A Diferença entre ter uma Boa idéia e um Bom Negócio

Tempo de leitura: 2 minutos

Se você acha que uma boa ideia é um bom negócio, esse texto vai mexer com você.

Ideias boas todo mundo tem! Mas porquê então que nem todos tem um bom negócio?

Conversando com vários clientes (importadores) e analisando suas trajetórias, percebi dois fatores fundamentais que dividem uma boa ideia de um bom negócio. O primeiro é a VIABILIDADE, o segundo é EXECUÇÃO.

Nem toda boa ideia é viável e somente as ideias viáveis podem se tornar um bom negócio. Exemplo: laranja descascada é uma boa ideia não é? Já pensou, que legal! Ir no mercado e já comprar um saco de laranjas descascadas. Mas é viável? Não… pois o custo de uma embalagem que conserve a laranja descascada gostosa para o consumo é muito cara.

É por isso que você não vê laranjas descascadas a venda no mercado, nem alguém vendendo embalagens para conservar laranjas descascadas por aí.

laranja descascada não é um bom negócio

Agora será que toda ideia viável é um bom negócio?

Talvez! Talvez, pois essa resposta depende do segundo fator: a execução. Muitos empresários falham aqui, nesse ponto da execução. Eles pensam que um bom negócio dá certo sozinho.

Não dá…

As empresas são como um carro na estrada… tem que saber conduzir, se não fizer nada, o carro sai da estrada e acidentes acontecem.

Lembra daquela marca de celular NOKIA? Eram líderes de mercado. Eu tive um celular dessa marca e talvez você também. Mas… Onde eles estão agora? Resposta no final do post.

Viabilidade e execução, não se esqueça disso.

Mas o que fazer agora, para saber se sua ideia é viável?

Quero te convidar para baixar uma planilha de custos de importação que eu fiz para você. Ela vai te ajudar a fazer o custo de importação de um produto da China diretamente para sua empresa. Tenho um vídeo que te explico como usar.

Nela eu explico sobre os 3 blocos de custo do produto importado:

Bloco 1: custos dos produtos, frete e seguro
Bloco 2: despesas de importação
Bloco 3: impostos de importação

Vou mandar a planilha e o vídeo direto no seu email! É só clicar aqui e deixar seu e-mail!

Quer saber mais sobre os custos de uma importação? Clique aqui e leia esse artigo, onde eu abordo este tema de forma mais detalhada!

Aproveite agora para compartilhar essa postagem com alguém que você acha que precisa ver isso. Um amigo, sócio, parceiro de negócios. Talvez sua esposa ou esposo. Enfim, alguém que tenha boas ideias e precisa saber se isso é viável e, portanto, um bom negócio.

Ah, quase esqueci… a Nokia foi comprada pela Microsoft.