Se você chegou até este artigo é porque está querendo fazer uma importação da China mas não sabe como e por onde começar. Então, se você está literalmente no zero, este texto vai te mostrar tudo o que você precisa saber para importar da China, desde a escolha do produto até a revenda aqui no Brasil.
Este artigo é um verdadeiro manual para quem quer fazer comprar seus produtos baratos na China para revender. Vamos te mostrar o passo a passo para começar a importar com segurança e baixo custo.
Então, vamos lá!
Quem pode importar da China?
Antes de explicarmos sobre como você pode fazer a sua importação de maneira prática, é preciso falar sobre quem de fato pode importar da China para revender no Brasil.
A resposta para essa dúvida é bem simples: qualquer empresa ativa no Brasil pode importar da China e de qualquer outro país. Inclusive quem está no regime MEI pode importar, respeitando os limites de sua categoria.
Estamos falando aqui de importação empresarial, isto é, aquela com o objetivo da revenda dos produtos. Esta possibilidade só pode ser feita por um CNPJ, uma vez que, a compra internacional com CPF é destinada somente para uso e consumo próprio dos produtos.
É aqui, nas compras por CPF que entra, por exemplo, o Remessa Conforme. As novas taxas do governo se aplicam somente a estas compras, feitas em pessoa física. A importação empresarial não sofreu nenhuma mudança com essa medida.
Bem, agora que você já sabe quem pode fazer uma importação da China, é hora de mostrar o caminho para isso.
É importante frisar também que não existe um valor mínimo para importar. Você pode começar com qualquer valor, em containers completos ou compartilhados. Mas lembre-se: quanto menos você importar, mais caro ficará o custo final de seus produtos, devido as despesas fixas da importação, como frete e armazenagem.
Como fazer uma importação da China do zero: o passo a passo
A seguir, vamos te mostrar todo o caminho que você precisa trilhar para fazer uma importação da China do zero até o lucro. Este processo é testado há mais de 20 anos por nossos clientes e alunos e agora vamos mostrar para você. O caminho para importar da China, com segurança e baixo custo é:
1) Escolher o produto para importar
A primeira etapa para você comprar direto dos fabricantes chineses é decidir qual produto você vai importar. Para muitas pessoas, essa decisão é natural. Já para outras, pode ser bem difícil decidir o produto.
Isso acontece porque não existe um lista fixa de bons produtos para importar da China.
Essa escolha não envolve somente o produto, mas também o investimento, o volume importado e também o seu poder de venda aqui no Brasil. Por isso não existe o melhor produto para importar, mas o melhor produto para você trazer em uma importação da China.
Escolha um produto que você tenha afinidade e conheça o mercado. Nenhum produto se vende sozinho, é preciso saber vendê-lo. Por mais que o produto tenha bastante demanda, mas se você não o conhecer, não irá vender.
Pense naquele produto que você gosta de trabalhar, que você conheça e verifique a viabilidade, isto é, verifique se com o seu capital disponível é possível importar uma quantidade suficiente para revender com lucro.
Para ter essa informação, é necessário fazer uma simulação de custos, que irá fornecer o valor final que o produto chegar aqui no Brasil e você poderá comparar com o preço que está sendo vendido para ver se compensa ou não aquele produto com aquele investimento. Se não compensar, busque outro produto ou aumentar o capital. Se compensar, é hora de por a mão na massa e começar a sua importação.
2) Como encontrar bons fornecedores na China
O segundo passo também é muito fundamental para o sucesso de sua importação: a escolha de fornecedores na China. É sempre uma etapa decisiva e quem envolve alguns medos, pois é normal se você quer importar, ter medo de sofrer algum tipo de golpe.
Mas saiba que é possível escolher bons fornecedores e ter segurança em sua compra. E você não precisa ir até a China para isso. Você pode encontrar fornecedores confiáveis nos sites de compra online chineses, como o Alibaba ou Rakumart, por exemplo. Neste outro artigo, nós mostramos três ferramentas indispensáveis para você comprar com segurança pelo Alibaba.
Neste sites você encontra todas as ferramentas para fazer uma boa compra e negociar com os fabricantes. Observe as avaliações de outros importadores, veja o histórico e a quantidade de produtos vendidos e veja a classificação dele pelo site. Além disso, você pode solicitar uma inspeção por conta própria para conferir a confiabilidade do fornecedor.
Toque aqui e veja 5 dicas para negociar com o fornecedor na China!
3) Faça da sua empresa uma importadora
Como vimos, a importação da China para revenda é destina somente para empresas e qualquer empresa pode importar, inclusive MEI.
No entanto, é preciso mostrar para os órgãos fiscalizadores que você consegue importar e ter o controle disso. A sua empresa precisa estar habilitada para importar.
E essa habilitação é obtida através dos sistemas Radar-Siscomex da Receita Federal, que irão controlar e registrar as suas importações.
O Siscomex possui quatro categorias de habilitação, de acordo com o volume de suas importações e capacidade financeira de sua empresa. Saiba tudo sobre elas e como tirar a sua habilitação neste outro artigo.
Se a sua empresa não estiver habilitada e você importar da China, terá sua carga ao chegar no porto ou aeroporto barrada até a regularização. Isso causará multas e taxas extras, que irão atrapalhar o seu processo.
