Como Comprar na China e Vender 3x mais caro no Brasil

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitas pessoas quando pensam em importar da China, têm a expectativa de conseguir um lucro alto. Essas pessoas estão certas. É possível ter uma alta margem de lucro com seus produtos importados. Até porque se for pra ganhar pouco é melhor comprar no Brasil mesmo. Assim pelo menos a entrega é mais rápida e você consegue ter um prazo maior para pagar. Agora se for para ganhar muito, aí é melhor importar.

Mas quanto é ganhar muito?

A recomendação para você que quer comprar e vender no atacado é encontrar produtos que dê para dobrar o preço. Comprou por 10, vende por 20. Se for vender no varejo, ai recomendo comprar por 10 e vender por 30, ou seja, triplicar! Mas dá para fazer isso? Dá! É fácil fazer isso? Mais ou menos!

Primeiro que fique claro, não existe molezinha no mercado! Quem te disser que tem dinheiro fácil por aí, está mentindo. Segundo que a concorrência ao ver que seu trabalho está sendo bem feito, logo vai te copiar. Seus concorrentes vão tentar fazer igual a você. Por isso o bom é sempre estar em movimento, buscando novos produtos, novas oportunidades, novos canais de vendas para sempre estar a frente e lucrando com isso.

Um exemplo Real

Vou dar um exemplo que sempre me chama atenção. Eu até estou querendo importar um pouco disso para colocar na mão da minha filha revender.

Olha por quanto estão vendendo esse produto no Mercado Livre:

tapete-gelado

É um tapete gelado para cachorro. Os cachorros gostam de ficar deitados nisso para esfriar a barriga. Tem de todo tamanho e eu to olhando um de 65 por 50 cm. O preço no mercado livre é de 75,90. Estou cotando no Mercado Livre pois é um dos lugares mais baratos que se tem para comprar. Provavelmente se for para outras lojas o valor vai ser mais caro. Se for para loja física de rua, mais caro ainda.

Agora olha a mágica…

Fui para o Alibaba, que é um site de busca de fornecedores na China, para compras no atacado e achei o mesmo item por 3,68 dólares.

tapete-gelado-para-cachorros

Aí na foto tá de 2 a 4 dólares, mas é porque tem vários tamanhos… eu cotei com esse fornecedor 1000 peças e ele fez pra mim, já entregue no porto, por 3,68 dólares. E ainda coloca a logomarca. Levei 5 minutos para fazer isso. Sério! Se investir uma semana nisso provavelmente consigo por uns 3 dólares… mas vamos lá. Vou mostrar as contas desse jeito, cotando a 3,68 dólares e depois a 3 dólares.

duvida

Para não ter que fazer muita conta, eu vou considerar que o custo dessa importação vai dobrar ao chegar no Brasil. Geralmente não dobra comprando em quantidade, mas para ter certeza e ser conservador, vou considerar que comprando por 3,68 dólares, vai chegar aqui no Brasil por 7,36 dólares.

Agora vou aplicar uma taxa de dólar acima do normal, vou colocar a 4 reais. Para ter certeza se o negócio é mesmo lucrativo e ter uma margem de segurança. Ainda assim, teremos um custo final desse produto de R$ 29,44. Se aplicar um markup de 2,5x, dá pra vender no Mercado Livre por 74,90 reais.

Aviso: o Mercado Livre é o lugar mais barato para vender. Com qualquer estratégia de redes sociais dá pra vender mais caro. Mas quero ser conservador aqui para ver o mínimo que dá pra ganhar nisso.

Continuo…

Considerando que R$ 29,44 desse valor de venda é o custo do produto, e que um terço do preço de venda você vai gastar com custo fixo da empresa (sendo conservador de novo), dá pra fazer um lucro de aproximadamente 27,4%. Ou seja, se vender 15 mil por mês desse produto (200 unidades), dá pra ganhar uns 4.1 mil reais. Se vender 30 mil por mês (equivalente a 14 unidades por dia), esse lucro passa de 8,2 mil reais. Em um item somente!

valores

Agora pense, depois que você tracionar a venda deste item, com o lucro pode colocar outro produto para vender. E depois outro… e por aí vai. E olha que eu calculei os custos todos acima do normal. Tanto os custos de importação quanto o dólar. Para ter certeza se o negócio é bom mesmo.

Negociando um pouco mais

Desde 2002 faço importação da China. E com essa experiência preciso te dizer, não compre de ninguém que você tenha negociado por somente 5 minutos. Como eu fiz aqui, foi apenas para te mostrar (e provar) a viabilidade desse negócio. Mas é preciso que você invista mais tempo. Pesquise 5, 10, 15, 20 fornecedores. Vale a pena, pois a internet tem muita opção. Mas isso as vezes é ruim, pois nunca sabemos quem tem a melhor oferta, e a melhor opção entre custo vs. qualidade.

Agora veja como isso que estou te falando compensa. Se conseguir (e acredito que consegue) comprar esse produto por 3 dólares. Fica muito mais lindo o negócio, pois o custo cai para 24 reais, mesmo com dólar a 4 reais. E o lucro vai para mais de 34%. Na prática, ao final da venda das mil unidades, sobra 5 mil a mais no bolso. O lucro vai de 20 mil para 25 mil. Veja a mesma planilha com o custo de 3 dólares:

valores

Resumindo

A importação empresarial pode te dar um bom retorno financeiro. O que você precisa, é trabalhar pra conquistar isso. Desenvolvendo um bom produto, o seu projeto trará um bom lucro. No entanto, você precisa investir tempo na pesquisa sobre o produto escolhido, e na escolha de um fornecedor. Entre outros passos necessários para o sucesso da sua importação empresarial.

Se precisar de ajuda para importar com segurança para sua empresa os produtos que pesquisar, conte com o China Gate. Nós temos um curso avançado chamado Importação Passo a Passo. Lá você aprende tudo que o Rodrigo sabe sobre importação. Você também pode tirar todas as suas dúvidas dentro de uma área de membros exclusiva para alunos. Clique aqui para saber mais.

Se quiser ter acesso a alguns materiais do China Gate, clique aqui e assista o vídeo até o final. Você vai encontrar modelos de documentos, planilhas e o método que nos permite importar mais de 20 contêineres por mês aqui no China Gate.