comece escolhendo bem o seu produto, depois conheça este mercado que vai atuar de forma detalhada. E por último, não se esqueça de determinar um bom valor de venda para seu produto capaz de cobrir todos os investimentos da importação e da sua empresa. Dessa forma você chegará na resposta da questão:

É viável importar da China? Você verá que a resposta é SIM.

Ou seja… 

Se você considerar estes pontos você vai descobrir que a importação é viável, e que ela pode trazer o retorno financeiro esperado. Então percorra esse caminho e conte com o China Gate para te ajudar!

Pra você que chegou até aqui, gravei um vídeo onde também explico um pouco mais sobre esse assunto, confere aí:

 

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Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli é fundador da China Gate, empresa de educação e consultoria focada em ajudar pessoas a importar da China para o Brasil através das suas empresas.
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Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli é fundador da China Gate, empresa de educação e consultoria focada em ajudar pessoas a importar da China para o Brasil através das suas empresas.

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