Sua ideia de importação pode ser viável e nós podemos te ajudar

Search
Close this search box.

Sucesso na Sua Importadora – 3 Pontos Indispensáveis para Alcançar

sucesso
sucesso

Quer saber 3 pontos indispensáveis para sua importadora ter sucesso? Então, leia este artigo até o final que eu vou te apresentar. 

Você já se pegou sentado em sua mesa sem saber o que é mais importante cuidar na sua empresa? Em dúvidas como: Será que é melhor cortar gastos ou investir mais em propaganda para aumentar as vendas?

Ou então pensando assim: A folha de pagamento está alta, mas se eu demitir agora terá o custo da rescisão e logo terei que contratar novamente.

Eu sei que essas e muitas outras dúvidas passam na sua cabeça e, caso não saiba, isso é totalmente normal.

Tocar uma empresa no Brasil não é tarefa para amadores. Mesmo que seja uma pequena empresa, eu te respeito por estar onde você está. Eu sei que não é moleza. 

E por isso, hoje trarei 3 grandes pontos que você precisa pensar para melhorar o desempenho da sua empresa e alcançar o sucesso.

Preparado? Vamos lá!

1. A Cultura de uma Importadora de Sucesso

Não ignore isso! Eu entrei e saí da faculdade de administração sem entender bem o que era isso. Só que quando fui pro campo de batalha fui massacrado por não entender o “jeitão” das empresas.

Isso mesmo, eu gosto de falar de uma forma simples, para que possamos entender facilmente. Então, cultura é o jeitão da empresa. É o que acontece quando você não está na sua empresa.

Pense comigo. O que os seus funcionários me responderiam, se eu os encontrasse em algum lugar, sem sua presença e perguntasse: Como são as coisas lá onde você trabalha?” 

Pense 10 segundos nessa resposta. . . O quê eles responderiam? Essa resposta é a cultura da sua empresa. 

De fato, não importa o que você fala. A cultura é o que todo mundo faz. Sabendo disso, você agora pode influenciar a cultura da sua empresa, para ela ficar com a cara que você quer.

Tocar uma empresa no Brasil não é tarefa para amadores. Mesmo que seja uma pequena empresa, eu te respeito por estar onde você está. Eu sei que não é moleza. 

Você pode influenciar na cultura da sua empresa de várias formas. Vou colocar aqui apenas dois pontos para você pensar:

Pontos para você pensar:

  • Comunique claramente sua visão de negócio para seus funcionários. Diga à eles de tempos em tempos como a empresa está indo, quais são os projetos futuros, as metas, as conquistas e também os erros. 
  • Só contrate e mantenha pessoas no seu time que tenha verdadeira conexão com o negócio. Ou seja, para ter uma importadora de sucesso fique somente com pessoas que gostam de trabalhar contigo. Crie uma empresa que as pessoas queiram chegar cedo na Segunda-Feira para trabalhar. 

2. Liderança

O segundo ponto é sobre liderança. A melhor forma de liderar é conversar com seu time. Já foi o tempo do “manda quem pode obedece quem tem juízo”.

Isso funcionou um tempo onde as pessoas tinham medo de perder emprego. No entanto, hoje em dia, essa nova geração que está entrando no mercado de trabalho tem muito mais opções na vida que seus pais e seus avós.

Pense que quem está chegando no mercado de trabalho hoje, com 18 anos, nasceu em 2001. 

A garotada não sabe o que é telefone de teclado (só conhecem touch screen), não sofreram o 11 de Setembro (Torres Gêmeas) e não entendem até hoje porque passa Formula 1 na TV se o Brasil não tem nenhum piloto.

Liderar essa nova geração é um desafio. 

É Preciso Diálogo para a Importadora Ter Sucesso

Seja claro em relação ao que você quer e ao que você não quer. Coloque na sua agenda, a cada 3 ou 4 meses, sentar individualmente com todos os que te rodeiam para tomar um café e alinhar as expectativas.

Teste isso e depois compartilhe comigo os resultados. Você vai se surpreender. Agora vou te dizer o que vai produzir mais efeito no resultado do seu time. Isso aqui é poderoso demais. 

Aprenda a DELEGAR e pare de DE LARGAR as tarefas no colo das pessoas. 

Nós, como empresários pensamos que os funcionários são mágicos. Nós passamos as tarefas para eles “tudo pelas metades” e depois esperamos um resultado positivo.

Se você não faz dessa forma, parabéns, você já está em um nível avançado de liderança. Imagino que seus funcionários te entregam exatamente o que você pede, no prazo esperado, sem erros.

Mas se você sofre com isso também, a culpa é sua. Comece mudando o seu comportamento em relação a delegação de tarefas e comece a colher bons resultados já na semana seguinte. E então você verá que o sucesso passa por essas mudanças.

