Talvez umas das formas mais tradicionais de encontrar fornecedores seja a visitação em feiras de negócios. Basicamente feiras são espaços (geralmente temporários), onde fornecedores são reunidos para oferecer produtos aos seus clientes. Esse modelo apresenta vantagens para os dois lados.
Os fornecedores podem em um curto espaço de tempo receber muitas visitas de clientes e por outro lado, os clientes podem visitar inúmeros fornecedores em um local somente.
Antigamente as feiras que se instalavam perto de povoações ou rotas migratórias, isso nos idos da idade média. Pesquisando na internet vi que existem registros de feiras em tempos de 500 a.C. Muito tempo de evolução não é mesmo?
Podemos perceber que existe muita história por trás do comércio. Na verdade, se formos analisar, tudo gira em torno do comércio. Sempre tem que ter alguém comprando ou vendendo para que a roda gire, para que as coisas aconteçam.
Nos últimos 50 anos, com os fenômenos da globalização, o comércio internacional aumentou muito em volume de cargas e volume monetário também. O mundo tem se tornado mais plano e negociações internacionais estão cada vez mais acessíveis aos empreendedores brasileiros, de qualquer porte.
De toda forma, para que uma negociação aconteça, são necessários ao menos duas partes: um comprador e um vendedor. Ou nos caso, aqui chamado de cliente e fornecedor. Talvez podemos melhorar isso e chamar de importador e exportador, pois estamos falando de negociações internacionais certo? Olhe o título desse blog!
A grande pergunta é: Como encontro fornecedores para meus produtos.
Já disse em outro post que podemos buscar fornecedores através da internet, se quiser ver clique aqui. Mas existem outra forma bem mais efetiva (e um pouco mais caro) para se encontrar fornecedores, que é visitando feiras internacionais.
Veja algumas vantagens de se visitar uma feira:
- Segurança
- Aproveitamento do Tempo
- Variedade de Produtos
- Serviços Relacionados
- Preços Promocionais
- Novidades em primeira mão
- Experiência do Fornecedor
1. Segurança: No caso estou falando de feiras fora do Brasil, ok? Bem, eu já visitei algumas feiras pelo mundo e no começo sempre dá um frio na barriga. Um país diferente, quanto mais longe pior, quanto mais diferente a língua pior. Nunca visitei a Espanha, mas imagino ser mais fácil que visitar uma feira na China ou no Camboja.
Bem, o que quero dizer é que as feiras são ambientes controlados, fechados, restritos aos participantes. Geralmente tem formas facilitadas de acesso para ida e retorno ao hotel, isso depende do tamanho da Feira, mas geralmente você só vai sair do Brasil para ir vistar uma grande feira no exterior. Então é 99% provável que o pessoal do seu hotel saiba onde é a feira e as melhores formas para ir e voltar.
Então o trajeto básico para o visitante de feira é embarcar no Brasil, chegar no destino, ir para o hotel, do hotel para a feira, da feira para o hotel. Isso é fácil de se fazer em qualquer país, em segurança. Fica um pouco chato só fazer isso em uma viagem internacional, mas qualquer um pode fazer. Afinal, você foi lá para fazer negócios ou passar?
Brincadeiras a parte, é muito bom conhecer a cultura de um local novo, para ver como a população local vive e trabalha, isso é nutriente importante para negociar quem qualquer pessoa. Saiba mais sobre seu oponente para poder negociar melhor com ele. O meu ponto de vista é que você não precisa ter muitas objeções para visitar um país desconhecido, quando vai visitar uma feira de negócios.
2. Tempo: Se você é um empreendedor, tudo que você não quer é perder tempo. Tempo hoje vale mais que dinheiro não é mesmo? Então visitando feiras você pode ganhar muito tempo, pois em um dia você visitará vários fornecedores. Todos estão concentrados no mesmo lugar, isso é lindo. Isso até torna a visitação em feiras cansativas, não pense que será uma viagem de férias. É muito comum 3 dias de visita em feiras render mais que 6 meses de pesquisas por internet e relacionamento por email com o cliente.
3. Variedade de produtos: Da mesma forma que se encontra muitos fornecedores, é natural ter à disposição do visitante uma grande oferta de produtos. Melhor ainda que a oferta de produtos, é poder ver, testar, analisar a qualidade e verificar se aquele produto é adequado ao seu público alvo. Por internet é impossível fazer essa verificação. Por mais que tenha fotos, vídeos e demais informações, testar o produto é muito importante. Especialmente para brasileiros. Nós gostamos de ver, tocar, pegar e testar antes de comprar. Ter mesmo uma experiência legal com o produto. Temos que ver para crer, não é mesmo?
