China Gate

Como importar da China no atacado em 2026

Como importar da China no atacado em 2026

Se você quer aumentar seus lucros, expandir seu negócio ou começar um novo empreendimento de forma competitiva e rentável, então você precisa entender a como importar da China no atacado em 2026.

Ao comprar direto do fabricante, o importador reduz custos, acessa produtos exclusivos e pode até criar sua própria marca. Assim, importar da China no atacado em 2026 é uma das melhores estratégias para você vencer a guerra de preços e se consolidar no mercado.

Mas, para que o processo seja viável e lucrativo, é necessário seguir cada etapa da importação de forma correta. Neste guia completo, você vai aprender tudo o que precisa para importar da China no atacado em 2026, desde a escolha do produto até a chegada da carga no seu endereço.

Por que importar da China no atacado em 2026?

A China segue como o maior fornecedor global e continuará ditando o ritmo das importações brasileiras em 2026.

O país é reconhecido por sua capacidade de produção em larga escala, mão de obra competitiva e ampla diversidade de produtos fatores que tornam o custo de fabricação muito mais baixo do que no Brasil e em boa parte do mundo.

Assim, muitas empresas preferem ter seus produtos feitos na China do que em seus próprios países.

Desde 2009, a China é o principal parceiro comercial do Brasil e em 2025, as importações do gigante asiático representaram cerca de 25% de todas as importações brasileiras, segundo dados do ComexStat. Este número vem crescendo ano a ano e a tendência é que aumente nos próximos.

Praticamente tudo o que usamos no dia a dia, como eletrônicos, ferramentas, produtos de papelaria, utilidades domésticas, acessórios e artigos de tecnologia é produzido total ou parcialmente em fábricas chinesas.

Por isso, quem já vende produtos no varejo ou deseja começar um novo negócio encontra na China uma enorme oportunidade para comprar mais barato, personalizar produtos e aumentar a margem de lucro.

Importar da China no atacado em 2026 é vantajoso porque reduz intermediários e os custos, aumenta sua competitividade no mercado, te dá mais controle sobre o estoque e melhora sua margem de lucro. Mas, para aproveitar todos esses benefícios, você precisa seguir o processo de importação corretamente.

Como importar da China no atacado em 2026: o passo a passo completo

A importação de produtos para revenda só é permitida para empresas, isto é, operações feitas com CNPJ. Portanto, se você deseja importar para revender, saiba que precisa ter uma empresa aberta e ativa em nosso país.

Agora que você já sabe que precisa de um CNPJ para importar, vamos ver o passo a passo para você realizar sua importação.

importação no atacado da China para o Brasil em 2026

Escolhendo o melhor produto para importar

O primeiro passo para importar da China no atacado em 2026 é definir um produto que seja realmente viável. Por isso você deve prestar bastante atenção nessa escolha.

Leve em consideração a sua afinidade pessoal com o produto, conhecimento do nicho, a demanda no mercado e, principalmente, o capital disponível.

Escolher um produto que você já vende ou tem facilidade em comercializar ajuda muito. Porém, não basta gostar do item, é necessário também validar essa escolha com uma simulação de custos, feita com base na Proforma Invoice do fornecedor.

Essa simulação de custos vai revelar para você o custo total da sua importação e o preço unitário do item importado. Assim, você conseguirá decidir se o produto é vantajoso ou não, em comparação com o preço no Brasil.

Saiba como escolher um bom produto para importar aqui

Encontrando o fornecedor ideal na China

Depois de escolher o produto, o próximo passo é encontrar um fornecedor confiável dele na China. Você pode fazer isso de duas formas:

1. Indo para a China

Participando de feiras como a Canton Fair ou visitando centros como Yiwu, onde estão os principais fabricantes de produtos no atacado. Essa opção permite negociar cara a cara, melhores condições, testar os produtos e avaliar a estrutura da fábrica. Porém, é a opção mais cara e nem todo mundo está disposto ou pode pagar por uma viagem à China

2. Pesquisando online

Você pode usar sites como Alibaba, Pindau ou Made-in-China, para identificar fornecedores chineses de confiança. Nestes sites, você vai encontrar serviços e ferramentas completas para uma compra com segurança.

Em ambos, os casos é muito importante você verificar a reputação do fornecedor e também analisar o histórico dele. Reserve bastante tempo para negociar com vários fornecedores e peça cotações.

Na compra online pelos sites de compra internacional, veja se o fornecedor que você está negociando tem selos de verificação das plataformas e se aceita o pagamento seguro, por sites como o Alibaba, por exemplo.

Antes de fechar qualquer pedido, exija a Proforma Invoice e faça a simulação de custos, que sendo aprovada, você deve pagar o fornecedor. Jamais pague tudo de imediato e escolha uma boa corretora de câmbio para efetuar o pagamento em dólar.

Fazendo sua empresa se tornar uma importadora

Para importar da China no atacado em 2026, você precisa ter um CNPJ habilitado na Receita Federal, nos sismtes Radar-Siscomex. Isso permite operar no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) e registrar suas importações legalmente.