Vou compartilhar contigo os principais pontos sobre delegação que eu li no livro “O Poder de Delegar” da Donna M. Genett.

Principais Pontos

a) Prepare-se Previamente. Pense exatamente no resultado esperado antes de conversar com seu funcionário

b) Seja específico. Então, comunique com clareza a tarefa e peça para a pessoa repetir o que ela entendeu. Existe uma diferença entre o que você fala e as pessoas entendem.

c) Estabeleça claramente o prazo de execução da tarefa. 

d) Defina o grau de autonomia onde a pessoa pode ir. Dessa forma, deixe claro quando ela pode fazer e quando ela tem que te consultar. 

e) Em tarefas longas, mais de 5 dias, determine pontos de verificação. Sente a cada 3 dias para ver como as coisas estão indo.

f) Faça uma recapitulação completa depois da tarefa entregue e mostre os 3 pontos positivos e os 3 pontos de melhoria para a próxima atividade.

3. Gestão para o Sucesso

Por fim, de nada adianta tudo o que você leu até aqui se não tiver gestão. Primeiro de tudo, você precisa ter os números na mão.

Tudo que não é medido não é gerenciado. Sem os números na mão você não sabe para onde está indo.

Além disso, nestes números tem que ter mais que somente faturamento e fluxo de caixa. Tenha em mãos, mensalmente o DRE da sua empresa. Uma planilha simples com os dados de: 

  • Faturamento;
  • Custo dos produtos vendidos;
  • Impostos;
  • Despesas com Pessoal;
  • Custos Administrativos;
  • Despesas com comercial;
  • Despesas financeiras; 
  • Retiradas; 
  • Lucro líquido;

Além disso, adicione também os principais dados do Balancete (se tiver o balancete completo, é melhor), como este abaixo.

Dados do Balancete 

  • Saldo em caixa e bancos;
  • Contas a receber;
  • Contas a pagar;
  • Estoque;
  • Adiantamentos à fornecedores; (importadores precisam muito gerenciar isso).

Esse é seu painel de controle financeiro, mas recomendo você ter em mãos também os dados do setor comercial. As Vendas por linha, por loja, por vendedor, por canal de vendas (Mercado livre, B2W, Insta, Face, Site, Representantes…)

Por outro lado, se você trabalha com e-commerce, é indispensável gerenciar o investimento em anúncio, comissões pagas aos canais de vendas e custo de embalagem e frete.

Olhando os números do seu negócio, automaticamente você terá condições de tomar as melhores decisões. Tenha um bom sistema ERP para te dar essas informações rapidamente e de forma correta.

Uma outra sacada para você melhorar o seu nível de gestão é fazer reuniões eficazes. Reuniões tem um custo muito alto para empresas.

Parar o que estamos fazendo para conversar sobre os problemas. Só que não fazer reuniões tem um custo ainda mais alto. Pois a falta de alinhamento pode levar os funcionários a não saber o que tem que ser feito e não focar no que é mais importante.

Então, vou dividir contigo 2 dicas poderosas de como eu faço reuniões e isso realmente mudou meu nível de jogo. 

Dicas poderosas para sua Importadora Ter Sucesso

  • Escreva os tópicos da reunião antes dela começar. Não existe isso de reunião geral. Isso é conversa de maluco. Dessa forma cada um fala o que quer e muitas vezes o assunto se desvia e tudo vira uma perda de tempo. Ao escrever os tópicos que vai abordar na reunião você terá uma reunião bem mais produtiva. 
  • Delegue as atividades/ideias que surgirem durante a reunião. É muito comum surgir ideias e até novos projetos durante a reunião. Mais comum ainda é esquecermos de realizar tudo que foi falado. Então durante a reunião, escreva num papel ou mapa mental quem vai cuidar de cada tarefa.
  • Pergunte aos presentes quem pode realizar aquilo ou se for o caso, já delegue na hora mesmo.
  • Separe um tempo depois da reunião para se reunir com cada um que tem tarefas a realizar que surgiram durante a reunião para detalhar tudo e delegar conforme os 6 pontos que escrevi mais acima desse artigo. Agora é hora de mão na massa.

Pratique esses pontos, melhore cada um deles e suba mais alguns degraus rumo a ser ainda mais bem sucedido na sua empresa, na sua importadora.

Comece a Importar

importação

Agora que você já conhece os pontos para gerenciar uma importadora de sucesso, descubra como montar uma importadora.

E, com ela fazer importações seguras e lucrativas da China.

Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli é fundador da China Gate, empresa de educação e consultoria focada em ajudar pessoas a importar da China para o Brasil através das suas empresas.
Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli é fundador da China Gate, empresa de educação e consultoria focada em ajudar pessoas a importar da China para o Brasil através das suas empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Recentes