Passo 7: Inspeção de Produtos na China

Tempo de leitura: 5 minutos

O próximo passo após o pedido é a inspeção. Essa é uma das etapas mais importantes na importação empresarial, para não correr riscos. A inspeção nada mais é que a verificação dos produtos. Nela você analisa se aquilo que foi combinado no pedido está sendo realizado.

Se os aspectos que precisam ser analisados forem técnicos, ou seja, que pode ser mensurado, esse serviço pode ser terceirizado. Porém se não for, será necessário que alguém da sua empresa que conheça e entenda bem sobre os produtos comercializados na sua empresa, ou até mesmo você realize a verificação.

Existem várias empresas que fazem inspeções de produtos na China. A China Gate é uma delas.

Viajando para a China

Uma forma de realizar essa inspeção é indo visitar os fornecedores na China. Para essa viagem, o valor investido seria em torno de 3 a 4 mil dólares, para ficar uma semana lá na China. Ela pode ser realizada por você mesmo ou por alguém da sua empresa, que você confia. Se você puder e o valor do investimento na importação compensar, você pode viajar para a China para checar o embarque da sua mercadoria de perto.

Mas essa viagem só é necessária em alguns casos. Caso você não possa viajar, existe uma outra opção. Você deve avaliar se esse custo com a viagem até a China irá compensar para a sua importação.

Na maioria dos casos não precisa ir pra China para começar a importar.

Se o investimento na sua importação for um valor muito alto; se os produtos que você está importando são de valor consideravelmente alto; ou se os custos e o tempo que você irá gastar com a viagem não lhe fizer falta, você deve ir pessoalmente.

Inspeção terceirizada

A outra opção é contratar alguém para fazer essa inspeção para você. A inspeção pode ser feita também por uma terceirização da sua presença naquele país. Contratando outra pessoa especializada para realizar o serviço.

inspeção de produtos na china

Se você deseja contratar um profissional especializado na área, primeiramente você precisa ter muito cuidado com quem você contrata. Existem muitas pessoas que oferecem esse tipo de serviço na China, é preciso saber se essa pessoa é realmente um profissional da área.

Depois de confirmar a veracidade da empresa ou da pessoa contratada, é só entrar em contato e solicitar os serviços. Além do serviço de inspeção, muitas das pessoas especializadas oferecem outros tipos de serviços também. Dentre os serviços oferecidos tem a tradução e acompanhamento em viagens, por exemplo.   

Esse profissional fará a inspeção dos seus produtos e irá verificar se tudo o que foi combinado com o fornecedor está dentro do contêiner. Você passa detalhadamente o que você deseja, informações sobre o produto, para melhorar e facilitar a inspeção. Ele também faz a medição, observação e realiza testes necessários para verificar se os produtos estão de acordo com o que você combinou com os fornecedores. Por isso é importante que eles entendam sobre o produto para avaliar corretamente o resultado da inspeção.

Geralmente esses profissionais entregam relatórios de inspeção, com a conclusão das avaliações do produto. Procure um profissional com recomendações, para não ter problema com inspeções de ou de qualquer jeito ou de má qualidade, assim você não terá prejuízos.  

Existem inúmeras empresas especializadas que também realizam a inspeção na China. E são conhecidas como tradings. Ela também irá inspecionar a sua mercadoria, assim como o inspetor. Mas ela oferece um “plus” a mais. As tradings são empresas que possuem a base na China. Ela funciona como uma terceirização. Ela faz a ponte entre você e os fornecedores.

As tradings chinesas também conseguem consolidar as mercadorias de diferentes fornecedores em um mesmo contêiner. Isso pode reduzir custos e também outras despesas alfandegárias aqui no Brasil.

Tipos de inspeção

Existem dois tipos de inspeção, a de fábrica e a de produto. Na inspeção de fábrica, você descobre se a fábrica existe mesmo, se eles produzem lá, etc. essa inspeção normalmente é feita entre o pedido e o primeiro pagamento.

A outra inspeção é a de produtos, nela você verifica se os produtos estão de acordo com o combinado, se funcionam, etc. Essa é feita quando os produtos já estão prontos, no momento do pagamento do restante da carga, no pré-embarque.

A inspeção é algo que deve ser levado muito a sério. Quando ela não é realizada pode influenciar diretamente na qualidade dos produtos. Não é porque você conhece alguém que mora na china, seja ele um chinês ou algum estrangeiro, ou até mesmo algum conhecido que esteja viajando ou passando por lá, que ele poder te ajudar e realizar o serviço de inspeção. Você precisa saber que disponibilidade não é competência. Quando se contrata um inspetor, normalmente ele fará um bom serviço, pois é um profissional da área. Por mais que você confie nesse tal amigo, é melhor não arriscar a sua importação.

Veja o vídeo que gravei sobre esse assunto! Caso prefira ver direto no youtube, clique aqui!

Feito a inspeção da sua carga você precisa, o próximo passo é entender como fazer o pagamento. Clique aqui e veja como agir na hora de fazer o pagamento!

Para baixar o ebook “Guia Definitivo de Importação Empresarial da China”, clique aqui!