Existem quatro tipos de habilitação, de acordo com o tipo, tamanho e capacidade financeira da empresa:

Após essa habilitação, sua empresa está oficialmente apta a importar da China e sem ela você não conseguirá realizar a importação.

Na hora de solicitar a habilitação, a Receita pode pedir comprovação da capacidade financeira da empresa. Por isso, contar com uma assessoria especializada torna o processo mais simples, rápido e seguro.

Veja mais detalhes sobre a habilitação no Radar-Siscomex aqui.

Transporte internacional da China para o Brasil

Depois da confirmação do pedido e do pagamento internacional, o fornecedor envia a mercadoria para um armazém na China, fornecido por uma trading ou pela empresa que fará sua assessoria de importação.

Essa empresa irá preparar sua carga para o envio para o Brasil. A partir daí, você precisa escolher a modalidade de transporte: marítimo ou aéreo.

O transporte marítimo, feito por navio, é mais barato e ideal para quem importa quantidades maiores ou produtos volumosos. Porém, é mais demorado: leva cerca de 40 a 50 dias para sair da China e chegar no Brasil.

Já o transporte aéreo, feito por avião, é bem mais rápido (cerca de 7-12 dias), porém é muito mais caro e só é vantajoso para importações que necessitam de urgência ou para produtos leves e de alto valor agregado.

Em ambos os casos, você deve contratar seguro internacional e sempre contar com uma empresa especializada para coordenar embarque, consolidação e documentação.

A China Gate, por exemplo, possui armazém próprio em Yiwu e containers compartilhados saindo semanalmente para o Brasil.

Processos aduaneiros e nacionalização da carga

Quando sua carga chega ao Brasil, ela passa pelo desembaraço aduaneiro, etapa em que os documentos e a própria carga são analisados, os impostos são pagos, os órgãos anuentes fazem fiscalizações (quando necessário) e a carga é liberada para nacionalização.

O desembaraço aduneiro é a etapa mais burocrática e a que mais gera preocupação por parte do importador. Isso porque, é nesta etapa que a Receita Federal e outros órgãos conferem se está tudo certo e liberam o produto para entrar e ser comercializado em nosso país.

Qualquer erro no documento, divergência no peso, na fatura comercial ou na classificação fiscal pode gerar atrasos, multas e custos adicionais.

Por isso, o acompanhamento de um despachante aduaneiro e de uma assessoria especializada é fundamental para garantir que todos os documentos estão corretos, os valores declarados e os produtos seguem os padrões de fabricação.

A entrega da sua importação

No final do processo de desembaraço, sua carga é liberada e você já pode emitir a nota fiscal de entrada por importação. Seus produtos são retirados por meio de uma transportadora e o envio é feito na modalidade rodoviária.

Ela seguirá até o seu endereço, em qualquer lugar do Brasil.

Com a carga já no seu endereço, você finaliza o processo de importação e inicia o processo mais importante: vender seus produtos com lucro.

Por que contar com uma assessoria de importação em 2026?

Importar da China no atacado em 2026 é uma operação muito mais complexa do que simplesmente comprar produtos em um site e pedir para entregarem em nosso país.

Você precisa negociar com fornecedores, emitir todos os documentos corretamente, contratar frete e seguro, ficar atento as licenças de importação e também acompanhar o desembaraço aduaneiro.

E a maioria dessas operações, você não conseguirá fazer sozinho. Além disso, sem uma assessoria especializada, os riscos de erros, multas e prejuízos aumentam muito.

Portanto, para evitar erros que possam comprometer sua operação e otimizar sua importação, contar com o suporte de uma assessoria especializada é essencial.

Apesar de ter muitos detalhes e burocracias, você não precisa se preocupar com isso na sua importação, pois do mesmo modo que você conta com um contador para cuidar da sua contabilidade, você deve contar com uma assessoria para cuidar da importação.

A China Gate tem tudo o que você precisa para importar da China no atacado em 2026

A China Gate está há mais de 22 anos ajudando importadores de todo o país a comprarem barato na China, com segurança para revender seus produtos depois.

E aqui temos a solução ideal para você que quer começar a importar, sem se preocupar com a logística e burocracia e ainda iniciar com um capital menor.

Em nossos containers compartilhados do Importação Digital você pode importar em uma quantidade menor, dividindo os custos e o espaço de um container com outros importadores.

Assim, você economiza na entrega e tem acompanhamento completo de nosso time durante toda sua importação.

Nós iremos receber sua mercadoria no nosso armazém, cuidaremos do embarque e transporte e ainda resolveremos toda burocracia do desembaraço aduaneiro para você. Você pede seu produto na China, solicita a entrega em nosso armazém e recebe seus produtos com nota fiscal e tudo regularizado no seu endereço.

Você só precisa ter um produto e um fornecedor na China. O resto é conosco. Nós cuidamos de tudo enquanto você foca no crescimento do seu negócio.

Importe da China no atacado em 2026 com quem tem mais de 20 anos de experiência no mercado:

Sair da versão mobile