Se você está pensando em importar da China ou de qualquer outro país é importante saber antes de mais nada, a diferença entre o agente de cargas e o despachante aduaneiro.
Ambos possuem funções distintas e são muito importantes em todo o processo de importação. Portanto, é necessário contar com estes dois profissionais para a chegada de seu produto do exterior com segurança e legalidade.
Se você quer entender a diferença entre um e outro e o que eles fazem, continue lendo este artigo que explicaremos para você não ter mais dúvidas.
Quem é e o que faz o agente de cargas?
É muito comum na hora de importar da China, que o seu fornecedor pergunte se você já tem algum agente. Ele quer saber se você já tem alguém responsável pela logística de sua compra.
Dessa forma, o agente de cargas é o prestador de serviços responsável por receber a carga na China, liberá-la para embarque e transportá-la até o destino (seja em vias aéreas ou marítimas).
Todo processo referente ao transporte é de responsabilidade do agente de cargas. Em outras palavras, será ele que o responsável por cuidar da separação da mercadoria, providenciar a documentação, organizar o embarque e cuidar do transporte até o Brasil.
Normalmente um agente de cargas não possui um navio ou avião próprio para realizar este transporte. E como ele faz essa logística de transporte então?
É Simples. Ele revende fretes, através de companhias aéreas ou marítimas.
Do mesmo modo, o agente de cargas também deve mostrar ao importador os melhores fretes e rotas para o transporte de sua mercadoria até o país de destino. Entretanto, ele deve atender as escolhas do importador sobre estes temas, como o local do desembarque do produto por exemplo.
Quando a carga chega no Brasil, em um porto ou aeroporto, termina a atuação do agente de cargas e começa a do despachante aduaneiro.
A missão do despachante aduaneiro
Com a chegada da carga no Brasil, começa o processo de desembaraço aduaneiro. E o profissional responsável por agilizar essa burocracia é o despachante aduaneiro.
O despachante aduaneiro, é um prestador de serviço, registrado na Receita Federal de nosso país. É de responsabilidade dele, por exemplo, verificar e providenciar o pagamento dos impostos referentes ao processo de importação, emitir certificados e verificar o armazém onde será guardada a carga.
Portanto, sua missão é resolver todo processo do desembaraço aduaneiro para que o importador consiga retirar a sua carga do porto ou aeroporto.
Este profissional é de extrema importância pois, sem um despachante aduaneiro o importador não conseguirá retirar sua mercadoria do porto ou aeroporto. A não ser que o importador saiba fazer todo o serviço de desembaraço aduaneiro perante aos órgãos anuentes, o que na prática não acontece.
Se você não conhecer nenhum agente de carga, o seu fornecedor pode até indicar um e trazer a carga até o Brasil. Mas sem um despachante aduaneiro, a mercadoria não sairá do local de desembarque.
Após a liberação da carga pelo despachante aduaneiro, deverá ser emitida uma a nota fiscal e a mercadoria seguirá para uma transportadora para chegar ao destino final.
A importância destes profissionais
Entendida a diferença entre o agente de cargas e o despachante aduaneiro, é necessário reafirmar a importância de cada um deles no processo de importação.
Ambos são peças fundamentais para o processo de importação fluir com mais agilidade e dentro da lei.
Como sabemos, o processo de importação envolve muitas etapas e exige muita atenção de todos os envolvidos. Por isso, ambos os profissionais atuam para facilitar para o importador, reduzindo o tempo da importação e os custos com documentação e transporte.
Por acontecer, entretanto, que o seu agente de cargas faça o desembaraço aduaneiro ou seu despachante aduaneiro também executa a função do agente de cargas. Em ambos os casos, você contraria uma empresa só, que realizaria os dois serviços.
Porém, como dissemos, são duas atividades diferentes e não precisam ser contratados juntos.
Se você já tem um despachante aduaneiro de sua confiança e ele não faz os dois serviços, é melhor contratar um agente de cargas separado ou vice-versa.
Dessa forma, em uma importação, você geralmente fala com três profissionais e organiza a demanda entre eles: o fornecedor do produto, que entrega o produto para o agente de cargas. Este, por sua vez, realiza o transporte até o porto ou aeroporto de destino para o despachante aduaneiro realizar os trâmites para liberação da carga.
Resumindo a diferença entre o agente de cargas e o despachante aduaneiro
Em síntese, o agente de cargas é o profissional especializado no transporte de sua importação. Ele é o responsável por entender sue produto e buscar o melhor frete para trazê-lo.
Ao chegar no Brasil, ele entrega sua mercadoria ao despachante aduaneiro para realizar todo processo burocrático e liberação para o comércio desta carga no Brasil.
Sempre é bom lembrar que a rota e o local de entrega é o importador que irá escolher. Estes profissionais vão te ajudar com as melhores opções, mas é você que decidirá onde quer que entreguem sua carga.
Precisando de ajuda? A China Gate resolve para você!
Aqui na China Gate nós disponibilizamos o serviço de Importação Digital um serviço único e exclusivo, onde você tem a experiência door to door, pois seu fornecedor entregará a carga para nós na China e nós entregaremos em sua porta, com nota fiscal.
Todo processo com a logística e liberação no porto ou aeroporto a gente cuida para você.
Ou seja, você vai precisar fazer apenas a busca pelo seu produto, a negociação e o pagamento do fornecedor. O resto é com a gente!
Respostas de 2