4. Serviços relacionados: um outro fator bem vantajoso sobre visitação em feiras é que geralmente, dependendo do tamanho da feira, existem serviços relacionados aos temas que a feira se relaciona. Um ótimo exemplo são empresas de transporte e logística, ou empresas de inspeção de produtos, tradução de documentos, assessoria na negociação.
O comércio internacional não é algo super simples. Existem alguns detalhes referente ao país de origem que devem ser observados. Transporte e logística é o básico, pois sempre os produtos terão que ser transportados. Mas vamos supor que seu produto exija inspeção da qualidade, como aqueles que são exigidos pela Anvisa, Anatel ou Inmetro. É possível encontrar essas empresas, ou representantes delas (não do Inmetro), que possam fazer as inspeção. No caso da China, nem perca tempo, somente a SGS pode fazer isso. Se quer saber mais sobre inspeções veja esse post clicando aqui.
Um ponto bem interessante, para quem quer comprar grande variedade de produtos e não fecha um container para cada fornecedor que for comprar, pode se contratar empresas consolidadoras, chamadas Tradings, para juntar suas carga em um mesmo container. Nós mesmo podemos fazer isso para você em toda a China. Inclusive temos stand dentro da Canton Fair, saiba mais aqui.
5. Preços Promocionais: Apesar não ser uma obrigatoriedade, é comum ter preços vantajosos durante a feira. O chamado “preço de feira”. Então visitando fornecedores nessa época, é praticamente uma festa, onde quem sabe haja a possibilidade de aproveita condições comerciais especiais para quem participar ou visitar os fornecedores durante o período de feiras.
6. Novidades: Muitos fornecedores utilizam o calendário da feira para lançar produtos novos. Novas coleções ou coisas do tipo. Então quem tem a oportunidade de visitar o fornecedor nessa época pode contar com o que existe de mais novo na área ou lançamento de produto que o fornecedor está oferecendo em primeira mão.
Isso é uma grande vantagem, especialmente em mercados sazonais, onde o ciclo de vida do produto é muito rápido. Na verdade todos os produtos estão reduzindo seu ciclo de vida, saiba mais sobre esse assunto clicando aqui. É a tal da Estratégia do Oceano Azul, um livro ótimo por sinal. Bem, para quem está no comércio, seja varejo ou atacado sabe o que é o poder da NOVIDADE. Então se você encontrar isso antes dos outros, bingo, venda feita.
7. Experiência do Fornecedor: Essa dica é mais relevante para clientes ou compradores que não tem tanta experiência no ramo em que está buscando. Isso mesmo, muita gente visita feira para buscar novos ramos, novos negócios, novos nichos de mercado. Então considere que participar de feiras não é tão barato. Sim, existe um custo financeiro para participar das feiras, se você já tentou, sabe do que eu estou falando. Nós temos stand (dois) em todas as fases da Canton Fair.
Bem, quem está la dentro, pagou para estar lá. E ninguém está lá para brincar, todos querem fazer negócios. O ponto que estou dizendo é que participar da feira é um filtro bem interessante para fornecedores, dificilmente você encontrará um fornecedor ruim em uma grande feira de negócios. É claro que isso é possível, em todos os lugares, mas digo que a probabilidade é bem menor.
Considerando então que o fornecedor é qualificado, é super importante aproveitar o conhecimento dele para fazer negócios. Lembre-se que ele não entende muito do seu mercado, mas ele com certeza entende muito do mercado dele, tem muita coisa legal para conversar.
Observe com quem você está conversando na feira, é um atendente que não entende nada e está na empresa a apenas 3 meses? Ou já é um vendedor experiente com conhecimento de mercado. Espere um pouco para falar com quem entende do negócio, afinal, você não vai viajar tão longe para deixar de fazer negócios não é mesmo?
É comum também encontrar os proprietários ou diretores das empresas nas feiras, tendo a oportunidade de conversar com essas pessoas, não perca a chance. É sempre muito bom aprender com quem sabe mais.
Bons Fornecedores podem simplesmente te ensinar a trabalhar com o produto dele, pode te dar dicas importantes para aumentar seus negócios. Fique atento!
Essas são as dicas que tenho para você hoje e pra ficar mais bacana, até gravei um vídeo sobre isso, então veja mais informações aí embaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=cEef8Bje2gc
Existem muitas feiras para se visitar na China, citei algumas aí no vídeo acima. Com certeza a mais visitada é a Canton Fair.
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