Saia da Informalidade! Aprenda a Importar da China Legalmente

Imagem como importar da china legalmente

Faaaaaala Importador, tudo beleza? Hoje falo diretamente para aqueles que estão importando na informalidade. Ou seja, estão crescendo e ganhando dinheiro. Entretanto, querem saber como fazer importar da China legalmente. E, com isso, trabalhar em grande escalar, podendo dormir tranquilamente todo os dias.

Dai a Cesar o que é de Cesar, dai a Deus o que é de Deus. Essa é uma passagem que está na Bíblia, em Mateus 22:21. Então o que quero te dizer é: Se quer formalizar seu negócio saiba que vai ter que pagar imposto.

Ou seja, vai precisar entender que é preciso aprender a jogar o jogo com as regras vigentes. E, com isso, entregar o que é devido a cada parte.

Todavia, é verdade que ninguém gosta de pagar imposto. E, se você disser que pagamos muitos tributos no Brasil, irei concordar. Mas, não posso deixar de atuar no sistema pelo simples fato de não concordar com ele. Então, a maneira certa de pensar é mesmo jogar o jogo da maneira que tem de ser jogado.

E é aqui que a maioria das pessoas que estão na informalidade caem. Mas, elas deveriam estar pensando quais são as vantagens e como importar da China legalmente.

Por Que Devo Pagar os Impostos de Importação?

O que torna a importação legalizada, é justamente o pagamento dos impostos de importação. Eles são 5 ao todo, sendo que somente que o Imposto de Importação é exclusivo da importação. Além disso, o ICMS é pago ao estado para onde a carga segue.

Por exemplo, a carga pode chegar pelo porto de Santos, mas sua empresa está localizada no Mato Grosso do Sul. Então, o ICMS é recolhido para o estado da região centro-oeste.

Dessa forma, os impostos de importação são:

  1. Imposto de Importação;
  2. Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS)
  3. Programa de Integração Social (PIS)
  4. Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  5. Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).

Mas o importador pode me perguntar se é possível ganhar dinheiro pagando imposto.

É Possível Importar da China Legalmente e Ganhar Dinheiro?

Sim. É super possível! Mas você vai ter que mudar seus hábitos. Primeiramente, tenha na cabeça que quem paga o imposto é seu cliente. Então, qualquer aumento de custo que você tiver, tem que ser repassado para o cliente.

Mas, ai talvez você fique fora de mercado. Se você está vendendo o que todo mundo vende, seu cliente não é fiel a você. Ele é fiel ao preço. O cliente que vem pelo preço, vai embora pelo preço.

Ou seja, o melhor jeito de fidelizar o cliente não é pelo preço, é pelo diferencial. Seja diferencial no atendimento, no produto, no serviço, na entrega e por aí vai.

Considere que as vezes você vai ter que mudar até de produto para formalizar seu negócio. Se for esse o caso, pense em algo que seu cliente já compre, ou que ele precise comprar, e que ainda não compre de você.

Na prática, quero te dizer que não é pelo fato de você vender camiseta de time informalmente que você não pode encontrar um acessório esportivo bacana que você possa importar legalmente e lucrar com isso. Migre gradualmente.

Você não precisa parar tudo que está fazendo de uma vez para importar da China legalmente. Pode começar gradualmente.

Como Começar a Importar da China Legalmente?

Primeiro, veja se o produto que você já trabalha dá viabilidade na importação formal. Se der. Assunto encerrado. Comece agora mesmo.

Porém, se não der, tente um outro produto. Como expliquei anteriormente, precisa ser algo que complemente sua linha de produtos, isto é, algo que funciona bem com o produto que você já importa.

Assim, continue trabalhando com o que você já trabalha mas coloque em paralelo uma importação formal. Vai doer pagar um monte de imposto. Mas vai ser muito prazeroso saber que aquele dinheiro na sua conta ninguém mexe. É seu! Sacramentado.

É muito bom você pode comprar suas coisas. Ter um carro, uma casa, construir um patrimônio sem te que esconder ou ficar colocando no nome de outras pessoas, pois eu dinheiro é informal.

Vai de leve e logo logo a maior parte do seu ganho será regularizado e assim você não vai ter medo de escalar, de crescer, de ganhar mais.

Dinheiro é bênção em nossas vidas. Agora que você já sabe da importância de trabalhar dentro da legalizado, acredito que está pronto para saber como abrir um empresa importadora.

O Que Preciso Fazer para Importar da China Legalmente?

O Primeiro passo é ter um CNPJ. Para importações no nível empresarial o importador precisa formalizar a abertura de uma empresa como a de qualquer outra.

Se você já tiver um CNPJ, ótimo. Então o próximo passo é conversar com seu contador sobre a inclusão de uma nova categoria na CNAE. Por outro lado, esse não é um passo tão crucial assim.

Depois de conseguir o CNPJ, o mais importante é a habilitação no Radar e Siscomex. Eles são dois sistemas informatizados que controlam e fiscalizam as importações.

É através deles, por exemplo, que o fiscal vai conferir se a capacidade financeira da empresa é coerente com o tamanho da importação que você está fazendo.

Importante dizer que se você tem um pequeno negócio é necessário se formalizar. Dessa forma, solicitar um enquadramento no MEI pode ser um ótima saída.

Quer saber mais sobre a importação de MEI? Assista o vídeo abaixo.

Você chegou até aqui, entendeu tudo. Mas ainda não sabe se importação é ou não para você. Então, vamos fazer um teste?

Alibaba Sem Segredos: Os Primeiros Passos na Importação

O Alibaba Sem Segredos é um curso on-line e gratuito que vai te passar um panorama aprofundado sobre importação. Nele, você vai poder conhecer o passo a passo de cada fase do processo para trazer um produto da China para o Brasil.

Ao todo, são 9 vídeo-aulas. Os temas tratados vão desde a busca por produtos e negociação com fornecedores até o desembaraço aduaneiro e chegada da carga na sua empresa.

O Alibaba é a maior plataforma do planeta de compra de produtos para importação empresarial. Para importadores que não podem viajar a China, é a principal ferramenta de acesso a produtos lucrativos.

Ou seja, no Alibaba sem Segredos você vai entender exatamente tudo sobre como iniciar sua importação por lá. A partir da inscrição, você terá 7 dias para finalizar todas as aulas. Mas, você consegue fazer tudo em apenas 90 minutos!

Bora importar!?

Dilvo Rodrigues

Dilvo Rodrigues

Nascido nas Minas Gerais, formado em jornalismo e apaixonado por cinema. Sou pai do Francisco, prezo por uma história bem contada e tenho muito gosto por aprender coisas novas. Sou Redator na China Gate, e ajudo pessoas a tomarem as melhores decisões sobre importação da China.
Dilvo Rodrigues

Dilvo Rodrigues

Nascido nas Minas Gerais, formado em jornalismo e apaixonado por cinema. Sou pai do Francisco, prezo por uma história bem contada e tenho muito gosto por aprender coisas novas. Sou Redator na China Gate, e ajudo pessoas a tomarem as melhores decisões sobre importação da China.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes

Alibaba Sem Segredos

Curso Gratuito para você que deseja começar a importar da China!