Após isso é só atualizar o CNAE (objeto social) para o comércio desejado, caso ainda não tenha. Não existe CNAE para importação e por isso você deve ter a atividade do comércio que você irá trabalhar em seu CNPJ.
4) Contrate um agente de cargas e um despachante aduaneiro
Feita a escolha do produto e fornecedor, você irá pagar o seu pedido para o fabricante começar a preparar o seu pedido.
Para este pagamento, é recomendável que você utilize as plataformas de compra dos próprios sites, que garantem o pagamento para você. Pagando direto pelo Alibaba e Rakumart, por exemplo, se o seu fornecedor não entregar o pedido, você não perde o dinheiro.
Após o pagamento, o seu fornecedor irá perguntar onde irá entregar os seus produtos e é aqui que entra a figura do agente na China. Este profissional ou empresa, irá disponibilizar um armazém para você guardar os seus produtos até o embarque.
E ao menos que você seja dono de um navio ou avião, você precisará de alguém para contratar o transporte para você. É o agente de cargas. Ele será o responsável pelo transporte da China para o Brasil. É ele quem irá cuidar de todos os detalhes do transporte e da logística para você.
Será o agente de cargas que irá escolher a modalidade de transporte, pelo melhor custo-benefício. Portanto, escolha um profissional ou uma empresa de confiança para isso.
Antes de fazer sua importação, leve em consideração o tempo de transporte da China para o Brasil para o planejamento de sua operação.
O desembaraço aduaneiro
Feito o transporte, a sua carga chegará no Brasil. E no porto ou aeroporto, ela passa pelo processo chamado desembaraço aduaneiro. Este é o processo de conferência da documentação e, se preciso, da própria carga para nacionalização das mercadorias e somente um despachante aduaneiro certificado poderá realizar essa operação para você.
É nesta fase que o importador deve fazer o pagamento de impostos e taxas.
Aqui, se houver alguma divergência na documentação sua importação ficará parada até a regularização.
É de extrema importância você contratar o agente e o despachante aduaneiro antes de fechar o seu pedido, pois ele irão te orientar desde o começo para ter acesso a todos os documentos e liberações necessárias para não sofrer com atrasos e multas.
Por exemplo, existem produtos que necessitam, além das taxas comuns, de liberação de órgãos anuentes. O seu despachante irá te informar isso na hora da conversa com o fornecedor, para você não ser pego de surpresa.
A China Gate há mais de 20 anos ajuda importadores com estes serviços! Importando com a nossa assessoria nós cuidamos da armazenagem na China até o embarque, do transporte da China para o Brasil e de todo o processo de desembaraço aduaneiro até a entrega da mercadoria na porta da sua empresa.
Clique aqui e conheça nossas soluções para você importar com segurança! Conte com já ajudou milhares de importadores de todo o país a lucrarem muito com a importação da China.
5) A entrega do seu produto
Depois de desembaraçada, a carga é liberada para a emissão da nota fiscal de entrada e ser enviada para sua empresa.
E para isso é preciso contratar um frete doméstico rodoviário, que irá tirar a sua carga do terminal e entregar na sua empresa em qualquer lugar no Brasil.
Na hora de contratar o frete para sua importação, internacional e nacional, não esqueça de conferir o seguro para transportar a sua carga em todos os trajetos e assim importar sem preocupações.
Importando com a China Gate, nós providenciamos o frete aqui no Brasil e você receberá os seus produtos sem procupações nenhuma. Nós também contratamos o seguro e emitimos a nota fiscal para a sua empresa. Nosso objetivo é facilitar a sua operação! Conte conosco.
6) Venda com lucro
Recebendo a sua carga é hora de revender com muito lucro aqui no Brasil. Escolha a sua estratégia se terá um ponto físico na sua cidade ou irá vender em marketplaces. Escolha suas estratégias de marketing e vendas, prepare o seu estoque e boa sorte em cada negociação!
Nós já mostramos aqui que compensa muito importar da China. Temos a certeza de que você alcançará ótimos resultados com a venda de produtos importados.
Uma dica importante é que na importação, você pode personalizar o seu produto com a sua marca própria, que aumentará ainda mais seus lucros e fará sua empresa se consolidar ainda mais no mercado.
Importação Digital: a melhor maneira de você começar na importação da China do zero
Se você está decidido(a) a começar sua importação da China, do zero, precisa conhecer o Importação Digital.
O Importação Digital é um serviço exclusivo da China Gate, onde você tem acesso aos nossos containers compartilhados, pagando uma anuidade e um preço fixo por metro cúbico utilizado. Essa modalidade é ideal para quem está dando os primeiros passos na importação da China, pois você pode começar com um investimento menor e ir escalando aos poucos.
Com o ID, seus custos com frete e armazenagem são reduzidos e você tem os custos com desembaraço aduaneiro já inclusos no valor do serviço. Você pagará a parte somente os impostos, que são individuais por produto.
Sem contar que o time da China Gate cuida de toda parte burocrática para você, fazendo os custos de importação e a liberação na carga no porto brasileiro, por exemplo. O importador fica responsável somente pela negociação e pagamento de fornecedores.
Este serviço ajuda importadores do Brasil todo há mais de 04 anos a comprarem seus produtos com baixo custo na China e revender com muito lucro no Brasil, mesmo que não saibam nada de importação.
Toque neste link e conheça mais detalhes do Importação Digital.