Passo 2: Encontrar fornecedores confiáveis

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você já sabe qual ramo quer importar, podemos seguir para o próximo passo. Depois de escolher o segmento da sua importação empresarial, o próximo passo é encontrar fornecedores que mais se adequam ao seu tipo de importação.

Mas como fazer isso? Será que existem algumas regras ou padrões?

Bom, eu tenho que dizer que não há uma lista padrão com fornecedores confiáveis. Isso acontece por causa do advento da internet e também porque cada tipo de importação é diferente. E o que pode funcionar para um importador, pode não funcionar para o outro.

Lista de fornecedores é furada

Isso não quer dizer que não há maneiras seguras ou confiáveis para encontrá-los.  Eu tenho três opções onde você pode buscar seus fornecedores. A primeira é pela internet, a segunda é visitando feiras e a terceira é visitando centros atacadistas. Entretanto, essas duas últimas opções você precisará ir para a China.

Internet

Sim, você pode encontrar fornecedores adequados e de confiança na rede. Hoje, a internet já evoluiu bastante, consequentemente a forma de fazer negócios também.

Um site que sempre indico é o alibaba.com, por lá você consegue encontrar fornecedores de ótima qualidade. Porém, existem fornecedores de vários tipos e grau de confiabilidade. E para saber qual o mais seguro, olhar o cadastro desse vendedor é uma boa opção. Veja se ele está bem ranqueado, com quantidades de vendas consideravelmente boas.

Para não cair em roubadas aproveite os recursos que o próprio site oferece. Por exemplo, a plataforma de chat, para você trocar mensagens diretamente com o fornecedor. Analise a forma com que ele conversa, se está ansioso só para receber o pagamento. Aproveite para conversar sobre entrega, tempo, e etc.

Outra dica é se você entende bem do produto que deseja importar, converse sobre assuntos técnicos e características específicas do seu tipo de produto. Se ele for realmente o fabricante, vai saber conversar com você sobre o assunto. Ter esse contato com o fornecedor antes de efetuar o pedido, é muito importante.

Para encontrar rapidamente o seu produto, descubra o nome dele em inglês, ou seja, não só na tradução literal. E depois pesquise esse nome no Alibaba. Assim será mais fácil de encontrar, já que a maioria dos vendedores publicam os produtos em inglês.

Porém você precisa ter em mente que mesmo na internet, buscar fornecedor é algo que requer tempo. Assim como existem pessoas com boas intenções, existem as com más. Por isso sempre fique atento. O problema não é conseguir encontrar fornecedores na internet, mas sim filtrar.

Feiras e centros atacadistas chineses

Outra opção para encontrar fornecedores é viajando para feiras na China. Existem inúmeras feiras de negócios por lá, em várias cidades diferentes, com milhares de lojistas, fornecedores. Será difícil não encontrar pelo menos um que seja o ideal para a sua importação. Além de conhecer de perto a cultura e os produtos chineses, você pode ter um “olho a olho” com o seu fornecedor.  

A vantagem de ir até a China para encontrar fornecedor é que a negociação tende a ser bem melhor. Além do mais você vai poder verificar de perto os produtos, vai poder tocar, testar, etc. Já a desvantagem é o alto investimento, já que para viajar você precisará cerca de 3 a 4 mil dólares, para ficar uma semana por lá. Porém, você consegue fazer com que esse processo seja mais rápido, estando lá.

Existem também, inúmeros centros atacadistas na China. O ponto positivo dos centros atacadistas é que você pode encontrar mais de um fornecedor e pode comprar uma quantidade alta, com um valor menor.

O seu desgaste também é uma desvantagem. Se você nunca foi para o país, a tendência é o seu nível de estresse aumentar. Além de que você terá que gerar resultados, isso gera uma pressão que pode afetar a sua ansiedade.

A China Gate tem uma parceria com uma trading chinesa, lá em Yiwu, onde está localizado um dos maiores centros atacadistas do mundo, e pode te ajudar nesse processo. Para isso preencha este formulário que entraremos em contato com você!

Qual será a melhor opção? Viajar para a China ou encontrar fornecedores na internet?

Em qualquer uma das opções, existem produtos de diferentes qualidades. Isso quer dizer que você precisa encontrar um fornecedor que vai produzir a sua mercadoria do jeito que você quiser e precisa, com a qualidade que você deseja e com um custo viável para a sua importação.

Escolha a maneira que mais se adapta ao seu tipo de importação. Porém, nunca se esqueça, que encontrar fornecedores confiáveis requer um tempo, em qualquer tipo de situação.

Veja o vídeo que gravei sobre esse assunto! Caso prefira ver direto no youtube, clique aqui!

Agora que você já sabe como encontrar fornecedores o próximo passo é entender como calcular o custo da sua importação. Clique aqui para ver como saber quanto custará a sua importação!

Para baixar o ebook “Guia Definitivo de Importação Empresarial da China”, clique aqui!