Sem Dinheiro Para Importar? Conheça o FINIMP

Tempo de leitura: 4 minutos

Hoje o artigo é para você que quer importar e não tem grana. Ou quer aumentar suas importações, você que já está importando, mas está sem fluxo de caixa. Quero falar para você sobre o FINIMP, o Financiamento das Importações.

Não sei se você sabe, mas todo banco comercial que capta dinheiro fora do Brasil tem como norma, regra, que destinar parte desse dinheiro captado lá fora, para financiamento do comércio exterior. Basicamente, estou falando de importação ou exportação. Como aqui na China Gate, falamos de Importação da China, vou falar somente da parte de importação. 

Mas o que é FINIMP?

Bom, é um financiamento exclusivo para pagar os seus fornecedores lá fora do Brasil, lá na China e também para pagar os tributos, pagar as despesas de importação. Então, vamos supor que você queira importar 100 mil reais. Mas com as despesas com frete, seguro, imposto, tudo vai dar uns 170 mil reais. Você pode então, financiar todo este valor através deste sistema FINIMP. 

Qual a vantagem? 

A vantagem é que os juros são menores do que os juros comerciais praticados pelo banco se você for pegar em alguma outra linha de crédito. Porém, existem regras pra você cumprir. Uma delas, por exemplo, é mostrar toda a documentação da importação, tudo certinho para o banco pagar lá direto o seu fornecedor, e liberar  o dinheiro pra você rodar essa importação. Então para quem está começando é ótimo porque dá um super alívio no fluxo de caixa.

Se você não sabe, você que vai começar a importar, o lucro aumenta, mas a necessidade de capital de giro também aumenta. Então isso é super relevante para quem está começando e mais relevante ainda para quem já está importando, e quer escalar as suas importações, porque daí quanto mais você vende, mais você tem que comprar, e quanto mais você tem que comprar, mais dinheiro você precisa.

Procure seu banco

Então se você não sabe do FINIMP, procura o seu banco para que você possa conversar com o seu gerente sobre essa linha de crédito. E aqui fica uma dica, o seu banco, o seu gerente muitas vezes vai dizer que não tem, ou que ele não sabe que tem. Alguns na verdade sabe, mas não gosta de oferecer esse tipo de produto, porque é um produto que o banco não ganha muita grana, o spread do banco é menor, porque trabalha com taxas internacionais.

Já aconteceu com um cliente aqui da China Gate, não vou falar o nome do banco para não queimar, mas ele me falou assim, Rodrigo, eu trabalho com o banco tal, e o gerente falou que não tem essa linha  de crédito lá não. E eu falei, tem sim, todo banco tem. Basta você entrar no site do banco, e verificar. 

Então, você agora aí, terminando de ler este artigo, pega seu smartphone ou computador e digita no google, FINIMP mais o nome do seu banco. Digita FINIMP Bradesco, FINIMP Santander, FINIMP Itaú, FINIMP Banco do Brasil, FINIMP Caixa. FINIMP mais o nome do seu banco e você provavelmente já vai cair direto lá na página. Dá uma lida e entra em contato com o seu gerente. Se você não tem conta corrente, ou está começando agora, então dificilmente você vai conseguir.

Sabe por quê?

Apesar do dinheiro, do recurso existir, apesar de por norma, por regra o banco ter que fornecer isso numa taxa melhor do que as taxas comerciais praticadas no mercado brasileiro, o crédito, a responsabilidade é do banco, e os bancos brasileiros são conhecidos aí por te dar 100 mil de crédito e querer 200 de garantia. Então o tanto que o banco vai te liberar aí vai depender do seu relacionamento com ele.

Por isso, o crédito quem aprova é ele, porque o risco é do banco. Porém, vale a pena você estudar um pouco isso, vale a pena você entrar em contato com o seu gerente. Vá até seu banco, conta como é que está o seu negócio, conversa com ele, diga quais são os seus planos para começar a importar, para que você possa de fato avançar. E quem sabe, poder avançar de uma forma mais rápida, mais escalável utilizando esse dinheiro mais barato, que está aí a sua disposição e talvez você nem saiba.

Então é isso, manda bala. Bora importar, e se você precisar de ajuda nas suas importações, entre em contato com a gente clicando aqui.

Para mais conteúdo sobre Importação Empresarial confira nossos artigos aqui no blog, e nos acompanhe nas redes sociais: Instagram, Linkedin, Facebook, Youtube. Temos os nossos Podcasts também, no Podbean, Spotify e Itunes.

Quer ver este conteúdo em vídeo, clique aqui!